segunda-feira, 23 de julho de 2012

Não quero mais continuar o tratamento

Muitas vezes chega um paciente em meu consultório e diz a frase: "Não quero mais continuar o tratamento no meu dentista, porque eu faltei 3 meses e ele quer que eu pague os três meses que eu não fui.  A  Drª continua o tratamento para mim? Tenho que fazer outras radiografias?".


----------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATENÇÃO:  ESSA POSTAGEM JÁ ATINGIU O NÚMERO MÁXIMO DE COMENTÁRIOS SUPORTADOS . CASO QUEIRA COMENTAR FAÇA EM OUTRA POSTAGEM, COM MENOR NÚMERO DE COMENTÁRIOS.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------


Em primeiro lugar, o paciente quer saber se o dentista pode cobrar os  meses de tratamento que ele não compareceu. Pode isso?

Pode, se no início do tratamento foi assinado um contrato e se nesse contrato está CLARAMENTE EXPLÍCITO  que o paciente deverá pagar por todos os meses de tratamento, tenha ele comparecido ou não. É importante ficar atento se foi assinado um contrato. Se foi, o dentista não está te enganando, está tudo sendo feito às claras. Se não foi assinado contrato algum ou se no contrato assinado não está escrito nada sobre isso, então não pode.



O paciente pode interromper o tratamento em um dentista e continuar em outro, com o mesmo aparelho fixo?
O paciente pode interromper o tratamento a hora que ele quiser, estando atento ao contrato assinado. Há vários motivos para se interromper um tratamento: mudança de cidade, problemas financeiros, descontentamento com o profissional, com os resultados...  Se pode continuar com o mesmo aparelho fixo em outro profissional? Aí depende... Depende da técnica usada pelo outro profissional, do planejamento que o outro dentista irá fazer... O ideal é tirar tudo e fazer nova documentação. E colocar outro aparelho com o outro profissional.

http://www.iro.com.br/exames-oferecidos/documentacao-ortodontica.php

O outro dentista tem obrigação de devolver a documentação, caso  o paciente desista do tratamento?
Alguns dentistas não gostam de ouvir isso, mas eles têm obrigação de devolver a documentação para o paciente. De acordo com o código de ética odontológica, são deveres fundamentais dos profissionais:

1. Elaborar e manter atualizados os prontuários de pacientes, conservando-os em arquivo próprio;

2. Garantir ao paciente ou seu responsável legal, acesso ao seu prontuário, sempre que for expressamente solicitado, podendo conceder cópia do documento, mediante a recibo de entrega;

Sendo assim, fica claro que o dono (posse) da documentação é o paciente (já que ele pode ter acesso a hora que quiser), mas a obrigação de guardar  a documentação cabe ao dentista.
Ou seja, a documentação ortodônica deve ser devolvida ao paciente ( no caso se pedir), sendo que foi ele quem pagou por ela, mediante um recibo assinado de que ele  (o paciente) está levando a sua documentação.

Importante lembrar que um profissional que inicia ou REinicia um tratamento precisa sempre de radiografias recentes e modelos recentes. Ou seja, ele precisa da condição ATUAL  da boca do paciente. Nem sempre radiografias antigas são suficientes. Mesmo tendo acessoa à documentação antiga, o ideal é fazer UMA NOVA DOCUMENTAÇÃO. Muitas vezes nem compensa ficar brigando por dados antigos. 

Lembrando sempre que o melhor é sempre  conversar com o dentista. Desistir o tratamento deve ser a última opção.

213 comentários:

  1. nao tenho contrato com o dentista,paguei a documentacão,e agora vou mudar de cidade,fis uma consulta somente.e paguei,eles querem me cobrar para retirar a documentacão isso esta certo?

    ResponderExcluir
  2. Olá D Sonia!

    Comecei o tratamento com uma dentista em SP e conversando com alguns amigos vi que estou pagando muito caro, foram R$480 para colocação e R$150 mensalmente da manutenção. Foi colocado apenas na arcada superior, para pequenos ajustes pois meu objetivo é arrumar os dentes inferiores, no caso tenho 2 da frente que são levemente encavalados. Não assinei nenhum contrato, minha ideia seria ficar estes 3 ou 4 meses com esta dentista para ajustar os superiores, e então ir para outro mais barato para terminar o tratamento nos inferiores. Existe problema?

    ResponderExcluir
  3. Oi Paulo!
    Falar em preço é muito relativo, pois não se sabe o tipo de bráquete nem o plano de tratamento desse profissional.
    O que está errado é colocar apenas na arcada superior... Leia Aparelho fixo em apenas uma das arcadas

    O certo é começar o tratamento com ambos os aparelhos, pois você deve sempre ver a maxila encaixando perfeitamente na mandíbula. Se não houver esse encaixe, não ha estabilidade e provavelmente os dentes irão mudar de posição.

    Como você não tem contrato e não está satisfeito, aconselharia a conversar com o profissional de maneira franca, expondo seus pontos de vista. Pode mudar de profissional se esse for seu desejo. A documentação é sua, de acordo com o Procom.

    Abs e boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse comentário acima e em outro logo abaixo eu escrevi "ProcoM" em vez de "Procon". Obviamente que PROCON é com N e não com M, pois esse "coN' é de "CONSUMIDOR".Já me xingaram aqui por isso, mas acho que é mania de escrever palavras terminadas sempre com "M" e não com "N".
      Aliás, é nessa postagem que mais me xingam...

      Portanto, vou deixar errado os que já estão escritos para não alterar a data dos comentários, ok?
      Mas não sou burra não, é falta de atenção. Obrigada.

      Excluir
  4. ola D. Sonia,
    Eu fiquei afastada do tratamento por quase 1 ano ( pois tive problemas financeiros, e também um canal que tive de fazer) Agora que voltei a minha dentista disse que meus pagamentos estão em aberto, e tenho de pagar no minimo 3 mensalidades para poder voltar ao tratamento. Fiquei indignada pois nunca assinei nenhum contrato que devo pagar os meses que não foi. E mesmo assim sem contrato algum, ela me nega atendimento por causas desses meses. Eu então decidi cancelar meu tratamento nessa clinica e procurar outro dentista. Mas agora o problema é que ela se nega a devolver minha documentação( que eu paguei por ela) alegando ser um documento da clinica, e diz que só vai me dar uma xerox da documentação. Estou muito nervosa, não sei oque fazer, posso obriga-la a devolver minha documentação?

    ResponderExcluir
  5. Oi Mayara!
    se você não tem contrato assinado, onde diz que você tem que pagar pelos meses que não foi, você não pode pagar por isso. Infelizmente o colega está errado em negar atendimento à você.
    Poderia muito bem continuar o tratamento ou caso contrário devolver sua documentação.
    Para tanto bastaria você assinar um recibo, dizendo que está levando a documentação, e que desiste de livre e espontânea vontade do tratamento.
    De acordo com o código de ética odontológica, a documentação é sua. O mesmo diz o Procom, pois foi vc que pagou.

    Mas eu vou te dar um conselho... Considerando que você ficou quase um ano sem as manutenções e desde que fez a documentação talvez já tenha decorrido bem mais de um ano, o ideal seria fazer uma nova documentação... E começar o tratamento em outro lugar. Você não acha que seria menos complicado?

    Nessa nova documentação estaria a radiografia atualizada. E se for continuar em outro dentista, ele pedirá a documentação atualizada para você.

    Procure um dentista de sua confiança, com boas referências. Tenho certeza que tudo dará certo.

    Abs.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde dra Sonia,estou com um grande problema,faço tratamento com minha dentista há bastante tempo,ela cuida dos meus dentes e dos dentes da minha filha,coloquei o aparelho em março deste ano,e é claro a gente fica curiosa pra saber o que esta fazendo,no começo doi ai voce tem bastante duvida,mas minha dentista é muito grossa ela nao gosta que fica perguntando nada eu ate evito porque ja sei como ela é, ja ha conheço ha 6 anos,mas ela nao era assim,depois que coloquei o aparelho é que eu notei algumas grosserias dela,tudo que eu perguntava ela dizia voce tem que sabe espera vc é muito ansiosa,dai parei de perguntar as coisas pra evitar levar patada,pois eu tinha acabado de colocar o aparelho,e aida tinha dois anos pela frente.E pra ajudar todo mes acotecia alguma coisa com o aparelho o braquete descolava e ela dizia que eu tinha quebrado,parecia uma coisa,todo mes acontecia algo e ela nao aceitava o que eu dizia sempre achava que eu tinha quebrado,e me sintia mau pois eu nao gosto de mentiras e tudo que eu falo ela acha que estou mentindo cada braquete quebrado é 20,00que eu pago,mas ate ai tudo bem.O pior foi o ultimo mes,ela colocou no meu dente superior pelo lado de dentro um pino e nao me falou nada, num belo dia eu comendo eu senti algo estranho no meu dente,mostrei pra minha mae e ela disse vai na sua dentista porque parece que seu dente trincou eu estava comendo (pastel)fui ate o consultorio dela,chegando la a recepcionista me disse que nao tinha dentista naquele dia e que era folga da minha dentista era sexta-feira 13:30 e eu reclamei dizendo que quando a gente precisa nao tem niguem,e a minha dentista estava lavando a garagem da clinica,ai eu falei mas a doutora esta la fora e a menina disse mas é folga dela,sai dali reclamando,achei um absurdo nao ter dentista pra te atender em uma situação dessa,eu ia ate em outro dentista mas como ela estava la fora e eu passei por ela eu pergutei se ela nao poderia dar uma olhada no meu dente so pra me dizer o que realmente tinha acontecido,ela mandou eu ir la no sabado ,ok eu fui nao era nada apenas a cola do pino que tinha escapado.tudo resolvido né,engano meu hoje foi minha consulta chegando la minha surpresa minha dentista resouveu tirar satisfação,que nao tinha gostado do comentario que eu fiz dizendo que quando a gente precisa nao tem nimguem, e que se tivesse paciente no consultorio eu iria queimar ela,e que eu desrespeitei seu dia de folga e mais disse que ela nao vem na minha casa atrapalhar meu dia de folga,e é logico que depois de ouvir tudo issoeu nao fiquei queta disse a ela que me desculpasse de atrapalhar seu dia mas que tivesse mais educaçao pra falar comigo e que nao gritasse pois eu tambem iria gritar com ela,disse a ela tambem que se faltou uma proficional ela tinha a obrigaçao de trabalhar naquele dia ja que o consultorio é dela,ela me disse que nao, que por iso mesmo o consultório é meu,e aonde que estava escrito que ela tinha a obrigaçao de ter que trabalha naquele dia,emfim batemos boca disse ha ela que muitas pessoas que eu conheço nao vao la porque ela é muito grossa e varias coisas, ficou muito chato eu ja estava evitando perguntar coisas simples para nao acabar discutindo com ela mas nao teve jeito acabou sendo pior do que eu pensei,e agora é claro depois de tudo isso noa tem nem como eu continuar o tratamento com ela,quero saber se posso pedir minha documentaçao,pois vou ter que procurar outro dentista,e se ela se recusar de me dar o que eu faço,des de ja te agradeço dra Sonia tenha uma boa tarde e muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vixi! Que encrenca, hem!
      É necessário saber se há contrato, cláusulas que dizem o que pode acontecer se desistir do tratamento, etc.
      Penso que se vc for pedir a documentação novo bate-boca irá acontecer. Como eu sempre digo, a documentação é do paciente.
      Talvez o melhor seja fazer uma nova documentação, para evitar atritos maiores e começar tudo novamente em outro profissional.

