quinta-feira, 27 de junho de 2013

Frenectomia: o que é isso?

Frenectomia é o nome da cirurgia onde se reduz o freio labial que pode ser superior ou inferior, ou então o freio lingual.
E por que se faz isso?
Muitas vezes o freio labial provoca um espaçamento (diastema) entre os dentes por estar em tamanho aumentado (bem diferente do normal). Muitas pessoas não gostam de ter um diastema, e acham esteticamente feio. Procuram então um cirurgião-dentista para corrigir o problema usando aparelhos ortodônticos.

Não é só diastema que o freio pode provocar. Pode provocar problemas periodontais e o acúmulo de resíduos (quando muito grande) - veja na ilustração freio tipo "E".

 Muitas vezes o ortodontista indica a cirurgia para a remoção do freio, pois a presença de um excesso de freio labial poderá provocar - depois de retirado o aparelho- a nova abertura do diastema.

Nem todo freio provoca diastema, claro... Como foi fito, somente os que possuem inserção bem baixa, entre os incisivos ou as vezes, até além deles.


Na foto pode-se ver um freio do lábio superior que se insere entre os incisivos e provavelmente está provocando o diastema. O ideal  é esperar que os caninos superiores irrupcionem para depois se fazer a cirurgia. 


E como é feita a cirurgia?
É uma cirurgia bem simples, com anestesia local, e feita no consultório. Remove-se a parte do freio que está inserida  próxima aos dentes, fazendo com que a inserção desse freio fique mais longe desse local. Depois sutura-se a região.

Nem sempre a causa de um diastema é a presença de um freio que aparenta estar fora dos padrões de normalidade. Aliás, isso causa muitas controvérsias entre os dentistas. Uns dizem ser necessária a cirurgia e outros não. Eu penso que quando a inserção do freio está muito baixa, quase chegando no palato (céu da boca), não tem jeito. Veja o freio tipo "B".


A cirurgia do freio não significa que o diastema se fechará sozinho. Haverá a necessidade de uso de aparelho ortodôntico ou o aumento da coroa dos incisivos com resina ou facetas para resolver o problema.

Após a cirurgia alimente-se com comida pastosa para não forçar a região. Faça bochechos com solução de clorexidina 0.12% (Periogard), pois esse produto ajudará a  higienizar a região e a cicatrização será mais rápida.
Escove os dentes normalmente, com pasta e fio dental.
Com um cotonete embebido no Periogard procure limpar a região das suturas, pois aí acumula muitos  resíduos. Quanto mais "limpinha" a região, mais rápido será o processo de cicatrização.

Provavelmente seu dentista fará todas essas recomendações e pedirá para você voltar dentro de uma semana para remover a sutura (se não usar sutura reabsorvível) ou para ver como está a cicatrização.
Antes disso fique só no Periogard. É melhor evitar Listerine ou outro produto mais "ardido" para bochechos. Depois de uma semana sinta-se livre para bochechar o que quiser.
Terá que parar com o Periogard, pois mais de quinze dias de uso irá provocar manchas nos seus dentes.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Pastas dentais clareiam os dentes?

Pastas dentais que prometem clareamento clareiam mesmo os dentes?

Se você é do tipo de pessoa que raramente escova os dentes, que vive de refrigerantes, bolachas, salgadinhos (de saquinhos), que nunca passa fio dental, toma café a toda hora,  a resposta é SIM.

Após uma escovação bem feita, qualquer dente fica mais branco!




Mas, hoje em dia o comum é ver comerciais de pastas dentais que prometem sorriso branquíssimo e hálito mais do que puro, o que fará você conquistar em segundos a pessoa mais bonita e interessante do mundo.

E qual a verdade por trás desses cremes dentais branqueadores?


Segundo o jornal da ABO (associação Brasileira de Odontologia), os cremes dentais com essa função apresentam abrasivos que exercem um leve polimento superficial nos dentes, removendo manchas SUPERFICIAIS

Esses produtos devem ser vistos como coadjuvantes na manutenção do efeito clareador conseguido com as técnicas realizadas pelo profissional de Odontologia e não como clareadores.

