terça-feira, 25 de junho de 2013

O dentista pode cobrar a pecinha solta?

Por que os bráquetes (pecinhas) do aparelho soltam? Descolam?
Culpa do dentista?
Culpa do paciente?
Os bráquetes são colados de maneira a serem removidos ao finalizar o tratamento. O material usado para colar o aparelho foi testado, estudado e planejado e quando usado em condições ideais, dificilmente o bráquete soltará.


Quais são as condições ideais?
Na hora da colagem o dente tem que estar limpo e absolutamente seco. Isso faz com que a colagem fique perfeita. A resina usada para colagem também tem que estar dentro de seu prazo de validade.

O que faz um bráquete se soltar?
Vários são os motivos para um bráquete se soltar:
- alimentos duros que exigem esforço de mastigação, tais como amendoins, pipocas, cana, bolachas duras, balas, chicletes, etc.
- mordida cruzada, onde há contato excessivo do dente inferior no superior, fazendo com que a peça se solte,
- mordida profunda, caso que afeta principalmente os dentes anteriores inferiores.

Respondendo as perguntas:
É culpa do paciente ou do dentista?

Sei que você não quer ouvir isso, mas a culpa é geralmente do paciente, que come demais o que não deve...

E o dentista pode cobrar pelas peças soltas?
Pode sim, se isso estiver escrito em contrato.


Trabalho com ortodontia há muitos anos. Já montei muito aparelho fixo. E durante toda a vida clínica, o que se vê é que bráquetes se soltam sempre na mesma pessoa. Há pacientes que ficam o tratamento todo sem soltar nenhuma peça. Outros soltam todo mês... E se marcar consulta semanal, aparecem com um bráquete solto por semana. Um não, podem ser vários.
É previsível... Sempre os mesmos, toda vez...
Será que o dentista não sabe colar bráquetes?
Se o problema fosse o dentista, com certeza todos os pacientes teriam problemas e não apenas o x, o y e o z, como costuma acontecer.
Acredito que há pessoas cuidadosas e outras que não tomam cuidado algum para conservar o aparelho.


E o que fazer nessas situações?
A verdade é que o paciente precisa entender que as consultas de "manutenções" não existem para colar peças que o paciente solta. Elas são necessárias para a evolução do tratamento, para a troca de arcos que devem aumentar de calibre a cada mês.  Quando um bráquete se solta, fica difícil colocar um arco mais calibroso,  muitas vezes tendo que voltar para um mais fininho. Isso atrasa o tratamento.

Afinal de contas, o paciente está pagando  para que seja resolvido seu tratamento ortodôntico e não para ficar consertando aparelho fixo destruído. E o dinheiro que se investe no tratamento não é pouco, portanto tudo tem que ser valorizado. Deve haver colaboração! Afinal, os pacientes não querem retirar o aparelho dentro de 24 a 36 meses?

E o dentista pode cobrar pelo bráquete solto?
Olha, eu penso que tudo tem que ser especificado em contrato. Se no contrato estiver escrito que se deve pagar pelo estrago, está dentro da lei. Não é abuso. Não é errado.
E por que ter medo de pagar por bráquete solto? É muito simples, tome cuidado e procure não soltar nada... 

Se você, paciente, fosse dentista, você veria o quanto é desagradável uma criatura que não colabora, que só critica, que se acha sempre com a razão e que não admite falhar. 
E o quanto é maravilhoso alguém que colabora  e quer realmente ser tratado.



61 comentários:

  1. Olá porque o ortodontista aumenta o calibre do arco durante o tratamento??

    ResponderExcluir
  2. Olá porque o ortodontista aumenta o calibre do arco durante o tratamento??

    ResponderExcluir
  3. O calibre deve ser sempre aumentado para que ocorra o alinhamento e nivelamento dos dentes. Ou seja, para que eles fiquem "retinhos". O que não se poderia conseguir mantendo sempre o mesmo calibre.

    Abs.

    ResponderExcluir
  4. O dentista pode cobra o aparelho
    Fora a manutenção?