      Um grande abraço, minha amiga. Infelizmente há coisas na vida difíceis de entender.
      Felicidades.

      Excluir
  7. ola
    coloquei um aparelho, em fevereiro de 2012, mas em maio fiquei sabendo de algumas coisas erradas que a dentista fez a outros pacientes e que lhes causaram danos, então disse a ela que gostaria de interromper o tratamento, mas ela me disse que não podia, e que eu deveria colocar mais um aparelho, este no céu da boca, eu não autorizei nada. Simplesmente parei de ir, não fiz mais manutenção, esses dias resolvi ir atras de meus exames e dar sequencia ao tratamento com outro profissinal, mas a dentista alega que eu devo pagar pelo dito aparelho que deveria ter posto no céu da boca, pois ela já tinha ele pronto, mas lembrando, eu não coloquei ele e que não posso parar o tratamento, ela se recusa a tirar o aparelho da minha boca, o que eu posso fazer. No começo do tratamento assinei uma folha onde falava que eu estava começando o tratamento, mas nesse contrato não falava nada de custos ou obrigações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Anônimo!
      Infelizmente você fez uma coisa errada: você sumiu do tratamento. Na época que você disse que não desejava mais continuar o tratamento, já deveria ter tido uma conversa franca com a dentista e encerrado realmente esse tratamento, se assim era a sua vontade.
      O que eu posso te aconselhar agora - se é que vc não quer mesmo continuar - é ir em outro profissional, fazer nova avaliação e nova documentação.
      Se você tem algum pagamento pendente com essa dentista, o melhor é acertar as dívidas. Então comece tudo novamente.
      Se você assinou um contrato, deve ter uma cópia. Não pode ser exigido aquilo que não está lá no contrato.

      Um grande abraço!

      Excluir
  8. Oi drª estou c um problema,preciso de um auxilio.Eu comecei meu tratamento odontologico em dezembro de 2006, em 2011 resolvi interromper meu tratamento por questoes financeira.passado algum tempo procurei a clinica para ver meus debitos e acertar oq devia, a menina que me atendeu disse q estava tdo bem, que não devia nada e que iria cancelar o meu contrato,perguntei se n iria dar problema a ela e me informou que não,nem msm me questionou sobre a devolução do aparelho fixo.porem hj resolvi procurar um outro dentista fiz uma nova panoramica e minha dentista me informou que meu dente esta com reabsorção nem sei oque é isso! mas ela me disse q se eu n tratar posso perder meu tente e ter q colocar um implante.mas para ela avaliar com mais precisão ela me pediu q entrasse em contato c a clinica anterior e solicitar a minha documentação para ela comparar o antes e o depois da raiz.Mas a clinica não quer me dar e disse que eu não tenho direito.estou com medo e não sei oque fazer.eles estão colocando um monte de problemas p não me devolver,falou q tenho debito, mas não me informa o valor p eu pagar e agora esta dizendo que eu retirei meu aparelho em outro lugar sendo que o mesmo era comodato.o pq ela nunca me questionou isso? mesmo sabendo q eu ja havia retirado o aparelho? e pq nunca me protestou pelo debito? como devo fazer ja que não tenho conhecimento.me ajuda eu falei que iria pagar e ela me disse que esse não é o problema, mas eu tenho problema e eles não querem me ajudar oque eu faço???????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana!
      Em primeiro lugar, fique calma. A reabsorção radicular externa ocorre em alguns dentes (ou todos) devido -por exemplo - a traumas e também tratamento ortodôntico. Geralmente aparece em maior ou menor grau. Parte da raiz "desparece", ou seja, é reabsorvida. Infelizmente é um processo irreversível, ou seja, não tem como fazer aparecer a parte da raiz que sumiu.
      No seu caso, provavelmente, o processo foi causado pelo tratamento ortodôntico.
      A radiografia anterior ao tratamento seria interessante para confirmar se foi realmente causada por esse tratamento ou se vc já tinha reabsorção antes...
      Essas clínicas de ortodontia realmente dificultam a entrega de radiografias e documentações. E como - provavelmente - não irão devolver as radiografias, sugiro o seguinte:
      - como a reabsorção provavelmente foi causada pelo tratamento ortodôntico, fique tranquila que retirado o aparelho a reabsorção para. E acredito que você já retirou esse aparelho, não é?
      - Se vc fez uma radiografia agora, por esses dias, guarde e faça outra radiografia daqui a 3 meses para uma comparação.
      - A radiografia panorâmica não é muito indicada para esse tipo de observação e sugiro que faça uma radiografia periapical da região para se comparar:
      - Tem que saber o quanto de reabsorção esse dente (e qual dente)... Se é 1/3 de raiz, 2/3... E assim por diante.
      - Os incisivos laterais superiores são os dentes mais afetados da arcada dentária, em casos que se necessita verticalizar o dente...

      - Se a reabsorção continuar , fato que só se poderá constatar na segunda radiografia, a solução será fazer o canal do dente e tirar qualquer trauma que ele possa estar sofrendo.

      Abs.

      Excluir
  9. Olá Dtr;Sonia .minha filha começou o tratamento numa dentista para arrumar os dentes. e paguei tudo desde do início. até as manutenções . comecei em maio desse ano.e foi colocado o aparelho fixo ,e com isso já foi quebrado duas vezes e ela me cobrou a metade da manutenção .que é 120,00 por mes. e paguei 60 ,00. é preciso eu pagar? e agora eu rompei o tratamento pq machucou a boca da minha filha que nem conseguia comer.e por cima ta me cobrando a multa de 5 manutenção . valor de 120,00 que da total de 600,00 ,ta muito caro pra mim. quero saber se é correto. no contrato ñ tava escrito as 5 manutenção ,ela que escreveu.na linha onde era pra ser escrito nome de testemunha e ñ o que ela escreveu .assim.;;em caso de desistencia será pago a multa de 5 manutenção valor de 120,00
    na verdade ,todo contrato é conhecido em cartório e esse ñ é.então eu posso negar de pagar?

    ResponderExcluir
  10. Olá Doutora Sonia, em dezembro vou tirar o aparelho para colocar aquele ferro para os dentes não voltar pro lugar, ela me falou que tenho que pagar 160,00 para colocar esse ferro, isto está certo?

    ResponderExcluir
  11. Olá Croounch!
    O aparelho removível de contenção requer muitos passos. O dentista precisa moldar o paciente, colocar gesso no molde para obter o modelo. O modelo deverá ser enviado a um protético que fará os grampos, colocará a resina, dará acabamento, polimento, etc. Ou seja, impossível fornecer "gratuitamente" uma aparelho de contenção... Ele tem seus custos. O valor depende da cidade onde vc mora, do dentista, do laboratório de prótese, etc.
    Poder cobrar o dentista pode, e acredito que todos cobram por uma aparelho de contenção. O dentista só não poderá cobrar se ele fornecer um contrato onde foi dito que o "aparelho seria grátis".
    Em relação ao valor que vc especificou, está até bem abaixo do valor cobrado pela grande maioria dos dentistas.

    Abs e felicidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ludmila, qualquer ortodontista sabe que nem sempre é possível colocar de imediato o aparelho ortodôntico superior e o inferior. Obviamente que cada caso é um caso e HÁ CASOS onde uma mordida cruzada ou m. profunda por exemplo, que impossibilitam que os aparelhos sejam instalados já no início do tratamento.
      Quando isso acontece, é de bom senso do ortodontista avisar seu paciente que determinado aparelho não poderá ser instalado no início,e sim tempos depois, após resolvido o problema que impede.
      O que NÃO PODE, é deixar o paciente sem esclarecimentos, achando que o tratamento é só numa arcada... O que NÃO PODE é a falta de diálogo profissional/paciente, coisa que tenho visto com frequência e a causa de grandes problemas durante um tratamento ortodôntico.
      O que NÃO PODE é começar e terminar o tratamento somente com um aparelho... Como fica a oclusão?
      Em um atigo da Revista Dental Press de Ortodontia Clínica, a Prof. Dra Beatriz Helena Sotille França escreveu um artigo onde conta os inúmeros processos sofridos por profissionais que colocaram apenas um aparelho ortodôntico e detonaram a articulação do paciente. Procure ler esse artigo. E foi baseado nele que escrevi essa postagem sobre um aparelho apenas.

