sexta-feira, 10 de agosto de 2012

O que é Hyrax?

Meu dentista disse que tenho que usar um aparelho no céu da boca, e que o nome desse aparelho é Hyrax. Como é esse aparelho?


Hyrax é um aparelho usado para expandir a maxila quando ela se encontra bastante atrésica. Em todos os casos a mordida está cruzada bilateralmente e muitas vezes na região anterior.
http://wikisites.mcgill.ca/Dentalpedia/images/2/23/Palatal_expansion.jpg

O Hyrax provoca uma expansão através da ativação do parafuso, que pode ser duas vezes por dia ou uma vez, dependendo da gravidade do caso, da idade do paciente e da indicação do dentista.
A ativação desse parafuso provoca uma separação nos dentes anteriores, uma disjunção palatina, que pode ser vista clinicamente e nas radiografias. O tamanho desse diastema geralmente corresponde à metade da abertura do parafuso. Mas  lembre-se que o ser humano não é uma ciência exata e muitas vezes não é isso que acontece. Observe a radiografia abaixo:
http://wikisites.mcgill.ca/Dentalpedia/images/2/23/Palatal_expansion.jpg
Como foi dito, a disjunção provoca um diastema entre os dentes anteriores, comprovando que o  tratamento está indo pelo caminho certo, embora o paciente nem sempre goste desse diastema:

http://www.zahnspange-frankfurt.com/Hyrax3.jpg
Nessa fase geralmente a mordida lateral está descruzada. O dentista então deverá travar o parafuso acrescentando uma resina no local da ativação. O aparelho deverá então ficar mais uns 4 meses, como contenção, para impedir que a mordida venha a se cruzar novamente... Depois então deverá ser colocado o aparelho fixo. Durante a fase de contenção os espaços irão se fechar. Esses espaços são importantes para alinhar os dentes anteriores.


Higienização
Escove bem o aparelho. Dê atenção especial ao parafuso, pois é onde ficarão grudados partículas e pedaços de alimentos. Faça bochechos com um colutório bucal (Plax, Listerine).
Às vezes o expansor também possui resina no palato (céu da boca), o que provoca irritação na mucosa. Para uma higienização melhor, é aconselhável usar uma seringa  (sem agulha, claro) com soro fisiológico para lavar a região entre a resina e o céu da boca.
Evitar certos tipos de alimentos tais como chocolates, bolachas, evita em muito o acúmulo de resíduos enquanto estiver com esse aparelho.

93 comentários:

  1. Por motivo de ter parafusos,o hyrax pode ferir o ceu da boca?

    ResponderExcluir
  2. Sim, o Hyrax pode ferir o palato (céu da boca). À medida que vai sendo ativado, os fios metálicos que o sustentam (ou mesmo o parafuso)podem encostar no palato e provocar ferimentos. Se isso acontecer, há necessidade de trocar esse aparelho por outro.
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sônia,preciso muito de uma resposta sua,se for possível me responder por
      Imail vou te agradecer bastante ( renathinhuu@iCloud.com )

      Bem ... Sou cantor , porém tenho meus dentes um pouco tronchos , iniciei um tratamento ortodontico e quando recebi a notícia q iria usar por um bom tempo o "hyrax" não gostei nada disso !!

      Além de não me adaptar ,atrapalhou bastante minha dicção ,ou seja meu ganha pão ficou em risco,infelizmente tive q interromper o tratamento tirando o hyrax ,pois tinha uma turnê de shows no carnaval para cumprir !
      Desde lá ,não pude mais continuar meu tratamento pois n posso parar de cantar,e o meu trabalho !

      SÔNIA GOSTARIA DE SABE,se haveria alguma possibilidade de eu continuar meu tratamento através de outro aparelho que não atrapalhe tanto minha dicção como o hyrax ??? Não importa o tempo q dure
      Desde de que n seja o hyrax por mim seria perfeito ..!

      Espero de coração alguma resposta tua pro meu imail
      Renathinhuu@iCloud.com

      Te agradeço de coração

      Abs Renato César

      Excluir
  3. Tenho 21anos de idade gostaria de saber qual as probabilidade de o Tratamento com o rirax ocorrer da forma espera?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiane, o hyrax quando usado em pacientes que estão em fase de crescimento, provoca a disjunção da sutura palatina mediana. Ou seja, a separação dessa sutura, aumentando bastante a largura do palato.
      Nos pacientes adultos isso não é possível, pois a fase de crescimento já passou e a sutura palatina mediana está consolidada, não sendo mais uma zona de crescimento.
      Como você já tem 21 anos, o que se consegue é a mudança de posição dos dentes posteriores, provocando o descruzamento da mordida em um tempo relativamente rápido. Aumenta também um pouco a largura do palato, pois ao mudarem de posição os dentes, há remodelação óssea na base onde estão implantados. Muito favorável.
      Usando o Hyrax você terá o descruzamento da mordida cruzada posterior, e ligeiro aumento do palato. Isso repercute no "aumento" do assoalho nasal, permitindo uma capacidade respiratória melhor, principalmente se você for respiradora bucal. Os resultados são muito bons, vale a pena. Deverá ter paciência. Também ocorrerá a abertura de um diastema na região anterior (pequeno).