    ResponderExcluir
  5. O dentista pode cobrar o aparelho. ? Sendo que a manutenção s dúvida tem k pagar

    ResponderExcluir
  6. Eliene, anos atrás inventaram que existe "aparelho grátis". Isso é pura enganação, de uma forma ou outra você irá pagar pelo aparelho através da manutenção.
    O dentista pode sim cobrar pelo aparelho. Aparelhos estéticos e autoligados - por exemplo - custam muito caro e nunca você achará dentista que "não cobre" por tais aparelhos, mais uma taxa de manutenção mensal reajustável.

    Abs.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, fiquei curioso, pois faz quase um mes que estou com o aparelho, e pela segunda vez uma braquete do mesmo dente se soltou, será que é por que o dente está muito torto? É o dente da frente. obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo.
      Seria um dente inferior? Se for deve ser por causa da posição e contato - ainda - errado com o dente superior. Com o tempo deve normalizar.
      Abs.

      Excluir
    2. Olá Sônia esse brankete da parte do cima do dente soltou nem eu menso sei cadê ele só dei conta quando fui escovar o dente mas já não estava mais ali mais a minha dentista não me deu nenhum contrato por escrito ela pode cobrar pela pecinha que se soltou sozinha

      Excluir
  8. Obrigada pelos seus esclarecimentos, Sonia! Me ajudou a perceber que a culpa é minha, pois já é meu terceiro bráquete!

    ResponderExcluir
  9. Acho que o texto deveria ser mais genérico e não defender mais seu lado como dentista e a culpar somente o paciente pelo fato. Lógico que tbm há pacientes que não cuidam do aparelho e comem coisas que não devem, mas da mesma forma que em outras áreas há profissionais bons e ruins sem contar que tem aquele dia em que nem tudo sai como queríamos no trabalho...

    No meu caso....
    O bráquete do dente superior dianteiro se soltou poucos dias da manutenção... como eram poucos dias não me estressei em correr e ligar para o dentista. Chegou o dia da manutenção e o braquete foi colado novamente e o aparelho reajustado. Pelo fato do braquete ter sido colado novamente evitei comer para não correr o risco de se soltar até a cola firmar... porém no dia seguinte pela manha ao ir escovar os dentes notei que já estava solto novamente, ele se soltou enquanto dormia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Helbert. Você tem toda razão, nem sempre a culpa é do paciente. Há casos e CASOS. Há dentistas observadores e outros que não "esquentam" muito com um tratamento. No seu caso, como você não comeu nada duro, pode ser um problema na colagem, isso se não houver uma mordida cruzada anterior provocando o descolamento do bráquete.
      Abs.

      Excluir
    2. Desde quando minha filha colocou o aparelho que o braquete,solta.
      E ela não come coisas duras.
      Inclusive fizemos manutenção ontem a dentista colou alguns que caíram,só que hoje ao acordar,ele simplesmente caiu.
      Acho muito estranho.Eztou pensando em mudar de dentista.

      Excluir
  10. Bom dia, meus dentes sao muitos justos e dificulta a passar fio dental ...
    Ontem mesmo soltou o arco do aparelho fixo(estou a duas semanas) e normal acontecer isso ou falta de prática minha ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando você diz "saiu o arco do aparelho" passa a impressão que o arco saiu de todos os dentes. Mas penso que deve ter saído só a pontinha lá atrás, devido ao fio dental. Seria isso? Se foi isso, geralmente acontece e é falta de prática.
      Se soltou tudo, de todos os dentes já é um caso anormal... rsrs!

      Abs.

      Excluir
  11. Boa tarde.
    Tenho mordida cruzada e coloquei um aparelho auto ligado estético no dia 14 de agosto. Um braquete soltou no dia 03 de outubro. Fui ao consultório e a ortodontista colou o mesmo novamente. Eu não comi nada sólido e nem passei a escova de dente por cima do braquete citado. Mesmo assim, no dia seguinte acordei com o braquete solto. O que devo fazer? Esse braquete vai soltar todos os dias? Por favor, me ajude!!! Pago 80 reais cada vez que o braquete solta e não posso arcar com essa despesa diária. Se for continuar soltando, terei que desistir do tratamento.
    Grata desde já!