      Estaria eu infringindo a ética odontológica?
      Estou me auto promovendo? Mandando todo mundo ir para meu consultório? Não postei endereço, telefone...
      Não falo em preços no meu consultório... Não prescrevo tratamento, mando sempre o paciente procurar o seu dentista. Sempre fala para haver diálogo...
      Sem ética são dentistas que falam mal de outros, citam nomes. Criticam tudo que o colega faz para angariar clientes.
      Colocam preços nas portas. Panfletagem.

      Estou fazendo isso?
      Eu não. Estou apenas dando informações. Não consultas. Informações.
      Olha, um grande abraço, fique com Deus.

      Excluir
  12. Olá , tenho 22 anos e a 4 anos uso aparelho ortodôntico, no início do tratamento fiz a extração dos dois pré molares superiores porém depois desse tempo os espaços não fecharam e o dentista falou que para fechar eu teria que extrair um incisivo inferior.Com isso resolvi sair e procurar outro dentista pois só esperei este tempo pois o tratamento parecia que estava funcionando e os espaços fechando mas de um mês para o outro abria novamente.No novo dentista e com um nova documentação recebi a notcia que tive reabsorção radicular e que durante o novo tratamento posso perder alguns dentes e ter que colocar implante. Não sei o que fazer pois meus dentes São super sadios e agora corro o risco de perdê -los.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!
      Olha, não entendi porque para fechar os espaços das extrações superiores há necessidade de extrair um incisivo inferior...
      Quanto à reabsorção radicular, realmente pode acontecer um pouco durante um tratamento ortodôntico. Para perder dentes é preciso que a reabsorção esteja bastante acentuada, restando apenas 1/3 ou menos da raiz.
      Difícil opinar sem ver o caso tanto clínica quanto radiograficamente. A minha sugestão é que você procure um especialista em ortodontia na sua cidade e leve para ele as radiografias e peça uma nova opinião. penso que seu caso não deve estar tão grave assim.
      Abs.

      Excluir
  13. ola tenho uma duvida fui no dentista dia 13 de agosto coloquei separador e fiquei com ele uma semana , no dia 20 fiz a moldagem e a data prevista para fica pronta era de 30 dias , mais ja se´passaram dois meses e nada .liguei e me disseram q o laboratorio atrasou e depois disso mais nenhuma safisfação. Eu posso cancelar o contrato ? pois ja nao quero mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Realmente, meu amigo, dois meses é muito... Os laboratórios podem atrasar, mas esse está bastante atrasado. provavelmente seus separadores já devem ter saído e se isso aconteceu os espaços já fecharam. para um começo de tratamento não está nada bom.

      Você pode desistir sim, mas fique atento ao contrato. Provavelmente irão querer cobrar uma fortuna de você. Leia atentamente todos os itens desse contrato.

      Abs.

      Excluir
  14. Olâ Sônia,
    como vai?
    Coloquei aparelho há aproximadamente 5 meses e as mudanças foram muito grandes. Meus dois incisivos centrais vieram para frente, e automaticamente meus dois incisivos laterais alinharam. O problema é que meus dentes ficaram um pouco para frente, e a dentista me disse que terei que tirar os dois pré molares, porém desde o inicio disse não queria tirá-los. Tenho 28 anos e não quero ficar "banguela" rs. Será que existe outras possibilidades? Não ligo que meu dente não fique inteiramente alinhado, só o fato de os incisivos centrais terem vindo para frente, meu dente melhorou muito. Acha que realmente preciso tirar? ou a dentista pode me oferecer outras opções?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!
      Difícil responder sem ver as radiografias e sem fazer o exame clínico...
      Mas parece que o que aconteceu foi o seguinte: você era Classe II, divisão 2 (incisivos centrais para "trás" e laterais para "frente"), com o alinhamento e nivelamento proporcionado pelo aparelho passou a ser Classe II divisão primeira... Nesses casos os dentes superiores estão de certa forma alinhados, mas a distância entre eles e os incisivos inferiores (sobressaliência) é grande, não se encontram. Para que incisivos superiores encontrem-se com os inferiores, muitas vezes é necessário levar a região anterior para trás (verticalizar)... Por isso - provavelmente - a dentista falou em extrair dois prés molares.
      Mas mesmo assim nada posso afirmar sem ver...
      Nem tem como dizer se há possibilidade de corrigir o problema sem extrações...
      Tenho que sugerir que peça a opinião com um outro profissional aí na sua cidade, seria mais seguro!

      Um grande abraço.

      Excluir
  15. Boa tarde D sonia eu nao quero continuar mais com o tratamento, porq ja nao noto melhorias ja faz alguns meses, estou com o aparelho desde2009 e faz uns tres meses q nao vou ao dentista porq a dra que fazia meu tratamento nao trabalha mais na clinica e querem q eu asine outro conttato o q eu faco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, a solução é a seguinte:
      1. você não quer continuar porque já está satisfeito;
      2. desistir de um contrato é difícil, mas como querem que você assine outro é porque o antigo já não vale mais...

      Então a solução é parar, pois afinal de contas já se passaram 4 anos e você já está satisfeito...

      Abs.

      Excluir
  16. Ola D Sonia, eu gostaria de saber, se ao enterromper o tratamento, por ja estar satisfeito,eu corro o risco de q
    meus dentes fiquem tortos por nao utilizar o aparelho movel?
    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O aparelho removível de contenção deve ser sempre usado após a retirada do fixo. Se tirar o fixo antes ou no tempo certo, o melhor a fazer é colocar a contenção, pois os dentes podem movimentar-se de forma indesejável.

      Peça para o dentista colocar a contenção.

      Abs.

      Excluir
  17. Olá Dr. eu uso aparelho há 8 anos.. meus dentes estão certos, só a mordida que está um pouco cruzada, porém não me incomoda e não dá para perceber. Todo mundo achou lindo meu sorriso, porém, todo mês que eu ia ao dentista minha Dr. puxava para um lado e para o outro, sempre aparecia algo de diferente.. nunca estava perfeito. Desde então resolvi tirar o aparelho, fui a outro dentista e ele tirou, disse que meus dentes estão todos certos, porem uma pequena cruzada na mordida, mas que não pode ser percebida. Desde então ela tirou e me indicou para eu usar o aparelho móvel para não voltar a ficar torto, eu tenho 16 anos. Faz um ano que ela vem me enrolando, ela me disse que iria tirar no inicio de janeiro e desde então, disse que iria tirar ano que vem, por conta desta atitude tirei o aparelho e já estou com consulta marcada para fazer o móvel em outra dentista. Minha mãe ligou para minha ex dentista e ela achou ruim, disse que era falta de étinica e que poderia me processar, minha mãe explicou a situação.. e ela disse que só não iria me processar por conta que tinha respeito por mim. Isso é certo?! Ela tem direito de me processar mesmo?! Ou eu que teria por ela estar me enrolando todo esse tempo, fora que no inicio no ano ela engravidou e colocou outra doutora com pouca experiencia para cuidar dos pacientes, ela ficou 4 consultas sem vir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo!
      Pode ficar tranquilo que ninguém irá te processar. Estamos numa democracia e você tem todo o direito de ir e vir, desde que não prejudique ninguém.
      Use seu aparelho de contenção, esqueça as confusões e seja feliz.
      Abs.

      Excluir
  18. olá Dr Sonia , Estou com um tratamento em uma clinica , E no momento não estou com condições financeiras de está efetuando o pagamento , nessa clinica mesmo não comparecendo para manutenção eu tenho que pagar mensalmente , eu não quero mais continuar com o tratamento , eles me disseram que eu teria que pagar 2 mensalidades para cancelamento ... paguei e agora eles querem que eu retire o aparelho , isso e certo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo!
      Vale o que está escrito no contrato.
      Realmente, quem desiste do tratamento deve tirar o aparelho... Desistência é desistência...

      Abs.

      Excluir
  19. Olá Dra. Sônia.
    Eu coloquei o aparelho ortodôntico e paguei no cartão de crédito, por 1 ano de manutenção.
    Quando fui fazer a última manutenção que eu acreditei já estar paga, me disseram que eu teria que pagar mais uns seis meses do fixo e depois a manutenção da contenção, Tudo isso também no catão de crédito, eles não aceitam outra forma de pagamento.
    Insatisfeita com as informações(ou falta delas), visto que falei com a responsável do setor de cobrança e não com a dentista, e também pela forma de pagamento e no momento era inviável, procurei outra dentista e retirei o aparelho.
    Isso já tem uns 7 meses aproximadamente. Hoje, recebi uma notificação extrajudicial informando que devo comparecer à clínica por causa do abandono do tratamento e quitar débitos.
    Não consigo encontrar minha cópia do contrato, e não lembro de ter assinado contrato específico para colocação do aparelho, pois fiz vários tratamentos no mesmo local, com vários especialistas. O aparelho ortodôntico foi "gratuito".
    Como devo proceder nesse caso? Posso exigir a segunda via do contrato? Eles podem me cobrar o aparelho ortodôntico e se caso houver multa de rescisão de contrato, qual o valor seria considerado justo?
    Confesso que deveria ter tentado negociar com eles o que quer que fosse antes de procurar outro dentista. Mas pensei que por ter pago 1 ano de mensalidades adiantado, não havia mais nenhuma obrigatoriedade em permanecer com o tratamento na clínica e como não procuraram durante esse tempo que fiquei afastada, nem quando fui ao local para outro procedimento no início do mês, fiquei tranquila até então.
    Desde já agradeço pela ajuda..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Não existe "aparelho gratuito". De uma forma ou de outra você tem que pagar por ele. O código de ética odontológica reformulado e que entrou em vigor agora em 2013 proíbe "aparelhos grátis" e outras coisas mais que supostamente são oferecidas gratuitamente.
      Se você recebeu notificação judicial é sinal de que há algo que você assinou. Tente procurar em sua casa essa cópia de contrato para ver o que de fato ela diz. Ou então - em último caso - peça para a clínica fornecer uma CÓPIA da original que está com eles onde consta a sua assinatura.
      Não tem como falar em valores para você, visto que isso somente a clínica odontológica em questão é que tem o poder de decidir. Provavelmente irão cobrar
      o valor das manutenções que faltaram.

