quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Como fechar um diastema

Muitas vezes o paciente possui um  diastema  que o incomoda. Sobre diastemas já foi discutido aqui no blog, mas a pergunta constante da maioria das pessoas é:

Como fechar um diastema?


Antes de qualquer coisa é interessante uma radiografia do local, pois temos que descobrir as possíveis causas do diastema, que pode ser até um dente à mais na arcada (supranumerário) que está bem no meio desse diastema, dentro do tecido ósseo ou problemas periodontais...

Feito a radiografia e descoberta a normalidade do tecido ósseo, vamos planejar como fechar esse diastema.

1. Fechar diastema com aparelho ortodôntico fixo
(http://www.tanaka.com.br/imagens/art1_09/fig2.jpg)

Recomenda-se fechar o diastema (região anterior) com aparelho ortodôntico fixo quando o diastema é muito grande  (3mm ou mais), o que impossibilita a confecção de facetas ou a colocação de resina, pois irá aumentar em muito o tamanho desses dentes, comprometendo a estética.

2. Fechar diastema com aparelho ortodôntico removível. 
Geralmente indicado para crianças, em idade de dentição mista ( permanentes + dentes de leite)
Aparelho removível superior com molas para fechar diastema entre incisivos


3. Fechar diastemas com resina, "aumentando" o diâmetro dos incisivos.
Fotos do site:http://www.ligiasouza.com.br/imagens/fechamento.png


 Nesse caso foi acrescentada resina nos incisivos centrais. Vejam como a largura do dente aumentou, embora a estética tenha ficado muito bonita.


4. Fechar diastemas com facetas de porcelana:

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh2O4B5hUZhvWgCipbZmJ8p5C2gdsy8LWIXb9Q3dfH2pvjwISyLwhgu6iXAybSOZHZPmp28cgB34L35kd8Ykm5knOBM5J_jx0dkN8U8HLjrG0gil6jPKB8bzxwuVZV4CftQNv-tXKDscTk/s1600/incisivo+lateral+conoide.jpg
No caso acima foram usadas jaquetes de porcelana para fechar espaços entre incisivo central, lateral e canino. A faceta foi colocada no incisivo lateral, visto ser o dente de pequeno tamanho. A estética ficou muito boa. Importante lebrar que para acrescentar a faceta é necessário um desgaste no dente. Esse processo é indicado para diastemas pequenos e quando o dente a ser recoberto com a faceta já está problemático, com cárie, cor comprometida ou a anatomia compromete a estética.


Há famosos que provavelmente fecharam o diastema com facetas ou resina, como o Ronaldo Fenômeno e a presidente Dilma:
do site: http://www.fabiocampana.com.br/wp-content/uploads/2010/05/DilmaDentes.jpg
Mesmo com todo o aparato odontológico para fechar diastemas, ainda há famosos que preferem viver com ele:
O simpático Sérgio Lorosa, que possui um  senhor diastema

O famoso corredor de fórmula 1 Lewis Hamilton



 Leia mais sobre diastemas em:  http://ortodontiaearte.blogspot.com.br/2012/07/diastemas.html

 

70 comentários:

  1. muito bom o post, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Estou utilizando uma corrente para fechar diastema,está funcionando.Mas com isso criou uma sobra de gengiva sobre os dentes.Achei que fosse caso de cirurgia,mas minha dentista diz que usando o fio dental é possível remover essa sobra.
    É possível mesmo?Até agora não vi diferença,sempre usei o fio dental diariamente.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Realmente, o elástico corrente provoca uma sobra de gengiva ao fechar diastema. Quanto maior o diastema, maior a sobra. Também ocorre acúmulo de resíduos no elástico o que favorece a inflamação gengival. Muitas vezes, ao passar fio dental e caprichar mais na escovação nessa região, a gengiva tende a voltar ao normal.
    Mas há casos em que não dá certo, e a solução é cirúrgica.
    Abs.