    ResponderExcluir
  12. Oi Elizabeth! Não é normal um bráquete se soltar com essa frequência, algo está interferindo e fazendo com que ele se solte. Não tem como te dar uma orientação, pois teria que ver clinicamente. O jeito é procurar o dentista e conversar de forma amigável e ver o que pode ser feito nesse caso... Escovar os dentes não pode ser um fator para soltar o bráquete e você deve passar a escova sobre ele, pois o aparelho precisa ser escovado. Abs.

    ResponderExcluir
  13. O arco saiu de um branquete e esta solto, isso pode interferir nos outros tbm ou só apenas o que se soltou que va ficar sem o alinhamento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliel!
      Depende do caso, mas geralmente o dente do qual o arco se soltou costuma se movimentar e ficar dolorido. Ou seja, esse dente ficará sem o alinhamento. Ligue para o dentista o mais rápido possível. Abs.

      Excluir
  14. Estou um pouco decepcionada!tem um braquete que sempre solta!sempre que ela recoloca no mesmo dia solta,pois meu dente na parte superior está batendo bem em cima!já estou nessa há 4 meses.Será que terei que esperar o movimento completo do dente superior?

    ResponderExcluir
  15. Oi Elaine! Se o dente superior está "batendo" em cima do bráquete do dente inferior, não tem jeito, esse bráquete não tem como ficar colado... O jeito é esperar a interferência passar, ou seja, esperar que o dente superior se movimente de tal maneira que não cause mais esse problema. Isso acontece muito... Tenha confiança que o dentista saberá contornar a situação. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso também acontece comigo e é quando estou dormindo.

      Excluir
  16. Oi!
    Tudo bem?
    Coloquei o aparelho dentário de 10/Fev e hoje ao passar o fio dental o último braquete do lado esquerdo soltou e o fio ficou solto na ponta.
    Não está doendo nem nada, mas minha próxima consulta é só dia 10/Março.
    Devo procurar a dentista urgentemente ou posso aguardar? Minha preocupação é que na próxima semana é carnaval e ela só voltará a atender dia 24/Fev.

    Obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana. Se não houver como procurar a dentista,aguarde até ela voltar, visto que não está machucando. Mas o ideal seria você resolver esse problema o mais rápido possível. Abs.

      Excluir
  17. Minha dentista ja colou meu braquete ele voltou a descolar meu fio soltou do rubo no mesmo dia eu engoli um dos braquete auê soltou e agr descolou mais um e eu estava dormindo.. Antes de tudo ela fez o levante de mordida e de um lado soltou

    ResponderExcluir
  18. Quando um braque solta nao tem como apertar o aparelho ? Pois o meu solta e quando vou na manutencao ela so cola e nao aperta o aparelho to achando estranho

    ResponderExcluir
  19. Olá! Tem sim... Converse com seu dentista para tirar suas dúvidas. Ele é a melhor pessoas para explicar o que está acontecendo de fato.

    ResponderExcluir
  20. Olá, Boa tarde!
    Me chamo Tatiane, e estou um pouco decepcionada com meu aparelho estético; pois já faz meses que venho sofrendo com os braquetes soltando e o pior de tudo é saber que além da manutenção , temos que pagar também por cada pecinha dessa que soltar.... Não sei se é normal isso , mas todo mês o meu solta! Acontece sempre com os dentes de cima. As vezes nem forço comendo coisas que não deveria , mas isso aconteceu por não ter informações adequadas do que pode ou não comer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos primeiros dias comi coisas que realmente não deveria , mas depois de me consultar e pesquisar mais sobre esse assunto , consegui separar algumas coisas na minha alimentação. Mas meu dentista só me informou que não deveria comer nada muito duro e mesmo não comendo agora que sei , costuma soltar . Isso é normal?

      Excluir
    2. Olá Tatiane! Tudo depende também da posição dos dentes. Quanto pior a podição, mais fácil fica dos bráquetes de se soltarem. No caso seria aconselhável conversar com seu dentista para ver o que realmente está dando problemas. Abs.

      Excluir
  21. Vou passar o resto do tratamento triturando todos os alimentos no liquidificador, porque qualquer coisa q tento comer solta as pecinhas, e olha q não como nada duro, sou vegetariana e só como basicamente verduras e aveia, até na hora de escovar tenho q ter cuidado, pois já descolei 2 peças na hora da escovação... :(

    ResponderExcluir
  22. Eu fiz manutenção e a dentista usou o mesmo ferro que eu estava só trocou a borrachinha.pode fazer isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!. Poder pode. O que não pode é esse fato se repetir todos os meses. Mas alguma razão deve haver. Abs.