      A sugestão é que você tente negociar com eles. Mas antes de tudo consiga cópia do contrato com a sua assinatura para entender o que de fato está acontecendo.

      Um grande abraço e boa sorte!

      Excluir
    2. Obrigada Dra. Sonia.
      Consegui resolver. Realmente assinei um contrato de dois anos e como desisti depois de um ano, paguei a multa de rescisão de 30%. Se eu tivesse conversado com a minha dentista, poderia ter tirado lá mesmo e sem nenhuma multa. Mas, fiquei insatisfeita com a postura da secretária, e acabei abandonando sem verificar o contrato, e outros detalhes.
      Fica a experiência, e vale sempre a pena conversar com o seu dentista antes de passar por qualquer outro profissional da clínica.
      Um abraço.

      Excluir
  20. olá, Dra. sônia, coloquei meu aparelho um pouco mais de um mes, aí quando fui lá fazer minha primeira manutenção, a dentista veio com um contrato pra mim assinar, eu não achei certo,porque ela tinha que ter falado desse contrato antes de colocar o aparelho. aí eu perguntei pra outras pessoas que colocaram aparelho com ela, e eles me disseram que não assinaram nenhum contrato com ela, simplesmente colocaram o aparelho e estão fazendo as manutenções. então meu marido disse que não era pra mim assinar nada. por que eu não sou obrigada a assinar um contrato. sendo que as outras(os)pacientes não fizeram. e no contrato diz que se eu desistir tenho que pagar o valor do aparelho e todas as mensalidades que faltarem para eu completar meu tratamento.e o contrato não tem prazo nenhum de validade, ela disse que é por que pode passar mais de dois anos. mai eu vou lá agora falar para ela que não vou assinar nada por que os outros não assinaram.vou ver o que ela vai me dizer.conheço ela, e sei que ela não vai gostar, mais estamos kits, pois não gostei tbm do que ela ta fazendo comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      O contrato tem que ser entregue antes de colocar o aparelho. Também pode ser entregue depois, pois às vezes pode haver esquecimento por parte do profissional. O estranho é que você diz que ninguém assinou contrato... O jeito é conversar com a dentista, de maneira sensata e explicar o que desagradou você. Não vejo motivos para desistir do tratamento, talvez seja apenas um mal entendido.
      Abs.

      Excluir
  21. Boa noite Dra. Sonia. Por acaso, navegando pela internet me deparei com esse post e me interessei muito, em que pese minha área de conhecimento não tenha nada a ver com odontologia. O que pude observar nas reclamações de paciente, é que nenhum deles vê o lado do profissional também. Ora, alguns desses pacientes esquecem, ou as vezes nem sabe, que contrario não é só escrito, mas também verbal. A partir do momento em que o paciente iniciou o tratamento, está acordado entre as partes a prestação de serviço, o qual obrigatoriamente deve ser ressarcido. Por outro lado, conforme postado por um dos leitores, infelizmente com razão, e me perdoe a franqueza, mas o que se observa é a falta de união e por que não dizer, até mesmo de ética por parte de alguns profissionais da área de saúde bucal. Se estamos fazendo tratamento com um dentista e, por motivos diversos temos que trocar de profissional, esse ultimo sempre diz que o serviço realizado pelo colega está totalmente errado, Bom seria se em todas as profissões houvesse uma ética como na medicina. Podemos perceber que ainda que o medicamento tenha sido administrado de forma errônea, o médico jamais diz que o colega errou. Me perdoe lhe dizer isso, mas na minha área também ocorre essas coisas, e não são raras as vezes.

    ResponderExcluir
  22. errata: onde se lê "contrario não é só escrito", leia-se "contrato"

    ResponderExcluir
  23. ola!estou usando aparelho ja a dois anos o meu caso e simples e toda vez que eu vou a dentista so troca as cores do meu aparelho nem o ferrinho ela tira...e quando falei a ela que iria ter que parar com o tratamento pq vou embora para outra cidade ela me cobrou pela retirada do aparelho isso é certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica, tudo depende do contrato que você fez antes de começar o tratamento. Há direitos e deveres.
      Se você não tem condições de pagar, o jeito é conversar educadamente e explicar o que está acontecendo... Tenho certeza de que o dentista entenderá a situação.

      Abs.

      Excluir
  24. Olá Drª.
    Tenho certa duvida em relação ao procedimento,
    Quando coloquei o aparelho passei 2 anos com ele, doía pra caramba na manutenção, mas eu via a mudança...Porem a dentista se mudou para um bairro distante daí nunca chegava no horário e a consulta já havia sido paga..aí ficou pesado,mudei pra uma aqui pertinho...mas aí até achar fiquei 3meses sem manutenção,e como eu treino...de treino em treino levando soco acabei perdendo 4 braquetes e um anel...quando fui iniciar o tratamento na outra dentista precisava dos exames...que fiz por fora..pagando tudo. Dái quando fui pegar meus exames...ela me cobrou 230 pilas por braquetes anel e manutenção que segundo ela tem que estar em dia. isto esta correto?
    Saliento que exames,moldes paguei tudo eu mesmo, sem contrato de nada.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!...já não vou morder a jugular dela...

      Excluir
  25. ola dª
    olha uso aparelho e preciso mudar de cidade, no contrato eu so posso desistir depois de 18 meses de tratamento, em marco completa 18 meses dai posso sair sem pagar multa! tenho uma duvida! e obrigatório eu tirar o aparelho? se eu pegar a documentação tenho obrigação de tirar? e se eu não pegar a documentação posso ficar com o aparelho? pois eu so queria trocar no momento que eu for em outro dentista!!! obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      Olha, se no contrato diz que você pode desistir do tratamento depois de 18 meses e esse tempo se completará em março, você pode desistir sem problemas.
      Mas é o seguinte... Quem desiste tem que tirar o aparelho... caso contrário não seria desistência, concorda?
      Quem desiste pode pegar a documentação (se foi o paciente quem pagou) mas tem que tirar o aparelho.
      Mas o que vale é conversar com o dentista sobre o assunto. Pode ser que ele permita que você mude para outra cidade com o aparelho. Abs.

      Excluir
  26. Olá, Usei aparelho fixo por 4 anos. Fui em outro profissional e ela disse que ainda não havia terminado. Assinei contrato com ela e depois fui a um dentista meu de infância e ele disse que realmente havia terminado que não tem mais o que fazer. Ao chegar lá querendo cancelar meu contrato, ela quis cobrar uma multa no valor de todos os meses faltantes do contrato.
    Acontece que essa multa não estava prevista. Li e reli esse contrato e não tem nenhuma cláusula sobre a desistência do tratamento por conta do Paciente.
    Acredito que se não tem nada previsto no contrato, essa cobrança é indevida.
    Quero tirar o aparelho, mas sem pagar multa.
    O que fazer?

    Att
    Melissa Coutinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Melissa, se não está no contrato então o jeito é conversar com o profissional. Importante lembrar que o dentista teve gastos tais como os bráquetes, as bandas, a resina para colar, tempo... Isso terá que ser pago ao profissional, ok?
      Abs.

      Excluir
  27. Faco o tratamento a 1 ano e resolvi mudar de dentista pq estou insatisfeita. Mas ele so vai devolver minha pasta de documentos se eu tirar o aparelho, e ele quer cobrar duas manutencoes pra isso. So que a dentista que quero ir disse que seria uma agressao.ao meu dente, pq a cola eh muito forte e acida. Ele tem q devolver a pasta e me deixar com o aparelho? Pq a pasta eh minha e o aparelho eu paguei por ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, a documentação é sua visto que você pagou por ela.
      Em relação ao aparelho você também pagou, mas pelo tratamento ortodôntico e não somente pelo aparelho. Como você pagou por um tratamento e agora quer parar, o dentista está no direito de tirar esse aparelho... Ou seja, desistiu do tratamento, tem que tirar o aparelho!
      Concordo que não é legal ficar tirando e colocando aparelho fixo, mas se você não está satisfeita com o tratamento, mais um motivo para começar do zero, novamente... Além do mais se já faz 1 ano que você começou o tratamento, há necessidade de novas documentações... novo RX, novo modelo...
      Enfim, desistir é isso!
      Em relação a pagar ou não para cancelar um tratamento depende de cada profissional, e do contrato assinado. Geralmente a maioria cobra quando um paciente resolve desistir, ou estipula um tempo mínimo para isso. O jeito é conversar amigavelmente.

      Abs.

      Excluir
  28. Coloquei o aparelho fixo e dentista me disse que seriam 3 anos para a conclusão do tratamento. Porém quando chegou ao 3º ano ainda não tinha terminado o tratamento. conversei com o dentista e ele disse que terminaria em mais 6 meses e já se passaram mais um ano... Preciso continuar pagando o mesmo valor pela manuntenção???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil prever com exatidão o término de um tratamento ortodôntico. Depende da complexidade do caso, da colaboração do paciente...
      Em relação ao valor da manutenção depende se há contrato, o que diz esse contrato... Sugiro que converse amigavelmente com o dentista para ver o que ele pode fazer por você... Talvez esteja por terminar!
      Abs.

