terça-feira, 7 de agosto de 2012

Saiu um bráquete, e agora?

Saiu um bráquete (pecinha, pedrinha, ferrinho, aparelhinho= como dizem os leigos) do meu aparelho fixo... E agora?


O que faz um bráquete sair?
1. Mastigação de alimentos muito duros, tais como maçãs, côco, pipoca, balas duras (as moles também), torresmo...
2. Às vezes  o paciente possui mordida cruzada (lateral ou anterior), o que facilita o descolamento de bráquetes superiores;
3. Pode ser a presença de mordida profunda anterior, o que faz com que os dentes anteriores superiores "descolem" os bráquetes anteriores inferiores;
4. Os dentes superiores podem estar ocluindo em cima do bráquete do dente inferior, forçando a sair;
5. O bráquete foi colado em cima de uma restauração extensa de resina, ou jaqueta de resina, ou faceta, o que também colabora para que venha a se soltar...
6. Falha na hora da colagem (presença de saliva, sangue), geralmente provocada por estar úmido o local.

Enfim, são vários os motivos e é importante que você seja sincero e conte para o dentista se estava fazendo algo que provocou o descolamento dessa peça. Não minta, dizendo que não fez nada (se realmente fez). É importante que o profissional saiba o que está acontecendo, se foi falha na colagem dele (do profissional) ou foi abuso do paciente, para que o erro seja corrigido.

Se você anda abusando de balas e chicletes ou outros alimentos duros, colabore. Quanto mais bráquetes se soltarem, mais seu tratamento irá demorar para terminar. Lembre-se que você está gastando com o tratamento. O  Ortodontista recebe para deixar seus dentes bonitos com o aparelho e não para ficar colando peças  que se soltam por falta de cuidado. 
O dentista tem responsabilidade de iniciar e terminar seu tratamento. E a você cabe a responsabilidade de zelar pelo aparelho.

Mas e se apeça soltou?
Toda peça descolada causa um dano ao tratamento, que será maior ou menor, depedendo do dente onde a peça descolou e do tempo que esse dente ficou sem o bráquete.

A melhor solução é telefonar para o dentista!

Não adianta perguntar para o namorado, para o vizinho, para o jornaleiro, para o vendedor da padaria... O jeito é ir ao dentista... Só ele poderá te ajudar. O mais rápido possível!


Não corte o arco! Somente se não conseguir achar o dentista. 
Evite usar alicates de unha ou coisa parecida... Não puxe... Não dobre...
Procure o dentista!

2 comentários:

  1. se for autoligado faz alguma diferença?

    ResponderExcluir
  2. Sim, se for autoligado também faz diferença. Qualquer aparelho fixo que tenha um bráquete descolado pode trazer problemas, seja autoligado, o tradicional metálico ou estético.

    ResponderExcluir

Os comentários ainda serão lidos para serem aprovados. Tempo aproximado para a resposta: 72 horas