    ResponderExcluir
  4. Eu também estou sofrendo muito, estou com uma sobra enorme de gengiva, devido ao diastema, completamente inflamada e o dentista diz, que com água ox. 10 vol resolve e até agora nada, também estou com elástico... o que fazer???

    ResponderExcluir
  5. Bem, a resposta é semelhante a que dei para o Anônimo acima. O elástico ao fechar o diastema provoca a sobra da gengiva.
    Se possível faça bochechos com Periogard (clorexidina 0.12%) umas 3 vezes ao dia para remover a placa bacteriana. Bastante fio dental e escova. Após retirar o elástico o problema melhora.

    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Que elástico falam ?

      Excluir
    2. Oi Anônimo! Esse elástico é colocado de um bráquete ao outro. Se for diastema entre os incisivos centrais superiores- por exemplo - é colocado do incisivo central sup direito até o incisivo central sup esquerdo, para assim "fechar" o espaço(diastema).

      Excluir
  6. Também comigo ocorreu a mesma coisa. Fechou os dentes, pertou a genvivinha entre eles, inflamou, vi a bruxa. Foi colocado elástico e orientado a bochechar co agua oxigenada vol 10. foi tirado a borrachinha que aperta , mas, a sobra continua ali, e percebo que está maior afetando até mesmo a dicção. Meu dentista diz que tirou o freio, mas, não sou tonta, estou desanimada com o tratamento e querendo até desistir. Também penso que cirurgia seria o ideal, pois, me agonia, parece que estou direto c uma carne entre os dentes. Que desconforto, dói as vezes!!!

    ResponderExcluir
  7. A dor ocorre porque a gengiva está inflamada. Procure passar bastante fio dental e bochechos com Periogard ( no máximo 15 dias, pois mancha). O Periogard ajudará a remover a placa bacteriana. Mas se está muito feio, o melhor é remover cirurgicamente... É muito simples e rápido!
    Abs.

    ResponderExcluir
  8. eu usei aparelho por 2 anos e meio fiz uma cirurgia no freio após retirar o aparelho fiz outra pequena cirurgia na verdade o dentista só raspou com o bisturi o excesso de carne que ficou me incomodando na gengiva e agora após 3 anos estou sentindo o incomodo de novo afff vou voltar no dentista sentir que meu dente deu uma leve afastada dai voltei a usar a contenção porém ai que a carninha esta incomodando...
    enfim diastema é preciso mesmo fazer cirurgia e pode ser que mesmo assim volte um pouquinho mas não desistam não é normal sentir dor e é normal ser necessário a cirurgia mas é bem simples e rápido relaxem

    ResponderExcluir
  9. eu usei aparelho por 2 anos e meio fiz uma cirurgia no freio após retirar o aparelho fiz outra pequena cirurgia na verdade o dentista só raspou com o bisturi o excesso de carne que ficou me incomodando na gengiva e agora após 3 anos estou sentindo o incomodo de novo afff vou voltar no dentista sentir que meu dente deu uma leve afastada dai voltei a usar a contenção porém ai que a carninha esta incomodando...
    enfim diastema é preciso mesmo fazer cirurgia e pode ser que mesmo assim volte um pouquinho mas não desistam não é normal sentir dor e é normal ser necessário a cirurgia mas é bem simples e rápido relaxem

    ResponderExcluir
  10. Uso aparelho fixo há dois anos com objetivo de fechar um pequeno diastema. O diastema foi fechado, mas venho percebendo que os incisivos laterais estão separados, e tortos. É normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não é normal. Todos os dentes precisam ficar nivelados e alinhados. Converse com seu dentista.
      Abs.

      Excluir
  11. Olá Sônia!
    até qual calibre vai os arcos de aparelho ortodontico? e quais são os tipos de fios?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, em relação ao calibre depende da técnica usada e da preferência do dentista. Os fios geralmente utilizados são os redondos: .012", .014", .016", .018" e .020". Depois pode-se usar o retangular .019 x .025". Mas não há nenhuma regra fixa para o uso dos fios e geralmente se começa pelo mais fino, obviamente, porque os dentes estão "tortos" e no slot do bráquete só passará fio fino...
      Há fios termo ativados, de Nitinol, Cromo-Níquel, quadrados...
      Abs.