      Excluir
  29. Oi Drª bom dia! eu uso aparelho desde 2006 até 2014 sendo que agora eles deram um aumento de 45% que vigora agora em janeiro 2014, sendo que antes disso ele disse em novembro, que tiraria meu aparelho, janeiro agora tive uma consulta , e queria falar com o dentista responsavel, e a outra dentista disse que não que eu marcasse na próxima consulta com ele, lá na clinica somos atendida por vários dentistas, e nem todas te tratam bem, não acho que meu tratamento vai bem devido ao tempo que to tratando, + qd pergunto ao dentista responsavel, ele me diz que é devido minha lingua projetar pra um lado, e essa lingua tem aberto um vão entre o dente superior e inferiores frontais,a mando do dentista cheguei fazer fono, porem confesso que não dei prosseguimento devido a vários outros fatores, não precisei estrair nenhum dente, tenho reparado que muita gente que colocou em outro lugar com dentes piores que os meus e depois de mim tão com os dentes melhores que o meu e já tiraram, meu caso é + a lingua mesmo, e os dentes da frente que eram abertos devido a essa projeção que desalinhou meus dentes, quero tirar meu aparelho ate pq ñ to trabalhando no momento e estudo também,e devido ele tbm ter diito que eu iria tirar logo de preferencia em novembro/dezembro 2013, no momento que eu fiz o contrato ele não estipulou o tempo +- que eu ficaria de aparelho, só não troquei de dentista por falta de dinheiro e também,por falta de indicação de um melhor,e também já havia iniciado o tratamento com eles, gostaria de saber se é certo ter vários dentistas assim pra atender 1 pessoa, e se ta certo esse tempo todo de espera, eles dão 3 semanas pra próxima consulta isso é certo? E que também a cada dia de manutenção se você chegar atrasada, eles remarcam sua consulta, visto que quando você chega cedo você fica esperando + que os 15 minutos que eles estipulam de tolerância atraso, e também no dia da manuntenção eles só tiram o fio e trocam os elásticos e raramente apertam, eu acho que em cada manutenção tem que ter o aperto do aparelho e limpeza também, porque tem dentes que ainda estão separados. na parte de trás e um pouco do lado.+ como não entendo nada fico sem saber como proceder nesses casos.se eu for cancelar devido a demora e insatisfação o que eu tenho direito,ou melhor o que você me aconselha?
    Desde já agradeço!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha amiga, geralmente em grande clínicas os pacientes são atendidos por vários dentistas. É um fato normal, desde que haja um responsável.
      Quanto ao seu problema, essa demora deve ser realmente por causa da interposição lingual. Você realmente precisa de fonoaudióloga para resolver essa questão.
      Levando em consideração tudo o que você disse, conclui-se que você está insatisfeita com o tratamento em vários aspectos.O melhor é ter uma conversa franca com o responsável pelo tratamento e falar para ele tudo o que você falou aqui. Se está sendo angustiante para você continuar esse tratamento é melhor parar por enquanto.
      Mas lembre-se... Seu caso precisa de fono e muita disciplina.
      Abs.

      Excluir
  30. Ola, começei o tratamento com minha dentista,assinei contrato e tal,mas senti que ela estava me enrrolando,mas continuei,mas eu estava gravida de gemeos,e tive que ser internada,fiquei um mes, e depois um bebe meu faleceu,e a outra ficou internada na uti,sendo que nao é onde moro,entao tive que ficar la,e nao pude vir ao medico. Minmha filha ja esta em casa,faz duas semanas,pode me dizer se existe alguma possibilidade de acordo,pois tenho justificativa por ter faltado. Estao me cobrando muito caro,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que há possibilidade de acordo! A sua história de gravidez complicada explica o motivo de suas falta e ausência do tratamento. Converse amigavelmente com a dentista e prove para ela o porquê de sua ausência do tratamento, com certeza ela irá entender.
      Abs e felicidades!

      Excluir
  31. Ja to usando o aparelho movel a 3 meses e não concigo me acostumar, Falo um pouco Fanha e quero Desistir pois acho q meus Dentes ja estão do jeito que Queria, se eu Desistir terei que pagar alguma multa ?

    ResponderExcluir
  32. Estou usando o aparelho movel á 3 meses e nao concigo me acostumar, eu falo um pouco fanha, e estou querendo desistir do tratamento , pois acho q meus dentes ja estão como eu queria, será que vopu ter que pagar alguma multa por ter desistido do tratamento? obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, o tratamento com aparelho removível é continuação da ortodontia fixa. Creio que você está usando aparelho removível de contenção, não é?
      Não sei se há multa, depende de cada dentista... Terá que conversar com o profissional responsável. Mas se vc para de usar, seus dentes podem mudar de posição... Ou seja, "entortar" um pouco... Pense bem... Talvez seja bom usar mais um pouquinho! Abs.

      Excluir
  33. Olá Dra.
    Pois bem meu caso é o seguinte. Eu nunca tive um dentinho sequer torto, sempre foram alinhados, certinhos, um pouco juntos mas certos. Porem quando eu era pequena tinha problemas com caries, e um dentista que trabalhava na escola que eu estudava fez um serviço um tanto ruim em um dente. A obturação caiu e eu tive que extrair esse dente. No entanto era dente de leite e eu não tinha o permanente ( nasci com defeito de fábrica), ficou aquele vão por aaaanos. Hj eu tenho 21 anos e queria prestar uma prova militar, nessa prova exigia exame dentário, por conta do vão que ficou meus dentes "andaram" fazendo com que eu ficasse com a mordida torta. Agora eu desisti dessa prova, e o aparelho esta aqui, foi so por vaidade eu n precisava, nunca me atrapalhou em nada, sempre tive o sorriso bonito. Eu quero tirar, pago caro e já estou a 1 ano, UM ANO e não vi resultado nenhum. Meu dentista é uma graça de pessoa, mas ele so troca as borrachinhas e as vezes o arame, mas ainda estão na mesma posição de antes.. e outra, eu sofri uma queda, cai de boca no chão e afundei 2 dentes, meu tratamento vai atrasar mais ainda e eu n aguento mais isso. Posso pedir para retirar?

    ResponderExcluir
  34. Pelo que entendi você tem uma agenesia de pré molar, ou seja a ausência de um desses dentes. Como o dente de leite foi extraído, os demais se movimentaram, o que causou uma "mordida torta".
    Olha Mariana, o ideal seria abrir espaço na região e colocar um implante correspondente ao dente que falta. Portanto, seu aparelho não foi só "por vaidade", você realmente precisa de um tratamento ortodôntico.
    Como você caiu e "afundou 2 dentes" mais uma razão para continuar de aparelhos fixos e colocar na posição original os 2 dentes que sofreram o trauma.

    Desistir de um tratamento todo mundo pode, desde que sejam respeitados os direitos e deveres de cada parte. Se você acha que não está dando certo com um determinado profissional, procure outro então, pois pelo que você relatou, há necessidade de um tratamento ortodôntico sim...
    Abs.

    ResponderExcluir
  35. Olá Drª Sonia,
    Bom dia.

    Tenho uma duvida e recorri aqui pois ja tenho seis anos que uso aparelho
    Neste periodo fiquei aproximadamente 5 meses sem fazer a manutencao foi quando mudei de dentista, tendo ja tres anos com esse po ultimo. E estou satisfeita com o estado que se encontra agora, e por pensar em conversar com o meu dentista para uma possivel interrupcao do tratamento vem o receio de acontecee algo, como tem casos dos dentes entortarem. Isso acontece ou sao casos individuais??

    ResponderExcluir
  36. Quando um aparelho é retirado bem antes do término de um tratamento, um dente ou outro pode mudar de posição. Depende do problema que a pessoa apresentava ANTES do tratamento.
    Se você está satisfeita e já faz 5 anos que está em tratamento, converse com seu dentista sobre interromper o tratamento, ou se já está praticamente finalizado.
    Use o aparelho removível de contenção corretamente.
    Abs.

    ResponderExcluir
  37. Bom dia! Estou numa encruzilhada: Sou classe 3, mas não gostaria de fazer cirurgia. Em 2009, procurei um profissional para corrigir. Ele me falou que não resolveria o problema, mas poderia melhorar. Começou o tratamento e ele inclinou meus dentes inferiores para voltar para trás. Desde o ano passado, estou com contensor mas ele nao consegue finalizar o tratamento, porque a oclusão está horrível. Apenas um dente está ocluindo e os dentes da frente superiores estão batendo nos inferiores. Para finalizar o tratamento, ele sugeriu colocar blocos em muitos dos meus dentes (que são saudáveis e sem cáries, porém não tem contato - estão pequenos, entende?). Como o orçamento ficou muito alto, procurei outros profissionais que condenaram veementemente o procedimento. Falaram que eu vou arrumar outro problema, porque minha mordida está toda errada. Procurei dois cirurgiões, então, embora meu objetivo inicial fosse fugir da ortognática; para minha surpresa, os dois tiveram a mesma posição: para fazer a cirurgia, é necessário desfazer todo o tratamento ortodôntico. O dentista disse que meus dentes não aguentariam, pois já foram muito forçados e houve reabsorção óssea. Isso tem me abalado muito, pois já houve quem mencionasse que sou uma bomba e não vejo nenhum caminho a percorrer. Será que vc teria alguma orientação a me oferecer? Estou perdida!!!

    ResponderExcluir
  38. Oi Cris!

    Há casos ortodônticos que são resolvidos unicamente com cirurgia. E outros que podem ser tratados de maneira a melhorar um pouco a estética e articulação e evitar a cirurgia, pois afinal de contas muitos não querem submeter-se a um procedimento cirúrgico.