      Excluir
  23. E se ele soltar no mesmo dia q colocou e sem estar mastigando? Tive um q aconteceu isso uma vez...

    ResponderExcluir
  24. Olá, doutora... No aparelho estético os "braquetes" são de safira e os últimos são metálicos onde ficam as pontas do arco, certo? O certo seria que essas pontas ficassem presas a esse último braquete ou elas ficam inseridas no "canal" do último braquete soltas?

    ResponderExcluir
  25. Olá! Meus braquetes sempre soltam e sempre são os de trás, já coloquei uma massa no dente pra a mordida nao pegar um no outro mas não adianta sempre solta, seja comendo carne cozida, chocolate sempre nao como nada de duro e sempre quebra e levo a culpa é o pior sempre colam no outro mês atrasando mais ainda. Oq eu devo fazer em relação a isso?

    ResponderExcluir
  26. Sou a Luana salto 2 braquete do meu aparelho mas eu guardei no dia da manutenção posso leva pra ela cola o msm reaproveitar o basquete que caio

    ResponderExcluir
  27. Olá meu bracket soltou algumas horas depois da dra ter colado no meu dente,será que é porque tenho mordida cruzada ???

    ResponderExcluir
  28. Olá tem uma pecinha q nem está ligada no fio toda vez q ele cola no mesmo dia cai mesmo sem eu estar comendo nada pois estou em uma dieta mais líquida e sempre cai falei com a dentista e ela ainda sim insinuou q eu estava comendo coisas duras mais não estou ela simplismente não se preocupou nem em resolver apenas falou para eu parar de comer coisas duras achei super desconfortável o modo q ela insinuou q eu não tava tendo cuidado será q devo procurar outro profissional já não sei O q fazer a dois meses q vou lá É Ela só recoloca as peças q caíram e nada mais contando o fato q sempre é a acidente q coloca ela não coloca bem a mão

    ResponderExcluir
  29. Olá, minha filha está usando aparelho há seis meses, e ainda não teve um mês que esse bráquete não soltasse. Ja soltou o mesmo dente por duas vezes, já soltou trê dentes ao mesmo tempo. Teve um que soltou no mesmo dia, na hora de escovar os dentes. Até o arame já soltou e as peças ficaram soltas. Ela não come nada duro e mesmo assim solta.A dentista sempre colocoa a culpa na minha filha dizendo que ela não está preparada pra usar aparelho, pois não escolhe o que come, dizendo que era melhor retirar o aparelho. Ela foi grossa comigo eu também fui com ela, respondi: Você é que está usando uma cola e uma resina de má qualidade, é por isso, que o bráquete solta... Vou deixar ela na dieta líquida esse mês e vamos ver se não vai soltar! Deixei ela na dieta e mesmo assim o bráquete soltou e o anel soltou junto. Aconteceu o que eu estava pensando... Dúvida que alguém termine o tratamento sem soltar uma peça. Já estou estou estressada com essa dentista. Só ainda não troquei de dentista porque o meu contrato é de um ano. Então vou ter que engolir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qdo dizem que a responsabilidade é do paciente é pq o dentista ñ se coloca do outro lado. Coloquei aparelho terça-f e ontem mesmo descolou. So pode ser colado com cuspe. E se pagar uma manutençao cara so pro dentista puxar um fiozinho é d+. Colar o braquete solto tem que esta incluso a manutençao.
      Muito decepcionante.

      Excluir
    2. Concordo plenamente

      Excluir
  30. A backete do meu aparelho se soltou só que eu tô cm a Pecinha o dentista irar cobrar para colar novamente ?

    ResponderExcluir
  31. meu aparelho sempre solta o bracker que esta sob uma coroa de de porcelana todo mes solta,o fato dele soltar pode atrasar movimento dos outros dentes pois coloquei o aparelho devido a um apinhamento no canino direito.