      Excluir
  12. eu tenho uma diastema mas é pequena ñ gostaria de usar esses tratamentos mas sim colocar o aparelho FIXO seria possivel(meu diastema tem menos de 3mm)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode colocar aparelho fixo! Diastemas menos que 3 mm fecham mais rápido. Abs.

      Excluir
  13. ola. tenho diastema lateral e pra ficar melhor ainda é um de cada tamanho. uma dentista me indicou resina, nao gostei mto pra vai ter a manutençao. e o aparelho ela nao indicou pois segundo ele minha mordida é perfeita e os caninos estao onde devem estar e tb nao tenho espaço entre a acada superior e inferior (pelo menos nao visivelmente). Agora a duvida é o diastema volta depois do aparelho?
    e no caso da falta de espaço sei que gente que tira dente ( nem em sonho isso passa na minha cabeça, a boca fica mucha em pessoas novas, imagina depois) e tambem tem como lixar o dente, é tao dificil assim manter os caninos no lugar certo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, um diastema pode formar-se novamente após ortodontia fixa. Terá que usar uma boa contenção para evitar isso.
      Se a sua mordida é perfeita, o melhor seria mesmo colocar resina para fechar os espacinhos.
      O canino superior deve estar entre o canino inf e primeiro pré molar inferior. Se seus caninos estão localizados em posição correta, sua mordida é perfeita (como disse a dentista), não seria bom colocar aparelhos. A solução seria mesmo adicionar resina nos dentes que causam diastema.

      Abs.

      Excluir
    2. ola, a duvida que surgiu é depois da resina o espaço pode continuar abrindo? nao me lembro se tenho esse espaço desde sempre
      obg

      Excluir
    3. Ana, geralmente quando se fecha um diastema com resina ele não se abre mais. Só se houver algo que o está forçando a abrir tal como um freio labial, um contato errado de um dente inferior, hábitos tais como roer unhas, colocar caneta entre os dentes, etc.
      Abs.

      Excluir
  14. Olá, depois que comecei a usar o aparelho fixo para solucionar o diastema e uso aquela liguinha entraçada que aperta, estou ja a 2 anos, notei que meus dentes ficaram menores fiz uma frenectomia superior, o resultado foi ótimo, mas notei que a "carnezinha" esta aparecendo nos dentes laterais está chegando até a cobrir o canino, gostaria de saber se nesse dente tbm pode ser feito a frenectomia ou esse é um processo somente para os dentes centrais? E se não é frenectomia qual a cirurgia necessária para esse dente? Aguardarei a resposta e obrigada!!

    ResponderExcluir
  15. Pelo que você relata, o que está acontecendo é uma gengivite...
    Aquela "liguinha entrelaçada" chama-se elástico em cadeia ou elastic corrente. Ótimo para fechar espaços mas favorável para o acúmulo de placa bacteriana e favorecimento de gengivites.
    A frenectomia que você fez provavelmente foi no freio labial, que fica entre os dois incisivos centrais superiores. Pode acontecer de aparecer pequenos freios entre outros dentes mas seu caso parece ser uma hiperplasia gengival decorrente de gengivite.
    Nesses casos é possível uma cirurgia para "aumentar" a coroa dos dentes, chamada gengivectomia.
    Veja bem, não tem como diagnosticar à distância. estou apenas supondo que o problema parece ser esse. Aconselho a conversar com seu dentista sobre o problema. Só ele poderá fazer uma avaliação correta.
    Abs.