    O profissional que fez seu tratamento foi honesto, ele disse que não resolveria o problema, tentando apenas melhorar um pouco. Mas o fato é que parece não ter dado certo.

    Quando um paciente decide fazer a cirurgia ortognática, o tratamento já deve desde o início ser preparado para a cirurgia. Isso pensando nos resultados finais, onde cada dente deverá ter o seu lugar certo ao fechar a boca, ou seja, uma articulação correta PÓS CIRURGIA. Conseguiu entender? É feito um preparo pós cirúrgico com o aparelho ortodôntico. E na hora da cirurgia já deve estar tudo planejado para as incisões e encaixes.

    Se a pessoa não deseja a cirurgia, o tratamento ortodôntico é conduzido de maneira diferente, não se pensa em preparo pós-cirúrgico. Pensa-se apenas em melhorar alinhamento, nivelamento, estética, articulação... Do jeito que der...

    Por isso os dentistas falaram para você que para fazer a cirurgia é necessário desfazer o tratamento ortodôntico já feito e fazer outro (com preparo cirúrgico).

    Quanto às coroas eu também não acho legal fazer isso... Iria destruir dentes sadios. Talvez acrescentar resina, não resolveria o problema?

    Você não disse a idade, e para saber se há reabsorção óssea (ou dentária) é necessário nova avaliação radiográfica. Você fez nova documentação?

    Não fique triste com comentários bobos. Respire fundo e tente recomeçar seu caminho. Terá que procurar um especialista em ortodontia e fazer nova documentação. Só assim se poderá avaliar realmente como está seu caso no momento.

    Se quiser comentar mais mande mensagem para meu e-mail que está em "Home".

    Abs.

    ResponderExcluir
  39. Dra. o que realmente é feito na manutenção do aparelho fixo?
    Troca de que componentes? É obrigatório a limpeza?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na manutenção do aparelho fixo geralmente troca-se o arco, as ligaduras (se não for autoligado) e cola-se o que se soltou ( se for o caso). Observa-se a escovação do paciente, se está boa e passa-se instruções quanto à higiene. Uso de elásticos...
      A limpeza não é obrigatória nessa consulta, depende do dentista. Eu - particularmente - gosto de fazer um jato de bicarbonato quando a escovação é muito ruim, ou então fazer evidenciação de placa bacteriana e pedir para o paciente escovar.

      Abs.

      Excluir
  40. Bom dia!

    Iniciei juntamente com o meu esposo o tratamento ortodôntico no mês de dezembro de 2013. O meu tratamento foi todo pago pelo plano da empresa que meu marido trabalhava, as consultas iniciais, toda a documentação, o meu aparelho estético de porcelana e também as manutenções. So que nosso plano foi cancelado pela empresa, íamos continuar na mesma clinica, porem o valor das duas manutenções ficaram inviáveis pra nos nesse momento. A clinica informa que não pode entregar a documentação pois teve custos e que teríamos de pagar uma multa para termos nossa pasta de volta. Estamos pensando em ir no Procon para resolver isso. O que eu posso fazer para não chegar a esse ponto?? Agradeço muitooo a atenção.

    ResponderExcluir
  41. Ola, coloquei aparelho fixo a um mes, mas descobri o bruxismo e vi que um dos dentes esta tricando devido ao problema. Quero falar com minhas dentista para tirar o fixo e fazer a placa de bruxismo. Por estar usando o aparelho fixo somente ha um mes vou ter problemas?

    ResponderExcluir
  42. Ola uso aparelho fixo ha um mes, e descobri que estou com bruxismo. Inclusive estou com um dente trincado por este motivo. Preciso tirar o fixo antes que o desgaste aumente e colocar a placa de bruxismo. Pelo fato de eu estar usando o aparelho tao pouco tempo posso ter problemas? como posso proceder com o dentista se não tenho contrato de tempo de permanencia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Letícia!
      Você não precisa tirar o aparelho para usar placa de bruxismo. A Dental Orthomundi tem para venda placas de bruxismo de um material maleável, especialmente feita para quem usa aparelho ortodôntico. Fale com seu dentista sobre isso. Dá para usar a placa e continuar o tratamento.
      Se você pedir para tirar o aparelho imagino que terá problemas, pois faz apenas 1 mês! Imagino que terá uma multa...

      Abs.

      Excluir
  43. Após o termino do tratamento odontológico,ou melhor na retirada do aparelho é certo ter que pagar pra tirar,sendo que o tratamento já acabou ?
    A dentista do meu esposo veio com essa onda,quero saber se procede essa injustiça ;-(

    ResponderExcluir
  44. Oi Brendah!
    Todos os dentistas cobram para retirar o aparelho fixo. Até agora não conheci nenhum que fizesse esse procedimento gratuitamente. É necessário tirar os bráquetes, remover a resina que ficou grudada nos dentes e fazer um polimento... Depois é necessário a moldagem para se confeccionar os aparelhos de contenção, que também são cobrados. O tratamento não acaba com a retirada dos aparelhos fixos, ele continua ainda com o uso dos aparelhos de contenção, que é uma fase delicada, em que se procura manter os resultados obtidos com o aparelho corretivo.
    Abs.

    ResponderExcluir
  45. Olá
    Dr Sonia, usei o aparelho fixo durante 2 anos e meio e agora estou com o movel, achei caro o preço do aparelho movel que foi 230 reis e a dentista só falo sobre o preço depois que já tinha tirado a parte de cima do fixo, quero saber quanto em media custa um aparelho movel?

    ResponderExcluir
  46. ola Dr faz 3 anos que uso aparelho e vou tirar por alguns dias me cobraram a manutenção e o valor dos aparelhos de contenção, só que o dentista ira remover apenas superior em um dia e a parte inferior no próximo mês e eu vou ter que pagar a manutenção de novo pode isso??? Sei que os aparelhos de contenção são cobrados só gostaria de saber sobre a manutenção pois a cobrança da mesma não vem escrita no contrato, poderia o meu dentista que ja mudpu 3 vezes de dentista remover o superior e o inferior no mesmo dia??? ou melhor na mesma semana?

    ResponderExcluir
  47. Oi Lu!
    Bem, eu penso que os dois aparelhos poderiam ser removidos no mesmo dia, mas certeza mesmo só o profissional que está cuidando de seu caso. O melhor jeito de resolver esse problema é conversando com o dentista. Explique a ele o que deseja, tenho certeza de que ele irá entender.
    um grande abraço.

    ResponderExcluir
  48. D. Sonia eu uso aparelho há 1 ano e nos ultimos meses estou com dificuldade em pagar as mensalidades. Não assinei nenhum contrato no começo do tratamento. Estou atrasada a mensalidade há 30 dias e qdo fui ao dentista para a consulta de manutenção, a dona da clinica me negou atendimento, e disse que não podia atender se eu não pagasse. Ela pode fazer isso?
    Disse à ela que receberia na sexta feira (hj é terça) e pagaria duas mensalidades de uma vez, mas ela não quis saber.
    O dentista pode negar atendimento mesmo o paciente indicando que irá pagar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, mesmo não tendo assinado contrato, fica claro e óbvio que o tratamento ortodôntico tem uma taxa mensal de consulta (a chamada manutenção) que o paciente deve efetuar o pagamento todo mês.
      Quanto ao profissional não atender ou atender, depende de cada dentista. Mas ele pode negar atendimento na falta de pagamento.
      Mesmo o paciente dizendo que pagará, o atendimento pode ser negado (exceto em caso de emergência), pois acordos verbais não têm muito valor e nem credibilidade no mundo que hoje vivemos.
      O jeito é atualizar seu pagamento para continuar o tratamento...
      Um grande abraço.

      Excluir
  49. Olá, faço tratamento ortodontico, e estou na fase final somente no dentes inferiores, gostaria de saber além de pagar a manutenção eu sou obrigada a pagar por fora o protético para fazer a contenção inferior?!obgada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Olha, quem faz o aparelho de contenção é o protético... E não tem jeito, o aparelho de contenção é cobrado por todos os ortodontistas, fora a manutenção. A consulta de manutenção tem outros objetivos, não a de pagar o aparelho de contenção removível ou o fixo...
      Abs.

      Excluir
  50. Olá Dr. Sonia! Boa tarde.

    Utilizei aparelho fixo durante 1 ano e 8 meses. Nos últimos 3 meses não estava mais sentindo os meus dentes se movimentarem como antes, e ficaram completamente estagnados.
    Me senti enganado e na próxima consulta pedi para retirar o aparelho.
    Só que a ortondotista disse que só seria possível na próxima consulta, então ela fez um molde para mandar fazer o aparelho de conteção móvel.
    Pois bem, na consulta seguinte ela retirou o aparelho fixo, e logo após disse que para eu chegar no resultado que eu queria, eu teria que arrancar 4 molares.
    Achei essa conduta completamente desonesta da parte dela. Pois já tinha pago pelos aparelhos de contenção e depois ela veio querendo me cobrar para arrancar 4 dentes.
    Bom. Atualmente o aparelho móvel nem entra mais na minha boca direito. Os 4 incisivos de cima já voltaram um pouco para frente em menos de uma semana.
    O que eu posso fazer? Eu tenho o direito de pedir para pelo menos devolverem o meu dinheiro em relação aos aparelhos de contenção? Algum conselho? Tô perdido =/
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felipe!
      A função dos aparelhos de contenção era manter seus dentes alinhados... Infelizmente você não usou os aparelhos e os dentes mudaram de posição. Como eles mudaram de posição por falta de uso, é natural que o aparelho não sirva mais. Não entendo porque o dentista teria que devolver o dinheiro, sendo que ele fez o aparelho e você não usou...