      Abs.

      Excluir
  4. Oiii vou por o hyrax e gostaria de saber se para limpar o aparelho vai doer minha boca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!
      Não, para limpar o aparelho você não sentirá dor. Aliás, se a higiene não for boa, pode acontecer uma inflamação gengival, e daí pode doer. Vai doer um pouquinho também quando ativar o aparelho.

      Higienize conforme orientação do seu dentista.
      Abs.

      Excluir
  5. Ola ja abri o meu aparelho hyrax so que agora qando beb agua doi apenas um dente e normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os dentes ficam muito doloridos. Normal. Mas visite seu dentista para melhor avaliação.

      Excluir
  6. qunto tempo se fica com este aparelho tenho q colocar mas estou com medo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente esse aparelho é usado por volta de 5 meses. Após a ativação ainda fica na boca por um período, para evitar recidivas. Depois é removido.
      Não tenha medo. É para seu bem, sua saúde!

      Abs.

      Excluir
  7. Vou ficar 5 meses com o hirax como contenção. Nesse período, o espaço entre os incisivos centrais se fecharão? Se sim, em quanto tempo isso ocorrerá?

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Olá,tenho 25 anos,tenho a mordida cruzada,devo usar o Hirax?ou consigo descruzar só com o aparelho fixo?Pois estou ouvindo por aí,que pela minha idade não adianta...Me esclareça esta dúvida por favor?Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cláudia, é muito difícil apenas o aparelho fixo descruzar mordidas, algumas vezes somente quando apenas um dente está com mordida cruzada.
      O hyrax é uma boa opção, pois permite descruzar totalmente a mordida, tanto de adultos quanto de crianças.
      No caso da pessoa estar em crescimento, permite a disjunção da sutura palatina mediana e crescimento posterior de tecido ósseo nessa região. Ou seja, além de descruzar completamente a mordida, ainda é possível "aumentar" em largura o tamanho da maxila.

      Em adultos quando a fase de crescimento já passou, consegue-se apenas descruzar a mordida. A sutura mediana que está entre palato e maxila não sofre disjunção (separação) de maneira que não há ganhos no sentido de largura atribuídos ao crescimento. Mas como a mordida é descruzada, há um ganho em largura apenas por esse motivo, o que permite uma melhoria até na respiração do paciente.

      Vale a pena sim usar o hyrax. Sua mordida irá descruzar rapidinho.

      Conseguiu entender o que ocorre com o adulto e a criança em crescimento?

      Resumindo:
      Criança em crescimento= disjunção palatina> ganho em largura>descruzamento da mordida+ mais ganho em largura. Ganho de largura da maxila²

      Adulto= descruzamento da mordida=ganho em largura maxila


      Abs.

      Excluir
    2. Coloquei hirax só que abriu só de um lado

      Excluir
  10. Olá, tenho 20 anos e estou usando o hyrax a 3 semanas, e meu maxilar estala, gostaria de saber se corro o risco de ele se deslocar? E também, estou com medo pois vi na internet coisas horríveis com esse aparelho, que riscos estou sujeito a acontecer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi eu esto usando a 2 meses meu maxilar estralava devido ao esforço que ele faz na boca e normal.Não acontece nada a não ser estrala :)

      Excluir
  11. Olá, vi fotos na internet de hirax's e quase todos eles o central do hirax encosta no ceu da boca e o meu não encosta " kkkk eu cuspo muito as pessoas" queria saber como resolver isso ? Obs: Tenho mordida cruzada
    Ja coloquei uma vez e tirei kkk vou recolocar '-'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, Allan, não é bom que o Hyrax fique muito encostado no palato, pois à medida que o parafuso for ativado pode causar ferimentos na mucosa. Tem que ficar um pouco afastado, uns 5 mm aproximadamente.
      Cuspir ao falar costuma acontecer com quem usa esse aparelho.
      O Hyrax de verdade não tem resina, só a parte metálica, igual aparece na foto.
      Procure não tirar dessa vez e assim resolver logo seu problema. Abs.