    ResponderExcluir
  16. Olá eu uso aparelho fixo faz pouco tempo, tenho um diastema superior central e nessa ultima consulta ela me disse sobre a cirurgia do freio e colocou um fio de amarrilho entre eles para juntar mais rapido. A cirurgia é simples? E sobre o fio de amarrilho quando fechar eu vou ficar com essa carninha no meio também ou só quem usa a corrente elástica ? Obrigada eu adorei o seu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, o acúmulo de gengiva quando se fecha um diastema quase sempre acontece, depende do tamanho do espaço. Cuide bem da higienização, escove bem, passe fio e faça bochechos. Quanto menos placa bacteriana, menos inflamação e menos gengiva sobrando...
      Quanto a cirurgia de freio veja: FRENECTOMIA - OQUE É ISSO?"
      Agradeço os elogios e por participar do blog.
      Abs.

      Excluir
  17. Coloquei o elástico corrente recentemente e dói muito. É praticamente impossivel comer algo além de arroz e feijão. Você pode me dizer durante quanto tempo a dor vai se peolongar? E se existem elasticos desse tipo que são mais apertados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Realmente, o elástico provoca dor. Mas geralmente a dor costuma melhorar dentro de 4-5 dias, doendo cada vez menos. Sim, existem elásticos corrente mais apertados, depende da distância entre um elo e outro: -o-o-o- ou --o--o--o--o-- ou
      ---o---o---o---o--- Ok? Abs.

      Excluir
  18. Oi, boa tarde e obrigada pelo espaço e pelas explicações.
    Eu tenho um pequeno diastema e 26 anos. Meus caninos superiores estão retidos e coloquei aparelho há duas semanas para "abrir" espaço para fazer o tracionamento. Mas, há cerca de 3 dias meu diastema inflamou. Será que é por causa do aparelho? Alguma dica de como desinflamar? Está inchado e doendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente a gengiva do diastema "inflamou" por acúmulo de placa bacteriana. talvez seja por causa do aparelho, que dificulta mais a higiene e facilita o acúmulo de resíduos. Passe muito fio dental, escove bem de forma a remover todo e qualquer resíduo. Faça bochechos com o Periogard, por exemplo, após refeições e após escovar os dentes para melhorar a situação. Mas o melhor mesmo é mostrar para o seu dentista, relatar o incômodo e pedir maiores esclarecimentos. Nada melhor que o exame clínico.
      Use o Periogard por no máximo 15 dias e mantenha a região muito bem higienizada.

      Abs.

      Excluir
  19. se apenas fazer a frenectomia, sem o uso posterior de aparelhos ou outro procedimento, poderia se resolver um diastema menor que 3 mm ? A frenectomia pode 'arrebitar' um pouco a ponta do nariz, já q 'liberou' o freio' ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anõnimo!Desculpe a demora em responder.
      Se apenas fizer a frenectomia o diastema não irá fechar. É necessário ou a colocação de resina ou aparelho ortodôntico. A frenectomia também não tem o poder de "arrebitar" o nariz, para isso seria necessário inclinação dos dentes anteriores superiores para palatino.
      Abs.

      Excluir
  20. Olá Sônia, primeiro quero agradecer por tirar nossas dúvidas. Meus parabéns! Bem, em agosto de 2013 coloquei aparelho fixo. Possuo diastemas inferiores e superiores. 5 meses indo as manutenções eu era atendida somente por THD e ACD, resolvi mudar de dentista, fiz certo? Não abandonei o tratamento. Em quanto tempo mais ou menos verei resultados? Não uso elásticos em corrente. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vera!
      A ortodontia é uma especialidade muito complexa e que exige muitas modificações a cada consulta na busca da estética e da parte funcional. Quem estudou para isso foi o cirurgião dentista e não a ACD ou THD. Acho certo você ter mudado de profissional.
      Para fechar os diastemas todos é necessário que os dentes estejam todos alinhados e nivelados e colocar elásticos que podem ser os em corrente ou não. Não tem como dizer em quanto tempo os diastemas estarão fechados porque não sei quantos diastemas e nem quantos mm necessitam se "fechados"... Ou seja, é necessário exame clínico e radiográfico. Mas com certeza em breve tudo estará resolvido.
      Abs.