      Penso que você se precipitou; tanto no tratamento com os aparelhos fixos quanto na fase de contenção.

      Se você não está satisfeito com o estado atual dos seus dentes, a solução será procurar um Ortodontista, fazer uma nova documentação e começar do zero. Conversar DETALHADAMENTE com o profissional, explicando a ele o que você quer e o que você não quer. Ter paciência com a duração do tratamento e quando se sentir insatisfeito com uma coisa ou outra, relatar isso ao dentista. E deixar a ansiedade de lado...

      Um grande abraço!

      Excluir
  51. Olá dr. Sonia,
    Começei meu tratamento ortodontico em 2010 (paguei todo o tratamento), em 2011 parei de ir ao destista pois tive que mudar de cidade etc.
    hoje voltei a minha antiga cidade e gostaria de saber se eu posso continua o tratamento sem pagar nada, ou terei que pagar o tratamento todo de novo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Difícil responder... Só quem tem essa possibilidade de avaliar a sua situação é o profissional onde você começou o tratamento anteriormente. Importante lembrar que desdo o início desse tratamento, até hoje, já se foram 4 anos, os valores estão totalmente alterados...
      Mas como eu disse, visite seu antigo profissional e veja o que ele pode fazer por você. Imagino que continuar o tratamento "sem pagar nada" é difícil.

      Um grande abraço.

      Excluir
  52. olá Dr! uso aparelho á dois anos,e fiquei sabendo que existe uma lei que a partir de dois anos nao é obrigado pagar manutençao! isso é existe mesmo?

    ResponderExcluir
  53. Ola, uso aparelho fixo a 4 meses e por motivos pessoais gostaria de tirar. Gostaria de saber se a dentista pode me cobrar multa por isso. Sendo q não assinei nada e pago só as manutenções por mes.

    ResponderExcluir
  54. ola, uso aparelho fixo a 4 meses e por motivos pessoais gostaria de tirar. Gostaria de saber se a dentista pode cobrar multa. Sendo q não assinei nenhum contrato e soh pago as manutenções.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, só sua dentista pode responder... É melhor ter uma conversa franca com ela. Abs.

      Excluir
  55. Dra Sônia,

    Ouvi dizer que existe uma lei que se depois do 3º ano com o aparelho não é obrigatório pagar a manutenção. Existe mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabrícia, nunca ouvi falar de tal lei. Cada caso é um caso e o ser humano não é uma ciência exata... Muitos fatores estão em jogo durante um tratamento ortodôntico, que pode terminar em 1 anos, 2 anos, 3 ou mais... Depende muito.

      Excluir
  56. Olá

    Faço tratamento ortodôntico a seis anos, agora nos últimos messes do ano passado faltei algumas manutenções, quando cheguei pra a consulta a dentista mim informou que não ia mais poder mim atender porque estava faltando muito. Gostaria de saber de este comportamento esta correto sendo que não assinei nenhum contrato.

    ResponderExcluir
  57. ola bn por favor me ajude.....fiquei um ano sem ir ao consultório fazer manutenção mais deixei pagamento em dia.fui somente buscar recibo para fazer declaração.agora voltei com tratamento só que com outro dentista.queria pegar a documentação que estava com ele,mais o mesmo jogou fora sem comunicação alguma comigo.e agora o que eu faço?esta documentação é de todo o meu tratamento em torno de 6 anos.por favor o que eu faço,processo ou deixo pra la?bjjooooo

    ResponderExcluir
  58. Ola Dra. Sonia! Eu faço um tratamento há cerca de 4 meses, e infelizmente preciso me mudar para outra cidade que não possui o mesmo centro odontológico, para cancelamento não possuo condição para a rescisão de contrato estabelecida em contrato, como procedo pois tenho certeza se retirarão o aparelho mediante pagamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa questão somente poderá ser respondida pela clínica onde você colocou o aparelho... Precisa ver o que está no contrato... Sinto muito, não tem como te ajudar. Entre em contato com eles e não mude para outra cidade sem fazer isso, pois pode ser feita uma cobrança jurídica. Abs.

      Excluir
  59. Oi dra sonia, estou com uma dúvida. Há um ano e meio tenho aparelho fixo. Por motivos de trabalho, acabei mudando de cidade, mas n quis mudar os dentista pq gostava mto dele. Porém, acabei fazendo a manutenção a cada dois meses. Qd iniciei o tratamento ele me disse que precisaria de 3 anos, agora ele me disse (após 1 ano e meio) que já estamos no fim do tratamento pq meu caso só se resolveria cirurgicamente. Meus dentes estão alinhados, mas tenho uma 'projeção' pra frente na parte inferior. O que achei estranho é q na última vez que eu fui ele já tirou as bandas e disse que no próximo mês poderia tirar o resto. Bom, n estou mto satisfeita com o resultado e fiquei me perguntando de o fato de ele tirar tanto tempo as bandas não pode fazer com q os dentes desalinhem de novo. Ficaria mto grata se pudesses me esclarecer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alm, difícil responder sem ver o caso. O que eu entendi é que o seu caso é cirúrgico e que somente o tratamento tradicional com aparelho ortodôntico não surtiria efeito... Portanto concluo que esta é a explicação para você não estar satisfeita. A única solução é conversar com seu dentista pois ele possui a documentação ortodôntica com radiografias, etc, e só ele pode dar um diagnóstico correto.
      Abs.

      Excluir
  60. Olá dra Sonia, minha filha tem 11 anos e o ela é dentuça e tem pouco espaço na boca para os dentes, levei para colocar aparelho o dentista pediu que fizesse a documentação das fotos rx, ja chegou ele analisou e pediu que fosse pra ele conversar. estou com nedo de ser algo muito sério como cirurgia ou aqueles aparelhos externos, ainda se usa esses aparelhos?
    Desde já obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os aparelhos extra bucais podem ainda ser usados em casos selecionados, depende muito das medidas das radiografias de perfil, tendência de crescimento, etc. Infelizmente não tem como lhe dar maiores detalhes, pois somente com a observação clínica e estudo da documentação ortodôntica isso se faz possível. Pergunte todas as dúvidas para seu dentista, tenho certeza de que ele terá prazer em respondê-las. Um grande abraço.

      Excluir
  61. Ola Sonia Araujo tudo bem? fui ao dentista hoje ele me cobrou 986,00 para tirar umas cares do meu dente e fazer uma limpeza só que chegando em conversando com o meu esposo
    que fomos ver que ele esta cobrando muito caro .. Mais tem um problema achei muito caro e asinei ums documentos a clinica tem como eu desistir do contrato ?? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tábata, preço é algo muito relativo... Depende do dentista, da clínica onde ele atende, do material usado, etc. Se há possibilidade ou não de desistir do contrato só a clínica onde você assinou os papéis pode responder. Aconselho uma conversa sincera com os responsáveis. Abs.

      Excluir
  62. Boa tarde! Dr: Sonia
    Comecei meu tratamento odontológico em 2008, usei aparelho fixo por 3 anos.Em 2011 retirei para utilizar o aparelho móvel(contenção),fazia a manutenção de 3 em 3 meses depois de 6 em 6 meses,usava todos os dias o tempo todo.De 2012 p/ 2013 o dentista me disse q deveria usar a contenção só na hora de dormir e que a manutenção seria de ano em ano.Ele aumentou a mensalidade de repente de 70 reais foi para 100 reais, achei estranho, pensei q ele estava m enrolando, pois todas as pessoas q conheço ñ usou por tanto tempo a contenção.Desconfiada pedi minha pasta(com minha documentação e procedimentos realizados) ele entregou a minha mãe sem questionar, só pediu para ela assinar um papel comprovando que foi entregue a documentação.Bom, continuo usando a contenção para dormir, porque tenho medo dos meus dentes voltarem a ser como antes e pretendo ir a outro dentista, mas é difícil encontrar um de confiança.Enfim, quero saber se ele tava me enrolando e prorrogando um tratamento sem necessidade ou se me precipitei. Por favor, Dr: Sonia me tire essa dúvida e me aconselhe a fazer o que é certo.
    Obrigada.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danila!
      Não, ele não estava te enrolando... Pelo contrário! O ideal é acompanhar o paciente um tempo longo após a retirada dos aparelhos fixos, que é chamada fase de contenção. É a fase mais difícil de um tratamento ortodôntico, pois caso o paciente não use os aparelhos, os dentes podem mover-se. Difícil é fazer um paciente comparecer ao dentista assiduamente, como você fez.
      Continue usando a contenção, é a melhor maneira de garantir os resultados para um longo tempo.
      Um grande abraço.

      Excluir
  63. Boa tarde, coloquei o aparelho a dia 07 e a dentista não colocou o arco, somente os brekets e fios, mas não colocou o fio principal para ajustar os dentes. Ela marcou uma consulta para dia 17 e colocou que seria cobrada a manutenção de R$ 80,00. Ela pode cobrar como manutenção se nem mesmo terminou de colocar o aparelho?
    Pedi uma cera pois os brecketes estavam machucando minha gengiva e a mesma me VENDEU 3 barrinhas de cera por R$ 10,00 e descobri que uma caixa com 10 caixinhas com 5 barrinhas de cera custam R$ 15,00 por ai.
    Acho que estou sendo lesada por ela

    ResponderExcluir
  64. Boa noite!
    Muito legal essa matéria me esclareceu muitas coisas mas, ainda estou em dúvida quanto a minha situação com o dentista e gostaria de pedir orientação
    Estou usando aparelho a 4 anos e sinceramente nos últimos 2 anos não vi diferença e há 6 meses sou atendida sem o meu prontuario correto eles improvisaram um novo, eu ira tirar em janeiro e a dentista me falou que não pode finalizar sem ter esse prontuário que ela precisa procurar mas todo mês é a mesma coisa, eu não sei mais o que faço, pior que assinei contrato, queria cancelar ou mudar de dentista para pelo menos tirar esse aparelho e colocar o móvel mas se eles não acham o meu prontuario quer dizer que eu não tenho nada com essa dentista e posso desistir. O que posso fazer nesse caso? porque e como se eu tivesse pagando atoa, já que não tem prontuário.