      Excluir
  12. Eu vou ter que colocar o aparelho hyrax estou com muito medo,vai separar muito os dentes e depois volta ao normal com o tempo ou só com o aparelho fixo ? vai doer muito ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Após colocado o Hyrax e terminada a sua ativação, há um tempo destinado à contenção, que vc deve ficar com o aparelho para manter os resultados conseguidos. Quando se coloca o aparelho fixo os dentes são alinhados e nivelados, sendo usado todo o espaço conseguido... Ou seja, a maior parte do espaço de fecha com aparelho fixo.
      Abs.

      Excluir
  13. Coloquei o aparelho, ja terminei de ativalo só que eu percebi qe abriu mais de um lado isso é normal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é normal... Essa impressão de que abriu mais um lado que o outro indica que provavelmente você tinha mordida cruzada unilateral.
      Abs.

      Excluir
  14. Eu quer se abre muito os dentes e se irao zuar comigo pq eu estudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Abre um diastema entre os incisivos centrais superiores. De 3- 5 mm, depende do caso. Abs.

      Excluir
    2. O espaço que abre entre os incisivos centrais começa a fechar logo que você para de ativar o aparelho. Ainda fica um espacinho, mas muito pequeno.

      Excluir
  15. Olá!
    Meu nome é Jaiza, tenho 19 anos, e coloquei hoje esse aparelho (Hyrax). Bom, ele está incomodando bastante, doendo MUITO. Minha dentista disse que muito provavelmente ficarei cerca de 3 meses com esse maldito aparelho. Não consigo engolir/dá o goto direito com as coisas que ingiro, e ele também está cortando minha língua. Isso é normal? Já tô medo, e querendo desistir desse tratamento =/.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaiza! O Hyrax realmente incomoda muito. O "gosto do aparelho" geralmente some nas primeiras 24-48 horas. O que não pode é cortar a língua. Volte ao dentista e relate os problemas. Mas não desista, pois é importante para bons resultados.
      Abs.

      Excluir
  16. OLÁ DOUTORA,
    não sei explicar bem, mas o arco da minha maxila (parte de cima eu acho) rs cresceu menos que a de baixo, estaticamente é bem feio, tenho 22 anos, e coloquei o hyrex, me adaptei bem apesar das dores... Meu ortodontista diss3 que vai descruzar minha mordida com inclinação dos meus dentes, pois ja sou adulto :(
    A pergunta é... Será que funcionalmente e esteticamente vai ficar bom? Poxa doutora meu sonho é sorrir sem me envergonhar. Agradeço a atenção. Att Michael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michael!
      Sim, na sua idade o que se consegue é descruzar a mordida com a inclinação dos dentes. O resultado geralmente fica muito bom!
      Penso que dentro de uns meses seu sonho de um sorriso bonito já estará quase concretizado... Fique tranquilo, tudo dará certo, é só uma questão de tempo e dedicação. Felicidades!

      Excluir
  17. Olá doutora, estou usando esse aparelho hyrax, já faz aproximadamente 1 mês, já abriu bastante... Tenho apenas 12 anos, e passo muita vergonha por causa desse aparelho, meu médico disse que estou usando ele por causa que meu céu da boca é muito alto, e isso acaba atrapalhando a minha respiração pelo nariz, o estranho é meu médico disse que iria doer muito, mas não doeu. Gostaria de saber se esse espaço contido no meio dos meus dentes se fechará depois que o médico colocar essa resina? Com quantos meses ele colocará isso? O mesmo aparelho que está na minha boca fechará esse buraco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Expandindo o palato (céu da boca), irá aumentar o assoalho do nariz, facilitando sua respiração. Geralmente o Hyrax dói e incomoda muito, mas isso é relativo, depende da pessoa e da sensibilidade que ela tem a dor. O fato de você não sentir dor não significa que o tratamento não está dando certo. O espaço entre os dentes geralmente se fecha depois de colocado o aparelho fixo, pois ele é usado para alinhar os dentes que estão fora de posição. A resina a qual você se refere penso que é aquela que se coloca para travar o parafuso... Mas ela apenas trava o parafuso e nada faz para fechar o diastema (espaço) aberto. A resina será colocada após cessarem as ativações, geralmente depois de uns 15 dias (depende) aproximadamente. e o aparelho ficará em contenção na sua boca por uns 4 meses. O Hyrax em fase de contenção não fecha os espaços, como eu disse só colocando o aparelho fixo. Mas há casos em que os dentes espontaneamente sofrem um processo de acomodação e o espaço acaba se fechando um pouco. Abs.

      Excluir
  18. A contenção ocorre durante quantos dias? Durante ela o dente volta ao normal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A fase de contenção do aparelho Hyrax dura aproximadamente 4 meses com o aparelho na boca, sem ativação. Depois ele pode ser removido.