Um lançamento interessante é um creme dental que possui um efeito instantâneo de branqueamento percebido logo após a escovação. A percepção de um sorriso mais branco acontece pela presença de pigmento azul em sua fórmula, este produz uma espuma que forma um filme sobre os dentes.

Conclusão:
Esses produtos podem sim alterar a cor dos dentes, mas não devemos esperar mudanças expressivas. É importante lembrar que o uso desses produtos deve ser alternado com outros de abrasividade menor, para NÃO agredir a camada de esmalte em longo prazo.


Conselho: Nem pense em usar produtos caseiros para branquear seus dentes, tais como o bicarbonato. Se você escovar os dentes com bicarbonato, irá remover a camada de esmalte.
Limão também causa abrasão.
Esqueça essa ideia!


O melhor: Procure um dentista e faça um polimento, uma profilaxia. Faça um clareamento se desejar. E para manter os resultados, use as pastas dentais branqueadoras.

Baseado no  artigo especial "Clareamento, o cartão de visita da Odontologia", do jornal da ABO* (número 125, p. 8 - maio/junho 2010).
ABO*: Associação Brasileira de Odontologia

terça-feira, 25 de junho de 2013

O dentista pode cobrar a pecinha solta?

Por que os bráquetes (pecinhas) do aparelho soltam? Descolam?
Culpa do dentista?
Culpa do paciente?
Os bráquetes são colados de maneira a serem removidos ao finalizar o tratamento. O material usado para colar o aparelho foi testado, estudado e planejado e quando usado em condições ideais, dificilmente o bráquete soltará.


Quais são as condições ideais?
Na hora da colagem o dente tem que estar limpo e absolutamente seco. Isso faz com que a colagem fique perfeita. A resina usada para colagem também tem que estar dentro de seu prazo de validade.

O que faz um bráquete se soltar?
Vários são os motivos para um bráquete se soltar:
- alimentos duros que exigem esforço de mastigação, tais como amendoins, pipocas, cana, bolachas duras, balas, chicletes, etc.
- mordida cruzada, onde há contato excessivo do dente inferior no superior, fazendo com que a peça se solte,
- mordida profunda, caso que afeta principalmente os dentes anteriores inferiores.

Respondendo as perguntas:
É culpa do paciente ou do dentista?

Sei que você não quer ouvir isso, mas a culpa é geralmente do paciente, que come demais o que não deve...

E o dentista pode cobrar pelas peças soltas?
Pode sim, se isso estiver escrito em contrato.


Trabalho com ortodontia há muitos anos. Já montei muito aparelho fixo. E durante toda a vida clínica, o que se vê é que bráquetes se soltam sempre na mesma pessoa. Há pacientes que ficam o tratamento todo sem soltar nenhuma peça. Outros soltam todo mês... E se marcar consulta semanal, aparecem com um bráquete solto por semana. Um não, podem ser vários.
É previsível... Sempre os mesmos, toda vez...
Será que o dentista não sabe colar bráquetes?
Se o problema fosse o dentista, com certeza todos os pacientes teriam problemas e não apenas o x, o y e o z, como costuma acontecer.
Acredito que há pessoas cuidadosas e outras que não tomam cuidado algum para conservar o aparelho.


E o que fazer nessas situações?
A verdade é que o paciente precisa entender que as consultas de "manutenções" não existem para colar peças que o paciente solta. Elas são necessárias para a evolução do tratamento, para a troca de arcos que devem aumentar de calibre a cada mês.  Quando um bráquete se solta, fica difícil colocar um arco mais calibroso,  muitas vezes tendo que voltar para um mais fininho. Isso atrasa o tratamento.

Afinal de contas, o paciente está pagando  para que seja resolvido seu tratamento ortodôntico e não para ficar consertando aparelho fixo destruído. E o dinheiro que se investe no tratamento não é pouco, portanto tudo tem que ser valorizado. Deve haver colaboração! Afinal, os pacientes não querem retirar o aparelho dentro de 24 a 36 meses?

E o dentista pode cobrar pelo bráquete solto?
Olha, eu penso que tudo tem que ser especificado em contrato. Se no contrato estiver escrito que se deve pagar pelo estrago, está dentro da lei. Não é abuso. Não é errado.
E por que ter medo de pagar por bráquete solto? É muito simples, tome cuidado e procure não soltar nada... 

