quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Classe II

Fiquei sabendo pelo dentista que meus dentes são Classe II. Como é isso?


Angle foi um ortodontista inglês (foi considerado o pai da ortodontia) que classificou as maloclusões em Classe I, Classe II e Classe III.
Classe II seria o seguinte:
 
Classe II, divisão 1ª - O primeiro molar superior encontra-se à frente do primeiro molar inferior, a maxila (maxilar superior) parece ser maior que a mandíbula, e todos os demais dentes parecem estar "para frente".

Classe II, divisão 2ª - O primeiro molar superior encontra-se à frente do primeiro molar inferior. Os incisivos centrais encontram-se inclinados mais para dentro e os incisivos laterais encontram-se inclinados para fora, aparecendo bem.

 
Na classe II divisão 1ª, ao observar nota-se que a maxila está bem "para frente" da mandíbula, dando ao paciente o aspecto de "dentuço".  Quando isso ocorre devido ao pouco crescimento da mandíbula ou ao grande crescimento da maxila, podemos então estar diante de uma Classe II esquelética:
 
do site: http://www.identidadeodonto.com/wp-content/uploads/2011/06/retrognatismo.jpg
 Na foto acima podemos ver uma Classe II esquelética.

Se a pessoa tiver uma Classe II esquelética, como é feito o tratamento?
Geralmente  é cirúrgico, com avanço de mandíbula, confecção de mento e muitas vezes com elevação de maxila. Isso deve ser planejado na documentação do paciente, em conjunto com o Ortodontista e Cirurgião Buco Maxilo Facial. A cirurgia é feita com os aparelhos ortodônticos fixos superior e inferior após algum tempo de tratamento ortodôntico já com finalidade cirúrgica.
A cirurgia - obviamente - é feita em ambiente hospitalar. O paciente deverá arcar com os custos do cirurgião, de seu assistente, do anestesista, da diária hospitalar, fonoaudióloga, medicamentos e fisioterapia ( a face fica sem sensibilidade por um tempo, exigindo fisioterapia local).
 
do site: http://www.jrgodontologia.com.br/timthumb-watermark.php?src=upload/Captura%20de%20tela%202011-07-27%20_s%2015.14.05.png&w=300&zc=1

 
Acima temos uma Classe II esquelética com grande deficiência de mandíbula, que foi tratada cirurgicamente. Notem a melhoria do perfil da paciente e mais harmonia na face.


Nos casos onde o crescimento da maxila é bem maior que da mandíbula, e o paciente ainda está em idade de crescimento, podemos usar o Aparelho Extra Bucal para tentar conter esse crescimento:
do site: http://2.bp.blogspot.com/_6raDxeZpP04/TGXH5tp43MI/AAAAAAAAAew/ZFxl4dwV-rU/s1600/aeb.jpg

 O famigerado "freio de burro", como chamam as crianças e adolescentes. Apesar de ser um aparelho "feio" e não muito aceito, no caso de crescimento acentuado da maxila e crescimento dentro do ideal da mandíbula, seria o mais indicado.

Quando a mandíbula é afetada em seu crescimento, crescendo menos que deveria, o mais indicado seria um aparelho ortopédico, como por exemplo o Bionator:
http://www.weisskircher.de/bilder/bionator.jpg
Mas  Bionator, como aparelho ortopédico, só será eficiente se o paciente estiver ainda em fase ce crescimento, não sendo favorável em adultos.


O plano de tratamento de uma Classe II, seja divisão primeira ou segunda, só o ortodontista poderá dar. Em muitos casos é necessária a extração de pré-molares superiores, mas somente analisando as radiografias e o exame clínico para se ter certeza disso.
Quanto antes a criança iniciar o tratamento, melhores serão os resultados.
  Fale com seu ortodontista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Assim que possível responderei. Obrigada pela visita. Obs: não respondo por email, somente aqui no blog.