      Excluir
  19. Estou com o aparelho e vou ativar amanhã! após a ativação os dentes vão abrir para alinhar, quanto tempo o dente ficará "aberto"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, se tudo der CERTO, aparecerá um diastema entre os incisivos centrais superiores, indicando que houve uma disjunção na sutura palatina. A mordida irá descruzar, mas isso não significa que seus dentes irão se alinhar espontaneamente. O diastema ficará até que você coloque um aparelho ortodôntico para alinhar seus dentes. Muitas vezes o diastema fica por 4 meses ou mais. Depende do caso, do problema, da idade, etc...

      Excluir
    2. Eu uso o hyrax há 5 meses. Durante o mês que ativei abriu um espaço enorme! Quando parei de ativar, aproximadamente um mês depois o espaço havia diminuído para menos da metade. É em todo caso um processo bem rápido, tanto para o espaço abrir quanto para fechar.

      Excluir
  20. Porque é que junta tanta saliva na boca?
    E como eu faço pra engolir? Nem a água consigo ingerir direito, e quando tento com mais vontade, dói. O aparelho fixo, com os braquetes e tals, pode ser colocado no mesmo dia em que é posta a resina e o hyrax passa a servir apenas de contenção?
    Coloquei o hyrax hoje, voltarei no dia 16. Só vai ver se está funcionando ou já vai colocar a resina? O aparelho fixo, com os braquetes e tals, pode ser colocado nesse mesmo dia ou ainda vou esperar?

    ( -Tenho 17, tive minha menarca aos 15, então o dentista disse que era bom sinal, porque teria mais facilidade com o tratamento.
    -Sou respirador bucal, tenho mordida cruzada, a maxila é mais para frente do que a mandíbula e alguns dentes são encavalados, porque eles não caíam por vontade própria, eu sempre tinha que puxar, e nessa altura o permanente já estava forçando tanto que nascia torto.)

    Obrigada ^^

    ResponderExcluir
  21. Oi Vika!
    Realmente, fica muita saliva na boca. Primeiro porque o Hyrax é um corpo estranho dentro da boca, segundo porque é difícil posicionar a língua corretamente para engolir. O aparelho provoca disjunção do palato (céu da boca) e fica tudo muito dolorido. Mas tenha paciência,. aos poucos as coisas vão melhorando e no fim dá tudo certo...
    Sim, o aparelho fixo pode ser montado quando o Hyrax entra em fase de contenção, mas aí varia de profissional para profissional, cada um tem um plano de tratamento.
    Quando você voltar para ver se está tudo bem, o dentista irá avaliar se a expansão foi suficiente ou terá que ativar mais um pouco. Não será necessariamente para parar a ativação.

    Sua mordida cruzada deverá estar "descruzada" para que se pare de ativar o aparelho.

    Abs.

    ResponderExcluir
  22. Oi de novo Sonia!
    Muito obrigada pela resposta. :)
    Já comecei a ativar, está, de fato doendo bastante, e eu tenho a impressão de que o lado direito está abrindo mais que o esquerdo, tanto pela posição do aparelho, tanto pela dor que está mais concentrada desse lado. Isso significa que minha mordida é mais cruzada pro lado direito?

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vika! Difícil falar sem ver... Mas muitas vezes acontece do lado onde a mordida está MENOS cruzada abrir mais. Talvez - no seu caso - a mordida seja mais cruzada do lado esquerdo. Ok? Abs.

      Excluir
  23. Oi Dr. Sonia tenho 23 anos e coloquei o hyrax quando aperto o parafuso minha cabeça doi muito eh normal? Corro o risco de quebrar os ossos do ceu da boca? Estou muito apreenssiva :(

    ResponderExcluir
  24. Oi Dr. Sônia tenho 23 anos e coloquei o hyrax quando aperto o parafuso minha cabeça doi muito eh normal? Eh possível que quebre ceu da boca?? Estou muito apreensiva :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kalline! Você está dando 1/4 de volta, conforme recomendado pelo dentista? Geralmente dói, mas não muito... Embora dor seja um sentimento muito subjetivo, cada pessoa sente de um jeito diferente.
      Não, não tem perigo de "quebrar o céu da boca" ou palato. A disjunção desses ossos só acontece em fase de crescimento, e com 23 anos dificilmente acontecerá. Mas sugiro que procure seu dentista para que ele examine o aparelho para ver se está tudo certo e se não está provocando nenhum ferimento. Um grande abraço.