      Excluir
    2. Acrescentando: É proibido pelo Código de ética Odontológica que ACds e THds exerçam a função do Cirurgião-Dentista.

      Excluir
  21. Olá Dra Sônia. estou no 5º mês do uso de aparelho fixo, já estou na fase do arco retangular. mais minha curiosidade é: como se chamam os vários tipos de ligas que são usadas no aparelho ortodontico, desde a ligadura normal até aquela que prende a parte superior á inferior...queria saber muito como se chamam todos os tipos de ligas usadas no aparelho ortodontico fixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, quando você fala "ligas" imagino que quer dizer elásticos...
      As borrachinhas coloridas se chamam "anel elástico de ligadura"; há o elástico corrente que é uma série de ligaduras "grudadas" e há o elástico intermaxilar, que é usado de uma arcada na outra, e que possui vários tamanhos.
      Abs.

      Excluir
  22. Bom dia! Fiz tratamento ortodontico com a retirada do 1º pre molar, após o tratamento com uso de aparelho, ainda ficou um espaço, posso corrigir com resina?Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é uma boa opção fechar diastema com resina. Fica muito bom. Abs.

      Excluir
  23. Olá Dra.Sônia! queria saber se dependendo do caso, o paciente pode usar elástico corrente no 6º mês de uso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O elástico corrente pode ser usado de várias formas. No caso que você pergunta, para ser usado os dentes precisam estar totalmente nivelados e alinhados e se possível com arco retangular. São usados geralmente para fechar pequenos diastemas. Se os seus dentes já estiverem totalmente nivelados e alinhados e houver indicação, pode usar sim. Mas quem dará a palavra final é o seu dentista, pois ele é quem fez o planejamento do seu caso.
      Abs.

      Excluir
  24. Olá Dra. Sônia! queria saber se o simples costume de colocar a língua no diastema pode impedir ou dificultar seu fechamento. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!
      Excelente pergunta, que servirá para esclarecer muitas pessoas!
      SIM, O COSTUME DE COLOCAR A LÍNGUA NO DIASTEMA IMPEDE E DIFICULTA SEU FECHAMENTO E MUITAS VEZES PODE ATÉ FAZER COM QUE SE ABRA MAIS!
      O hábito de roer unhas, colocar lápis, caneta na boca e outros objetos... Tudo pode fazer com que o diastema não se feche...

      Abs.

      Excluir
  25. Olá Dra. Sônia! Uso aparelho ortodontico fixo na parte superior e inferior. queria saber se o uso do aparelho fixo pode causar forte dor no ouvido, inflamando seu interior e provocando até seu tapamento. estou no 5º mês de uso, e não tinha me acontecido essa dor antes. é que algumas pessoas aqui onde eu moro dizem que pode ser do aparelho, mais acho que não, pois está muito inflamado e tapado internamente. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo! desculpe a demora em responder, não sei o porquê, mas sua pergunta foi parar na pasta "spam".
      Olha, não há nada comprovado cientificamente que aparelho fixo provoque dor e inflamação no ouvido. Procure um ortorrino.
      Abs.

      Excluir
  26. Olá Dr. Sonia, fiz frenectomia ha exatos 21 dias, minha boca esta horrivel, meu sorriso nao é mais o mesmo isso é normal? estou usando aparelho há 2 meses e estou pensando em tirar, acarreta algum mal se eu tirar, pois desanimei demais com essa cirurgia que p mim foi horrivel. obg

    ResponderExcluir
  27. Olá Dr. Sonia , fiz frenectomia labial ha exatos 21 dias, minha boca esta horrivel, nao consigo sorrir esta sem elasticidade, e estou com aparelho fixo há 2 meses e estou pensando em tirar isso me acarreta algum mal? pois desanimei demais com minha boca desse jeito. obg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, meu conselho é para que você fique o tempo correto de tratamento com aparelho ortodôntico. tenho certeza de que depois de algum tempo você irá sorrir feliz com o seu "novo sorriso". Vez ou outra desanimamos mesmo, sonhamos com uma coisa e a vida parece nos conceder outra. Mas tudo é passageiro, logo você verá com outros olhos o seu tratamento.
      Se parar agora, com apenas 2 meses, com certeza haverá movimentações dentárias indesejáveis.
      Tenha força de vontade.
      No fim dá tudo certo.
      Um grande abraço.

