quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Chegou a hora de tirar o aparelho! E agora?

Você é um VENCEDOR!


Sobreviveu a meses de tratamento, evitou comer muita coisa dura, evitou muito refrigerante, bala, pipoca... Sentiu os dentes doloridos, ficou triste quando saiu uma pecinha do aparelho, escovou da melhor maneira possível, usou metros e metros de fio dental, comprou muito colutório para bochechar... Meus parabéns!
Seu dia chegou!



E o que acontece no dia em que o dentista marcou para remover seu aparelho fixo? Como se remove o bráquete que está colado?

Os bráquetes são removidos com alicates especiais, um por um. A resina que foi usada como cola ainda ficará na superfície dos dentes, exigindo que sejam removidas com uma broca especial para essa finalidade.


As bandas (aneis metálicos) também são removidas com alicate apropriado. Geralmente o cimento usado para colar essas peças ainda ficam sobre os dentes, exigindo remoção com instrumento apropriado.

Depois de removida a resina, geralmente se usam discos de lixa, para um melhor polimento do esmalte. Depois um polimento com pedra pomes e por fim um jato de bicarbonato para remover detritos entre os dentes e propiciar uma limpeza melhor.


Importante lembrar que cada dentista tem sua maneira de trabalhar e nem sempre todos seguem o mesmo esquema.


Após removido o aparelho geralmente se faz a moldagem das arcadas superior e inferior para a posterior confecção de aparelhos de contenção que devem ser colocados dentro de no máximo 48 horas. Se você é do tipo que sente ânsia de vômito, avise seu dentista com antecedência. Essa moldagem é igual a que foi feita  no dia  que você fez a documentação ortodôntica.


Ajustes oclusais geralmente podem ser feitos em alguns dentes.


O aparelho de contenção também pode ser confeccionado antes de removidos os aparelhos fixos. Para isso é necessário fazer a moldagem com o paciente usando os aparelhos. Remover dos modelos de gesso o "aparelho"  e então confeccionar as contenções. esse método é bom, porque ao tirar o aparelho fixo já se coloca imediatamente a contenção. A desvantagem é que ao remover o "aparelho" do modelo de gesso para se fazer a contenção, isso poderá provocar falhas na adaptação e retenção do aparelho removível.

Importante lembrar que todos os dentistas cobram uma taxa por esse aparelho. E que essa taxa depende de cada dentista, de cada consultório, de cada cidade... Ok?
E se você perder ou quebrar seu aparelho, com certeza terá que pagar para fazer outro e também para consertar.


Tudo ficou muito bonito, e agora escovar e usar o fio dental é muito mais fácil. Felicidade maior é comer tudo o que se quer, seja "duro" ou não...

Mas a fase de contenção é a fase mais difícil do tratamento ortodôntico!
Sim, porque removidos seus aparelhos fixos, não significa que seu tratamento ACABOU!!!
Se você não usar o aparelho removível de contenção  e não cuidar direitinho de sua contenção fixa, OS DENTES PODEM MUDAR DE POSIÇÃO! E MUDAM MESMO!!


Portanto, siga todas as instruções de seu dentista. Você é um vencedor e para continuar sendo, seja colaborador em relação aos seus aparelhos de contenção.  Procure sempre seu dentista em casos de dúvidas.



NUNCA REMOVA SEU APARELHO EM CASA! VOCÊ PODE ATÉ REMOVER TODOS OS BRÁQUETES, MAS REMOVER A RESINA E DAR O POLIMENTO ADEQUADO VOCÊ NÃO CONSEGUIRÁ.

6 comentários:

  1. Vou tirar o meu mês que veeeeeemmmm, nunca estive tão feliz

    ResponderExcluir
  2. Tirei o aparelho e meu dente ficou com risco preto o que eu faço e estar áspero

    ResponderExcluir
  3. Olá! Só vendo para explicar o que aconteceu. Mas parece que é cárie. Converse com seu dentista. Abs.

    ResponderExcluir
  4. Tirei meu aparelho fixo ontem, e o aparelho movel so ficara pronto quarta feira , tem algum risco de meus dentes mexerem ? O dentista disse que nao. Mais muita gente fala que tem risco sim.

    ResponderExcluir
  5. Olá boa tarde, é normal cobrarem pra retirada do aparelho?

    ResponderExcluir
  6. Olá! Sim meu amigo (a), cobra-se para remover os aparelhos fixos. O trabalho é bem grande, é necessário remover as resinas (cola) que fica nos dentes, fazer polimento, etc... Abs.

    ResponderExcluir

Olá! Assim que possível responderei. Obrigada pela visita. Obs: não respondo por email, somente aqui no blog.