      Excluir
  25. Ola dr. Sonia , fiz uma Cirurgia ERM e junto com ela tive q colocar o Hyrax e ja tem 1 mes q meu medico cirurgico ativou e ja abriu um espaço enorme no meu dente, ele mandou eu ativar 2 vezes por dia e falou pra minha orto colocar o aparelho fixo , ate quando vou ficar ativando ele ? minha ortodentista falou q nao ganhou espaço suficiente ainda e ela nao pode colocar o aparelho fixo , quando vou poder colocar o parelho fixo ? abraços

    ResponderExcluir
  26. Olá. Dra tem um limite de idade para o uso do hyrax? Meu dentista me indicou mas tenho 29 anos , minha mandíbula e um pouco maior que a maxila , tenho muita dor de cabeça e ele disse que é devido os meus dentes não se encaixa isso procede To apavorada ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mayara, o Hyrax não tem limite de idade, mas os melhores resultados são alcançados em crianças em fase de crescimento. Pode ser usado em qualquer idade. Pode ser que um pouco de sua dor de cabeça seja oriunda do mal posicionamento dentário... Há mais de 100 tipos de dores de cabeça! Mas o tratamento ortodôntico vai resolver o problema de seus dentes, a estética, a mastigação e a fala... Sua saúde vai melhorar!
      Um grande abraço!

      Excluir
  27. Olá, após colocar o aparelho fixo quanto tempo leva para fechar o espaço entre os dentes?

    ResponderExcluir
  28. Quanto tempo leva para os espaços entre os dentes se fecharem apos colocar o aparelho fixo?

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ideal é ativar todos os dias até conseguir descruzar a mordida. Depois então o aparelho é deixado em contenção por uns 3 - 4 meses.

      Excluir
  30. Olá dra. Sônia.
    uso aparelho fixo a 8 meses e está acontecendo uma coisa estranha com meus dentes, o que não acontece com ouras pessoas que usam o mesmo tipo de aparelho que eu, pois quem usa o mesmo tipo que eu, peço logo para abrir a boca e olho se está que nem o meu, mais não está. o ortodontista que realiza minhas manutenções ativou o aparelho até os antipenultimos dentes, contando com os 4 cisos(2 sup. e 2 inf.). só que até onde o ortodontista colocou o aparelho, tá deixando os outros 8 dentes que não foram ativados o aparelho fora...tipo, tá fechando uma linha só com os dentes que estão com os braquetes, os outros que estão sem estão ficando numa linha mais externa(bem mais externa) do que os que tem braquetes. espero que atraves dessa explicação confusa a senhora consiga entender o meu caso, pois preciso de uma opnião sem ser a do profissional que trata dos meus dentes...enfim, isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jhon.
      Pelo que entendi, parece que os molares não foram incluídos no aparelho, ou seja, não foram coladas as respectivas peças, é isso? Bem, difícil responder. Talvez o dentista esteja apenas dando um tempo e com certeza ainda irá colar. O jeito é conversar com o profissional e expor suas dúvidas. O normal é que o aparelho esteja abrangendo todos os dentes possíveis, primeiro e segundos molares. Quando ainda existe o siso, geralmente não é incluído... Bem, como eu disse, só conversando com seu dentista, depende do plano de tratamento. Abs.

      Excluir
  31. Olá, estou usando o Hyrax a um dia. Hoje apertei e realmente dói bastante, gostaria de saber se minha voz vai continuar estranha pelos próximos dias. Pois minha língua fica bastante presa e mal consigo falar direito e isso será motivo de piada na escola /: Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iris! Realmente o Hyrax prejudica um pouco a dicção, mas com o passar dos dias você pode ir melhorando a maneira de falar. A língua tende a ficar presa no espaço aberto pelo para fuso. Escove bem, faça bastante bochechos. Na hora de falar fale mais devagar para que as palavras sejam bem compreendidas. Não ligue para piadas na escola, pois o uso desse aparelho é passageiro e logo você estará livre dele, com os dentes alinhados e sorriso bonito.
      Abs.

      Excluir
  32. Ola doutora,tenho 20 anos, e coloquei hoje o hyrax. O meu dentista inicialmente tinha-me falado que a duracao seria de 3 meses, no entanto aqui referido foi superior. E possivel serem so 3 meses ? Temos de fazer sempre a contencao mesmo que se va usar o fixo ou e possivel usar as duas especies ao mesmo tempo ? Com a minha idade e visto que sou de estatura baixa e ja deixei de crescer a muito,vai haver o espacamento dos dentes da frente ? Isso tera influencia no tratamento ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cátia!
      Olha, o tempo de contenção do Hyrax pode variar segundo os critérios de cada profissional. O ser humano não pode ser considerado uma ciência exata e geralmente estimamos o tempo em 3, 4, 5 ou até 6 meses dependendo da gravidade do problema. Sim, esse tempo de contenção deve ser sempre respeitado, não podendo ser removido imediatamente após descruzar a mordida pois corre-se o risco da mordida cruzar novamente.
      Na sua idade haverá o descruzamento dos dentes posteriores, não havendo disjunção da sutura palatina mediana, que é o que provoca o espaçamento dentário na região dos incisivos centrais superiores. Mas como se descruza a mordida, pode haver sobra de espaço e abertura de pequenos diastemas que é favorável para o alinhamento de seus dentes. O fixo pode ser colocado logo após o término da expansão, ou seja, dentro de uns 15 dias após a instalação do Hyrax. Ok?
      Abs.

