quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Contenção ortodôntica

O que é contenção ortodôntica?

 A fase de contenção é aquela que se inicia ao retirar os aparelhos fixos. Uma fase muito importante, pois é quando trabalhamos para manter os dentes nas respectivas posições, duramente conseguidas com a aparatologia fixa. A colaboração do paciente é FUNDAMENTAL.

Geralmente as pessoas querem saber quanto tempo usar...
Varia muito, cada organismo tem seu tempo. Depende do problema também... Quanto mais apinhados os dentes eram, mais tempo é necessário a contenção, no mínimo uns 3 anos. Enquanto a pessoa estiver em fase de crescimento a contenção deve ser OBRIGATORIAMENTE  usada.
Os aparelhos de contenção podem ser fixos ou removíveis. Tantos os fixos quanto os removíveis podem ser usados na arcada superior ou inferior.

Contenção  removível:

Contenção removível de acrílico com grampos. Pode ser usada tanto para a arcada superior ou inferior.


Contenções removíveis de várias cores.
Contenção removível estética (arco transparente)


Contenção removível comum, com arco de metal





Contenção fixa:


Contenção fixa - o fio dental deve ser usado com auxílio do passa fio


Contenção fixa higiênica - há facilidade do uso do fio dental


As contenções removíveis são ótimas, pois podem ser retiradas para o paciente se alimentar e higienizar os dentes. Mas o problema é que deixam de usar por achar desconfortáveis e depois reclamam, dizendo que a culpa é do dentista. Se a pessoa usar conforme indicado, não tem como os dentes mudarem de posição!


As contenções fixas também são ótimas, mas ficam "grudadas", e muitas vezes, por melhor que sejam feitas, podem causar damos às gengivas. Alguns pacientes acham que na arcada inferior o dentista "tem" que colocar obrigatoriamente contenção fixa... Não é uma verdade. Pode ser a removível. A maioria coloca (inclusive eu) porque tem medo do paciente não usar e aparecer um belo "apinhamento" nos dentes anteriores inferiores...

Veja como higienizar seu aparelho removível de contenção em: Como cuidar do meu aparelho removível

Esses aparelhos de contenção são basicamente os mais usado hoje em dia. Há vários outros tipos, conforme a necessidade.


sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Escova de dentes especial

Vez ou outra surge uma invenção que promete revolucionar a vida de quem usar.
Já pensou na existência de uma escova de dentes que promete "escovar" seus dentes da forma mais perfeita possível e bem rapidinho?
É o que promete a Blizzident, uma escova impressa em 3D.

A escova.  Olhando daqui parece que difícil será limpar a própria escova.


Segundo o fabricante, a perfeição da escovação feita pela Blizzident é garantida pelo motivo dela ser criada de acordo com a boca da pessoa, pois é feita à partir da digitaçização do formato dos dentes da pessoa. Ou melhor, é feita à partir da digitalização da arcada dentária, respeitando os dentes mal posicionados, as falhas e os defeitos particulares. Isso pode ser feito através do mapeamento digital da boca da pessoa ou do modelo de gesso.

O funcionamento parece ser simples, basta colocar a "escova de dentes"  na boca e ficar mordendo. Com isso cria-se movimentos de vai e vem dos dentes e a escova  irá "escovar". Funciona ao contrário da tradicional, que precisamos fazer movimentos. No caso ela fica encaixada nos dentes e nós é que movimentamos a boca, para provocar o efeito "escovação".

O problema da escova customizada até o presente momento parece ser o preço: cerca de 300 dólares. Como a cotação do dólar é variável, hoje seria por volta de 600 reais o seu valor.  Ah, e também terá que ser acrescentado o valor do mapeamento da arcada dentária.

Os usuários de aparelhos ortodônticos não podem - ao meu ver - usar uma escova dessas, visto que a posição dentária de altera frequentemente. Só depois de terminado o tratamento.

Para crianças também fica difícil, pois estão em fase de crescimento.

Mas se você gostou e  quer uma escova dessas, visite o site oficial da Blizzident: 

www.blizzident.com