      Excluir
  28. Olá Dra. Sônia. Meu marido possui diastemas na arcada superior. Gostaria se saber se há alguma especialidade na área da odontologia para o caso dele ou deveria procurar direto um ortodentista mesmo achando que o caso dele não é para aparelho? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa... Seu marido pode procurar um dentista clínico ou um especialista em dentística ou um ortodontista mesmo que o encaminhará (se for o caso) para o respectivo profissional. Abs e felicidades.

      Excluir
  29. Eu fui no dentista e la ela me disse que eu tenho que fazer a cirurgia por que se fecha com resina os dentes pode ficar um pouco grande .. mais com essa cirurgia vai resliver mesmo ? E quanto tempo mais ou menos para fecha o Diastemas usando o aparelho depois da cirurgia ....?? E vai ter como disfarçar um pouco o Diastemas usando o aparelho ...??? Agradeço a resporta gostei muito do seu blog .....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só a cirurgia não é suficiente para fechar o diastema, é necessário o uso do aparelho ortodôntico. Para saber quanto tempo demora para fechar o diastema, depende de quantos mm tem esse diastema. É preciso primeiro alinhar e nivelar os dentes. Estando alinhados e nivelados pode-se colocar um elástico para fechar o espaço que se for pequeno - 1 a 2 mm - geralmente estará fechado logo na primeira ou segunda semana de uso de elástico. O aparelho fixo disfarça bem o diastema. Abs.

      Excluir
  30. Olá, gostaria de saber até quantos mm o diastema pode ser fechado com resina. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise. Tudo depende de como ficarão os dentes reconstruídos com resina, se esteticamente agradáveis ou não. Geralmente o acréscimo de 1 ou 1,5 mm em cada dente onde há o diastema não prejudica a estética. Tudo deve ser planejado entre você e seu dentista. Abs.

      Excluir
  31. Olá Sonia. Gostaria de fechar o diastema com resina. Mas caso se por algum motivo após o fechamento eu precise usar aparelho ortodôntico, seria possível? A colocação da resina é algo "irreversível"? Desde já obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suh! A colocação da resina não é irreversível, ela pode ser retirada sem danos aos dentes visto que é acrescentada, apenas... E caso queira pode usar aparelho ortodôntico também.
      Abs.

      Excluir
    2. Muito obrigada pela atenção! Abs.

      Excluir
  32. Oi, estou utilizando aparelho fixo há 10 meses, e reparei que fornou-se um pequeno diastema entre o superior central e o canino, minha dentista colocou a corrente elástica e o diastema se fechou, porém ao retirar a corrente voltou a se formar novamente, ela ja fez esse processo vai-e-vem umas 3 vezes. Gostaria de saber se a minha dentista não está fazendo o procedimento correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danielle! Olha, o procedimento está correto sim, e geralmente diastemas costumam ser teimosos e "abrir" novamente. O que precisa ser feito é uma maneira de impedir que se "abra" outra vez. Converse com sua dentista e procure entender o que está acontecendo. Somente ela, com a sua documentação e exame clínico, é que pode resolver de uma forma satisfatória esse problema. Abs.