      Excluir
  33. Doutora coloquei o hyrax tenho 21 anos, com o 6 dia ativando, meu dentista disse pra ativar 1/2 pela manhã e 1/2 a noite . Só que tô muito preocupada porque ele disse que em 7 dia já era pra tá com espaço nos dentes da frente e até agora só tá um pouquinho que quase não dar pra perceber. E ele disse que se não abre esse espaço eu tenho que fazer uma cirurgia.. Só que eu gostaria de não fazer.. Há e hoje pela manhã quando ativei o aparelho doeu mais do lado direto, percebi o molar estava mais afastado que os outros .É normal me ajude por favor. . Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com 21 anos geralmente não "abre" um grande espaço entre os incisivos pois haverá movimentação apenas dentária. E para adultos que necessitam de grande expansões do palato geralmente se indica a cirurgia. Não tem como opinar sem ver seu caso... Se um molar parece estar mais deslocado que o outro, provavelmente esse dente tinha um cruzamento na mordida menor que o outro. Isso é o que me pareceu ser, veja bem, estou falando sem ver.
      Mas aconselho que tenha uma conversa franca com seu dentista explicando a ele seus medos e dúvidas. Abs.

      Excluir
  34. Olá. Coloquei o Hyrax a 3 semanas, tenho mais uma semana de acionamento ainda. Pela minha idade (30) não houve a disjunção do palato. Pelo andamento do tratamento os molares da arcada superior estão abrindo bastante de forma que continuando nesse ritmo ficarão de forma a não encontrarem os molares da arcada inferior. A minha dúvida é se depois, com o uso do fixo, eles voltarão um pouco, pois como irei mastigar se os dentes não se encontram?
    Outra dúvida é que devido ao fato de não haver disjunção do palato, os dentes que estão sendo empurrados, e houve deslocamento da raiz de um dos que o hyrax está preso. há uma saliência na gengiva. A minha dentista falou não haver problema, mas que ficará assim pra sempre. Não me incomodo por ficar assim, mas minha preocupação é por ter mais uma semana de ativação a raiz ficar muito deslocada, podendo talvez cortar a gengiva. Há essa possibilidade? Já viu algum caso assim?
    Grato desde já.
    Mateus. (Não consegui colocar nome no comentário).

    ResponderExcluir
  35. Olá Mateus!
    Realmente, ao descruzar a mordida os molares ficam em uma posição bastante estranha, mas à medida que o tratamento ortodôntico com os aparelhos fixos vão sendo realizados a tendência é tudo ficar na posição normal e se encaixar de maneira correta (dente sup com dente inf).
    Os casos de adultos que usam Hyrax são um pouco semelhantes e o que você relata geralmente acontece com a maioria dos pacientes. Quanto ao deslocamento da raiz que você relatou é melhor acompanhar com radiografias, se for o caso. Como não posso olhar clinicamente, não tem como opinar... Não sei o quanto sua mordida está cruzada nem o quanto precisa expandir. Mas converse muito com a dentista para sentir-se mais tranquilo..
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  36. Olá Sonia, sei que você já respondeu a milhares de perguntas, mas me ajude por favor.
    Tenho 48 anos vou fazer uma Ortognática, mas antes preciso usar o Hyrax, para fazer a cirurgia de abertura do palato antes da Ortognática. será que vai dar certo por causa da idade? tenho medo de passar por tanto sofrimento e não dá resultado. me ajude!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria!
      Na idade adulta o Hyrax é usado para descruzar a mordida, não provocando disjunção palatina. Se o seu dentista indicou o Hyrax para você, é que -com certeza- ele espera que a mordida cruzada posterior e bilateral seja descruzada.
      Agora eu não entendi... Ele também encaminhou para cirurgia de disjunção palatina e depois ortognática?
      Abs.

      Excluir
  37. na verdade eu vou fazer futuramente a Ortognática, mas antes tenho que usar o Hyrax, pois precisa abrir o palato que está em forma de triâgulo. Mas pelo que entendia cirurgia do palato vai ser feita com o aparelho. muito obrigada poa sua atenção.