Se você, paciente, fosse dentista, você veria o quanto é desagradável uma criatura que não colabora, que só critica, que se acha sempre com a razão e que não admite falhar. 
E o quanto é maravilhoso alguém que colabora  e quer realmente ser tratado.



sexta-feira, 21 de junho de 2013

Trabalho de Especialista






Sabe a diferença entre as duas fotos, a inicial e a final?

Essa pessoa passou por um tratamento ortodôntico realizado por um especialista em ortodontia. Antes de realizar o tratamento, providenciou as radiografias necessárias e passou por um tratamento de aproximadamente 24 meses. O tratamento foi bem planejado, sendo que retirou os aparelhos dentro do prazo médio. Ortodontista é o dentista que se especializou em Ortodontia, e para tanto teve que ser aprovado em um exame de seleção e cursar aproximadamente 2000 horas de aula (Um pouco mais de 2 anos de curso), defender uma monografia diante de uma banca examinadora, e finalmente obter um certificado de especialista.
Será que essa  pessoa pagou mais pelo tratamento?

Veja bem, o tratamento durou 24 meses...
Geralmente quando a pessoa paga bem pouquinho, o tratamento dura 4, 5, 6 anos... Dessa forma, quem pagou mais? É só fazer as contas.
Não vale a pena o investimento em um tratamento de qualidade?

terça-feira, 18 de junho de 2013

Eu apoio!


Quanto custa "por aparelho"?



É uma pergunta que ouço constantemente.
Essa pergunta já foi  feita aqui no blog por alguns leitores, por pacientes que vão pessoalmente ao meu consultório sem querer passar pelo exame clínico  e por outros que não querem dar-se ao trabalho sequer de caminhar até ao dentista, fazendo a pergunta apenas por telefone.


Gostaria de lembrar os seguintes detalhes para quem faz essa pergunta:
1.         O valor depende do tipo de aparelho fixo.  Você quer saber o valor do aparelho autoligado, do estético, do lingual  ou do tradicional metálico?
2.         Mesmo que você queira saber somente o valor de um aparelho autoligado, por exemplo, é importante lembrar que há várias marcas comerciais, o que pode determinar o preço,
3.         O valor depende do profissional, da cidade e do estado que você mora,
4.         O valor depende do caso a ser tratado, ou seja, quanto mais complicado for o caso, maiores recursos serão necessários para montar esse aparelho. É necessário que se saiba se há mordida profunda, mordida cruzada, mordida aberta, ausências de dentes... Tudo isso entra no planejamento, portanto há necessidade do exame clínico e da DOCUMENTAÇÃO ORTODÔNTICA do paciente.

Mas o Dr.  Fulano me informou por telefone que ele cobra 10Y de manutenção. Por que você não pode informar?
Talvez o Dr. Fulano tenha algum sistema de telepatia e tenha conseguido ver seu caso clínico por telefone ou sem olhar diretamente na sua boca. Mas eu preciso examinar você  para chegar a um diagnóstico.


Porque o Dr. Fulano cobra 10Y e a Dra Sicrana  cobra 20Y? Ela está me enganando?
 Como eu disse, o valor do aparelho depende  de vários fatores. Dos conhecimentos do profissional que estudou anos, fez curso de especialização e sabe perfeitamente o que está fazendo. Depende dos valores do material gasto no tratamento. Geralmente um tratamento ortodôntico dura em média de 24 a 36 meses.


Tome cuidado com promessas de “aparelhos grátis”, com manutenções baratas. 
Geralmente esse tipo de tratamento tem data para começar mas não tem data para acabar. E tem um contrato onde está escrito que você deverá pagar todos os meses, inclusive os que não comparecer.
Procure dentistas de confiança, onde você já tem referência do trabalho desses profissionais. Nunca procure por preço. O barato pode sair caro.


Mas, quanto é  para colocar aparelho?

O Conselho regional de Odontologia possui em seu código de ética, um parágrafo onde é “proibido divulgar preços”, a fim de evitar a prática de mercantilismo na profissão. Portanto, essa resposta dificilmente você obterá através da web por um C. Dentista. O melhor mesmo é agendar uma visita no consultório e fazer uma avaliação clínica.

Não irá doer nada. Eu te garanto.