    ResponderExcluir
  32. Meu dente frontal é de resina,o braquete soltou ,e saiu . O problema é que colar novamente vai descolar,se eu deixar sem fica esteticamente feio ,descolou no segundo dia e ainda não fez 30 dias que coloquei o aparelho. 😢Qual seu conselho?

    ResponderExcluir
  33. Olá,usei aparelho metálico por 2 anos e nunca se soltaram nenhum braquete,porém agora estou usando estético e em uma semana se soltaram 2 ,sem comer nada duro,inclusive 1 foi quando eu estava dormindo. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  34. A dentista colou o tubo no dente 46 no dia 10 de abril. Hoje, dia 23, ele descolou. Ela disse que só vai colar novamente na minha próxima manutenção, dia 12 de maio. Ficar com o tubo descolado vai atrasar o meu tratamento?

    ResponderExcluir
  35. Quanto custa cadê bracket descolado?

    ResponderExcluir
  36. Os braquetes do aparelho do meu filho solta toda semana é 1 ,2,ja to cansada de pagar sempre ,pois ele fazia tratamento em outra clinica nunca tive esse problema,mas agora quero cancelar o contrato e eles estão travando para eu não cancelar

    ResponderExcluir
  37. A clínica onde minha filha está fazendo tratamento ortodôntico, no início do tratamento não cobrava, de uns meses para cá me informou que cobraria, mas não tem essa combinação no contrato ,não foi esse o combinado.

    ResponderExcluir
  38. Se quer cobrar peça descolada, que cobre, mas então seja proporcional em outras manutenções onde somente troca o elástico. Sou da área de TI, e eu tenho absoluta certeza de que ninguém iria achar válido que eu cobrasse o valor da compra e troca de um componente, tendo somente feito uma limpeza. Estou a uns 3 meses sem uma peça pq a dentista disse que não precisava e inclusive não houve mudança alguma nos dentes do lado que está faltando essa peça no molar, ora, paguei para ter o aparelho completo, é muito fácil cobrar 200 reais para trocar apenas 2 elásticos por esse tempo todo, me dê os elásticos que eu mesmo troco em casa, se soubesse teria pulado essas "manutenções" e economizado 600 reais. Tem dentista que acha que a gente fica comendo pedra nas horas vagas só pra ver o bracket soltar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Nem todo ortodontista cobra a peça que se solta. Isso depende do contrato do profissional.
      Ortodontia não é "somente trocar elásticos". É planejamento, técnica e conhecimento. Se não acontecem mudanças talvez seja necessário uma conversa franca com seu dentista.

      Excluir
  39. Uma peça do meu aparelho eu escovando caiu e eu perde tem algum problema

    ResponderExcluir
  40. Meu bráquete soltou qdo estava escovando dente, e a dentista me cobrou 10 reais, falou q coloquei força demais. kkkkkkkkkkk parece piada

    ResponderExcluir
  41. Meu bráquete soltou qdo estava escovando dente, ha 2 dias da manutençao, a dentista me cobrou 10 reais, falou q soltou pq coloquei força demais para escovar. Ela fez a manutençao, repos o braquete que soltou, trocou o aro e colocou um outro braquete em outro dente, cheguei em casa, e em menos de 2h o braquete soltou e o aro tbm. Hj vou retornar, e vamos ver qual é a desculpa dessa vez kkkkkkkkkkk parece piada

    ResponderExcluir
  42. No meu caso não tive culpa. Ele tirou um pouco de uma substância azul no meu dente para não encostar dentes com braquetes. O problema é que encostou e o braquetes saiu.

    ResponderExcluir
  43. Opa queria saber sobre o breckt, quando solta posso cortar o pedaço do arco que sobra e incomoda a boca? E oque acontece se eu perder o breckt? E quantos que custa?

    ResponderExcluir
  44. Site lixo, visão superficial egoista. tem botão de deslike isso? Se tivesse eu já teria clicado.

    ResponderExcluir
  45. Faço manutenção. E tudo é cobrado..tubo, basquete que rado, liga se precisar (aquelas que puxam de cima pra baixo, a pergunta é , tenho q pagar esse acessório quando precisa pra por??

    ResponderExcluir

Olá! Assim que possível responderei. Obrigada pela visita. Obs: não respondo por email, somente aqui no blog.