    ResponderExcluir
  38. DR: Sônia eu preciso dos dois aparelhos, mas acho que primeiro vai ser o Hyrax pra descruzar a mordida e depois abrir o palato, só não sei se os dois aparelhos podem ser colocados ao mesmo tempo. se puder me responda, agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, o Hyrax irá descruzar a sua mordida e dessa forma haverá um ganho em largura, como se houvesse uma expansão. Ou seja, o aparelho para descruzar a mordida e expandir o palato será o Hyrax. Talvez, se a expansão conseguida não for a ideal, o seu dentista peça para fazer expansão cirúrgica. Mas isso só ele pode falar, pois é preciso ver a documentação e exame clínico. Ok? Abs.

      Excluir
  39. gostaria de saber porque minha inscrição foi cancelada. obrigado.

    ResponderExcluir
  40. Desculpe o erro Doutora e muito obrigada por me responder. que JEOVÁ DEUS continue a ajudar pessoas como você que sem nem conhecer procura ajudar.

    ResponderExcluir
  41. Ola doutora, bom eu estou com o Hyrax faz uma semana , e eu queria saber se eu vou poder usar o aparelho fixo junto com o Hyrax??

    ResponderExcluir
  42. Ola doutora, eu estou usando o Hyrax faz um semana, minha dentista falou que vou ter que usar outro aparelho além do Hyrax, e eu queria saber se eu vou poder usar o fixo junto com o Hyrax??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani. Pode usar o fixo junto com o Hirax sim... Isso depois que você acabar de fazer as ativações desse aparelho. Abs.

      Excluir
  43. Oi, faz quase 1 mês que parei de ativar o hyrax e nada dos meus dentes da frente voltarem pro lugar, não sei o que faço to com medo que não voltem, é normal demorar assim?

    ResponderExcluir
  44. Oi, faz quase 1 mês que parei de ativar o hyrax e nada dos meus dentes da frente voltarem pro lugar, não sei o que faço to com medo que não voltem, é normal demorar assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda. Geralmente os dentes não se alinham espontaneamente, sendo necessário para tanto o uso de aparelhos fixos. É normal demorar sim... Mas com certeza seu dentista ainda irá colocar o aparelho fixo em você. Abs.

      Excluir
  45. Olá Doutora Sônia, mas uma vez gostaria que me ajudasse; a cirurgia para para abrir o palato é feita com anestesia local ou geral? E quais os cuidados pós operatório? Irei me submeter a ela e estou muito ansiosa para ver o resultado. Mas já tenho 48 anos e acho que tudo é mais difícil nessa idade. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria!
      A cirurgia para abrir o palato pode ser feita com anestesia local + sedação do paciente ou anestesia geral no hospital. O melhor é com anestesia geral no hospital. Tudo depende da intensidade do problema apresentado, do dentista, etc.
      Mas geralmente é no hospital.
      Fique tranquila, correrá tudo bem. O pós operatório é meio chato, mas siga as recomendações do dentista, que devem ser bochechos com clorexidina, boa higiene, alimentação leve, etc. Terá que ativar o parafuso expansor pelo tempo determinado. Abs.

      Excluir
  46. Ola Dra Sonia, td bem? Coloquei o Hyrax no inicio de Dezembro, a adaptação como ja se sabe não foi fácil, comida engatando, a fala sendo prejudicada, etc. Porem aconteceu um problema, o Hyrax foi colocado na parte superior, e devido a pressão da linguá no aparelho durante o dia e principalmente a noite, fez com que minha língua tivesse um corte profundo. E mesmo com limpeza na língua, usando listerine, pomadas cicatrizantes, não resolveu. E aquela velha historia da água mole em pedra dura, de tanto pressionar nunca conseguiu cicatrizar, e vem me incomodando bastante na deglutição com uma dor parecida a ponta de faca entrando de dentro para fora. E a impressão que me da e que atingiu algum nervo e a dor percorre do machucado da lingua ate o final da lingua internamente, é como se tivesse inflamado todo o lado esquerdo da lingua e face. Eu relatei isso ao Aluno de Pos graduação e a seu professor orientador, ja que se trata de uma escola de pos graduação chamada CPO aqui em Natal-RN. E a resposta que tive foi, nao tem o que se fazer, use listerine, higienize a boca e espere cicatrizar, so que mesmo fazendo isso tudo não cicatrizou. Traumas como esse na língua o que pode causar? E possível adaptar algo para não machucar? Existe outro tipo de Hyrax que seja móvel e não machuque tanto? Estou com 2 meses usando esse aparelho, fazia a ativação duas vezes ao dia, de 3 em 3 dias, com 1 mês de uso ele foi selado com a resina para não expandir mais. Me foi colocado que provavelmente terei que ficar com este aparelho por 4 ou 5 meses ate estabilizar e colocar o aparelho ortodontico. Que alias depois que foi selado a ativação, colocaram de um canino a outro o aparelho, e desde então estou usando sem problemas algum. O meu único problema esta na língua que esta sendo pressionada e machucada apenas por um lado do Hyrax, e acaba que nunca cicatriza e melhora. Me de uma solução, por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora em responder, é que estou com dezenas de comentários aguardando resposta na moderação e só agora cheguei no seu. Olha, machucar a língua geralmente o Hyrax machuca um pouco, mas não pode machucar demais, pois isso indica que há alguma ponta ou algo parecido causando a ferida. Depois de selado com a resina o aparelho ainda deve ficar uns 5 meses em posição para garantir estabilidade. Se estiver machucando muito mesmo, talvez seja necessário remover o aparelho, fazer um polimento, ou analisar e ver o responsável pelo incômodo.
      Converse muito com o responsável pelo tratamento, é a única maneira de resolver seu problema. Ou use a cera ortodôntica para cobrir a região que fere a língua, se isso for possível.
      Abs.

