terça-feira, 21 de outubro de 2014

Expansão Cirúrgica da Maxila

Meu ortodontista disse que   preciso fazer uma cirurgia para expansão da maxila. Por quê?

A expansão cirúrgica da maxila é indicada em maxilas atrésicas de adultos.
O que é uma maxila atrésica?


É uma maxila que se desenvolveu pouco, de tamanho incompatível com a mandíbula, geralmente com mordida cruzada posterior bilateral. E para tornar essa maxila compatível com a  mandíbula  é preciso fazer uma expansão. No caso de pacientes adultos, quando se necessita de expansão (e não apenas descruzar mordida) o objetivo é conseguido através de expansão cirúrgica (ou disjunção cirúrgica).

Quando o paciente está em fase de crescimento é possível fazer a disjunção da sutura palatina mediana apenas com o Hyrax.

O paciente que tem indicação de disjunção cirúrgica deve estar de  Hyrax, pois a cirurgia é feita com o paciente usando esse aparelho.

Através da técnica cirúrgica escolhida pelo cirurgião-dentista, ele irá separar a maxila na linha média, permitindo assim que o aparelho Hyrax possa surtir efeitos. Depois de cinco dias a uma semana o paciente passará a ativar o Hyrax conforme indicado pelo dentista, com meia volta ou 1/4 de volta. Cada profissional tem sua maneira de trabalhar. 

A cirurgia pode ser feita em consultório com anestesia local e o paciente sedado, mas o ideal é que seja feita em ambiente hospitalar com cirurgia geral.
Na foto acima pode-se ver a separação da maxila na linha média, o que também provoca um diastema entre os incisivos superiores. Diastema esse que será fechado futuramente com os aparelhos fixos.



O aparelho deve ser ativado até se conseguir a expansão necessária para haver harmonia entre os arcos superior e inferior. O diastema entre os incisivos é inevitável e necessário.


Cuidados: Alimentação leve, repouso nos primeiros dias e boa higiene. Boa escovação, bochechos com clorexidina (Periogard).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Assim que possível responderei. Obrigada pela visita. Obs: não respondo por email, somente aqui no blog.