      Excluir
  33. Olá usei aparelho fixo por 4 anos, no procedimento foi retirado o primeiro molar de cada lado superior, usei a contenção onde o ferrinho ficava no espaço entre o canino e o segundo molar e me encomodava, o dentista falava que estava certo, mas agora depois do termino do tempo da contenção criou dois diastemas de cada lado com mesmos de 3 mm cada, não queria voltar a usar o fixo, com a antiga contenção fecharia? O que deveria fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel.
      Não entendi muito bem onde passavam os grampos da contenção, se entre o canino e segundo pré molar ou após o canino e após o segundo molar... Seria preciso ver o caso para dar um diagnóstico. Com o mesmo aparelho de contenção penso que não é possível fechar esses diastemas, pois entendi que foi o grampo do aparelho o responsável por abrir esses espaços. Mas talvez fazendo uma nova moldagem, um novo modelo e um novo aparelho removível, onde os grampos fiquem longe desses diastemas, seja possível fecha-los. Abs.

      Excluir
  34. ola, se uma pessoa aplicar a resina nos dentes, com o passar do tempo os dentes podem ir desgrudando de novo?

    ResponderExcluir
  35. ola, eu queria saber se quando uma pessoa aplica resina, com o passar do tempo os dentes podem ir "desgrudando"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela! Acho que você quer saber se com o tempo a resina pode sair... É isso? Sim, em alguns casos a resina pode sair e até alterar a cor. Abs.

      Excluir
  36. Olá Sonia, usei aparelho durante 10 anos o meu caso era grave e como procurei um especialista desde os 5 anos de idade foi tudo resolvido e não precisei me submeter a uma grave cirurgia, sempre tive diastema e antes do uso do aparelho o espaço era grande, ao usar aparelho fixo e com ajuda de liga corrente o espaço fechou, assim que retirei o aparelho o espaço ainda era fechado e no inicio a contecão resolvia, mas não serve mais..No momento o espaço do meu diastema é pequeno, Fiz hj uma frenectomia e meu dentista disse que talvez o uso da minha contenção resolvia fazendo com que feche esse espaço do meu diastema superior central, qual a probabilidade do uso da minha contenção fechar esse espaço? Obg, fica com Deus! Ps. O dentista irá ligar novamente minha contenção.. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alaney! Sim a contenção antiga pode ajudar a fechar seu diastema, pois quando ela foi confeccionada foi no modelo de gesso antigo, imediatamente após a retirada do ap. fixo. Assim que fechar o melhor é colocar uma contenção fixa, para evitar que se abra novamente, pois essa possibilidade sempre existe.
      Abs.

      Excluir
  37. Boa noite! Uso aparelho e tenho um leve problema com diastema, o espaço não é muito grande. Chega a ser resolvido com resina até. ele já fechou a algum tempo (Uns 6 meses +/-). A minha pergunta é: Após o diastema fechar, eu devo passar +/- quanto tempo com o aparelho?

    ResponderExcluir
  38. Gostaria de saber se para fazer Gengivoplastia precisa fazer uma panorâmica?

    ResponderExcluir
  39. Eu uso aparelho a algum tempo e tive que extrair o 1° molar superior lado direito (26) e puxar o 2° molar sup (27)juntar com o 2° pré (25). Isso foi feito e já está totalmente juntinho. Queria saber se agora que já está junto posso tirar o aparelho ou tenho que ficar mais algum tempo com ele? É possível que o 2° molar volte para o lugar dele?

    ResponderExcluir
  40. Olá. Eu tinha espaços entre os dentes da frente e usei aparelho fixo por 1 ano e 9 meses e antes disso fiz uma frenectomia.tirei o aparelho e estou com a contenção a uma semana mas percebo que meus dois dentes da frente ainda tem um pequenino espaço a contenção ajuda a fechar ou devo novamente procurar meu dentista antes dos tres meses que esta marcafo para mim ir la ?

    ResponderExcluir
  41. Olá. Gostaria de saber se é possível colocar aparelho para corrigir dentes tortos e espécie entre os dentes sem fechar o diastema central.

    ResponderExcluir

Olá! Assim que possível responderei. Obrigada pela visita. Obs: não respondo por email, somente aqui no blog.