      Excluir
  47. Olá. Boa tarde. Tenho 20 anos e o ortodontista que cuida do meu caso disse que eu precisaria recorrer ao uso do Hyrax, pois tenho a mordida cruzada. Ele acrescentou também que após o uso do Hyrax poderia haver possibilidade da realização de uma cirurgia ortognatica grau 3. Eu não acho minha mandíbula voluptuosa e não queria realizar o procedimento cirúrgico. Há possibilidade do meu caso ser resolvido (mesmo que não 100%) apenas com o Hyrax?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem? Sim, com o Hyrax sua mordida irá descruzar, de forma que haverá uma melhora muito grande. Mesmo não fazendo cirurgia de Classe III, você terá que passar pelo tratamento ortodôntico corretivo (aparelhos fixos). Abs.

      Excluir
  48. Boa tarde doutora,meu filho tem 8 anos e o dentista passou o hyrax para ele por cinco meses,o problema dele é a mordida aberta pois,ele coloca a língua para fora e também tem a mordida cruzada em um dente apenas,eu gostaria de saber se esse aparelho resolve a mordida aberta ou apenas a mordida cruzada dele,se possível responder no email lilianekelly39@gmail.com ,por favor me responda pois estou com muita dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não é comum colocar o Hyrax se a mordida é cruzada em um dente apenas. Creio que seu filho deve ter mordida cruzada bilateral e a arcada dentária superior bem "estreita". Nesses casos, ao descruzar a mordida, a mordida aberta anterior geralmente acaba se fechando um pouco. Só o hyrax não irá resolver o problema de seu filho, haverá a necessidade de tratamento ortodôntico com outros tipos de aparelho. Abs.

      Excluir
  49. Olá doutora boa tarde,m me filho hoje colocou o hyrax ele tem 16 anos, será que vai resolver o problrpr dele.ele tem a mordida cruzada e o canino encavalado.o palato é fechado (fundo)o queixo dele é pra frente

    ResponderExcluir
  50. Olá!.A ativação do Hyrax irá descruzar a mordida e conseguir espaço para o canino. O queixo deve ser para frente porque houve um menor desenvolvimento da maxila,maiores detalhes somente analisando a documentação ortodôntica.
    O aparelho ortodôntico fixo irá continuar o trabalho iniciado pelo hyrax, nivelando e alinhando os dentes. Abs.

    ResponderExcluir
  51. A ativação do Hyrax dura quanto tempo,
    para que haja o selamento da ativação do Hyrax?
    Ou depende de cada caso??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ativação do Hyrax depende do tamanho da mordida cruzada. Quanto mais cruzada, mais ativações são necessárias. O tempo de contenção geralmente por volta de 3-4 meses, após travar o parafuso com resina. Abs.

      Excluir
  52. Ooi, vou colocar o Hyrax, queria saber por quanto tempo fica com o espaço aberto nos dentes.

    ResponderExcluir
  53. Boa noite. gostaria de saber quais comidas devo evitar com o aparelho Hyrax?

    ResponderExcluir
  54. Meu filho tem 15 anos, qual possibilidade de abrir com Hyrax?
    Qual idade máxima que pode abrir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Quinze anos (para o sexo masculino) é uma idade boa. Haverá resultados, mas os resultados serão melhores se usar o MARPE (semelhante ao Hyrax), que é usado mais comumente nessa faixa etária.

      Excluir
  55. Bom dia. Tenho 32 anos e coloquei o hyrax faz 5 dias. Estou activando a cada dois dias. O dentista disse que iria ficar só um mês e depois retirava. Isso é normal só ficar um mês?

    ResponderExcluir

Olá! Assim que possível responderei. Obrigada pela visita. Obs: não respondo por email, somente aqui no blog.