    Obrigada

    ResponderExcluir
  65. bom dia!
    tenho uma duvida aqui comigo .eu paguei por um serviço na cllinica adiantado quanto tempo tenho pra usar esse valor no casso o credito que tenho ??

    a um tempo atras paguei pra fazer um tratamento de canal 250 reais,ai eu fiz deposi qeu terminou a dentista me disse qeu tinha que ir restaurar,ums dias depois ,so que ai nao fui,passei um tempo sem ir.
    ai quando voltei na clinica um tempo depois o dentista me disse que nao dava mais pra restaurar o dente esse que tinah feito o canal,que eu teria que fazer uma coroa dentaria que custava 350 reais,ai eu paguei os 350 reias ,e passou mais um tempo um meses e jogando futebol quebrei um pedaço do dente.
    voltei la na clinica para que fizesse essa tal coroa dentaria,chegando la o dentista me disse que ele nao faz a coroa dentaria mais nesse dente,era so arrancando e colocando outro custava + 700 reais no casso com os 350 que tinha de credito ficava 1050 reais . eu nao tinah essa grana pra fazer na hora ,e tbm nao queria fica com o dente quebrado,so pra tira as duvidas entrei na clinica do lado , e uma dentista olhou o dente e disse que dava pra restaurar sim pq tinha um bom pedaço do dente e que poderia ate colcar um pino no meio mas que nao colocaria pq caso quebrace a raiz, ai sim teria que arrancar.na mesma hora ela restaurou o dente me custou 50 reais.
    ta com o dente restaurado nao precisei mais voltar na clinica anterior,mas meus 350 reais ficaram la ja que paguei adiantado.
    agora o dente caio a restauraçao e eu voltei la pra restauara ja que tenho 350 reias la ainda,e eles estao dizendo que o pagamento ja faz mais de ano,me manda i outra oura que eles vao falar com escritorio ,ja fui 3 vezes na clinica e me disseram que ia falar com escritorio acho que estao me enrrolando.
    e na clinica do lado na mesma onde restaurei o dente custa 200 reias pra arrumar e so colocar pino e restaurar,so nao fiz ainda pq quero uma soluçao da primeira clinica a que ta com meu dinheiro os 350 ...

    oque posso fazer,existe algum tempo que o pagamento adiantado expire,quando paguei nao assinei nada nada mesmo so passei o cartao na maquina e deu, la consta credito de 350...

    que eu faço,quanto isso to sem dente rsrsrsrs

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que entendi você sempre some do consultório e só volta quando o estrago já está feito... rsrs!
      Cada dentista tem um jeito de trabalhar. Se a restauração saiu é realmente porque a cavidade estava muito grande e a retenção era pouca.
      O conselho que posso te dar é que não demore para resolver os problemas dentários, pois geralmente costumam se agravar. Quanto ao pagamento que você fez, somente a clínica responsável é que pode responder a essa questão. O jeito é conversar. Abs.

      Excluir
  66. Bom dia,

    no dia 04 de Junho "coloquei" o aparelho, pagando a colocação, mesmo meu plano odontológico cobrindo a colocação, fui obrigada a pagar pela dentista, dizendo que o valor seria para radiografias e fotos. Sendo que as radiografias eu ja havia levado e não tirei foto nenhuma.

    Ela colocou os breketes e passou um fio fino, porém não colocou o arco.
    Marcou para 2 semanas após, MANUTENÇÃO e me cobrando o valor de manutenção nesta data.

    Acho que estou sendo lesada, pois se ela não concluiu a colocação do aparelho, como pode cobrar manutenção? Até a cera para os breketes que estão me machucando a orto cobrou R$ 10,00 por 3 bastõezinhos.

    Me ajude por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Re
      Radiografias e fotos fazem parte da documentação ortodôntica. Geralmente na pasta onde estão as radiografias devem estar também as fotografias. Se a dentista cobrou provavelmente ainda irá tirar fotos e radiografias, pelo menos eu costumo tirar mais radiografias e fotos durante o tratamento.
      A taxa de manutenção geralmente é cobrada logo na primeira consulta. O modo de cobrar varia de dentista para dentista, não sendo um procedimento igual para todos os profissionais. Penso que está faltando diálogo entre o profissional e você, esclarecendo todos os pormenores do tratamento, o que seria ideal no início do tratamento.
      Em relação a cera, o valor também depende da procedência dessa cera ortodôntica, da marca comercial..
      Sugiro que converse com seu dentista e informe-se de quanto em quanto tempo terá que pagar manutenção, como serão os reajustes desse valor pago, que tipo de acessórios esse profissional irá fornecer à você tais como: passa fios, ceras ortodônticas, elásticos, etc. É importante vc saber o que terá que pagar ou não.
      Converse bastante e tire todas as suas dúvidas e deixe por escrito para não esquecer.
      Abs.

      Excluir
  67. Minha irmã ela quer mudar de Dentista, mas à dentista disse que ela tem que pagar 60 reais para tirar o aparelho e pagar uma multa de 280 reais... isso ta certo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcio Todos os dentistas cobram para remover os aparelhos. O preço varia, depende da cidade, do profissional, etc. Quanto à multa, depende do que ficou estabelecido em contrato, de quanto tempo sua irmã está de aparelho, se há dívidas, etc. Cada dentista tem sua maneira de trabalhar. Converse com o profissional. Abs.

      Excluir
  68. Uso aparelho já tem uns 10 meses e devido não esta satisfeita com o atendimento da dentista resolvi mudar para outra clinica (não imaginei que seria tão complicado).
    Quando fui solicitar minha pasta fui informada que só me devolveriam quando eles realizassem a remoção do meu aparelho. Se eles são obrigados a me devolverem a pasta podem fazer essa exigência para devolver a pasta?
    A clínica para onde vou mudar solicitou uma panorâmica, normal vou fazer. Agora na outra clinica que estou saindo também pediu, vou ter que pagar por duas panorâmicas?

    ResponderExcluir
  69. Uso aparelho tem uns dez meses e decidir mudar de dentista. Quando fui solicitar minha pasta a dentista disse que para devolver a pasta teria que tirar o aparelho primeiro. Mas se a pasta é minha eles podem fazer essa exigência? Outra questão é que o novo dentista me pediu uma panorâmica, porém a outra clinica também solicitou a mesma coisa, tenho que pagar pelas duas panorâmicas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janaina, quando alguém desiste de um tratamento ortodôntico e pede a sua documentação, o certo é retirar o aparelho. Ou seja, desistência é desistência. A pasta com documentos é sua, se você a pagou antes de começar o tratamento, se não faz parte de planos de saúde, etc... É normal também que o novo dentista solicite uma nova panorâmica, pois ele precisa ver como está a saúde de seus dentes. Bem, na minha humilde opinião, penso que você não tem que pagar duas panorâmicas, isso porque não acho correto o paciente ser submetido a duas irradiações para dois rxs. O jeito é conversar com o lugar onde você está deixando de fazer o tratamento, visto que o novo dentista precisa da panorâmica.
      Um grande abraço.

      Excluir
  70. Boa Tarde. Uso aparelho faz 1 ano, no início quando coloquei seria o prazo previsto, pois não havia muito o que se acertar. Porém agora.. já com um ano, ela me diz que ainda devo continuar o tratamento. Entre outras coisas que aconteceram e não me foram satisfatórias no consultório, decidi que vou trocar de profissional. Fui tirar minhas dúvidas no "futuro" consultório e fui informada que não sou obrigada a retirar meu aparelho e fazer tudo novamente, tendo em vista que não é desistência, mas sim continuidade com outro profissional. Gostaria de saber se a dentista está realmente no direito dela em retirar meu aparelho. Paguei por toda documentação e rx. Ela me diz agora que tenho que tirar e colocar novamente onde vou realizar o tratamento. Como devo proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luziane!
      Quando alguém desiste de um tratamento ortodôntico, dentista pode retirar aparelho fixo. Acho até sensato porque o profissional não pode deixar o paciente com o aparelho ir embora, sem saber o que pode acontecer com seus dentes, gengivas e saúde bucal... Portanto, a partir do momento que a pessoa desiste, o correto é retirar. Mas tudo depende da conversa entre um profissional e outro... Seu dentista pode também pedir para você assinar um termo de compromisso que irá continuar o tratamento com Dr. Fulano de Tal, dessa forma terá certeza de que você estará sob os cuidados profissionais.
      A documentação é sua, visto que pagou. Mas depois de um ano de tratamento é necessário uma nova documentação, certo? Já se passou um bom tempo!

      Minha opinião: Nova documentação, novo aparelho e novo tratamento...

      Excluir
  71. Olá Dra Sonia!
    Quero parabeniza-la pelo blog, você tirou várias dúvidas minhas. Comecei meu tratamento essa semana e estava cheia de dúvidas. Meu dentista não me explicou muito sobre o tratamento, mas na próxima consulta vou tentar conversar com ele sobre, até para me animar, pois essa primeira semana tá osso!! Além de doer é bastante incomodo. Espero que chegue um momento em que eu esqueça que estou de aparelho =D..Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata! Que bom que o blog foi útil. Sim, haverá um momento em que você esquecerá que está de aparelho. Eu também usei aparelho e posso lhe garantir isso! Um grande abraço.

      Excluir
  72. Olá Doutora! Meu caso é o seguinte. Uso aparelho desde outubro de 2012. Minha dentista falou que meus dentes superiores não se encaixavam com os inferiores. Durante 3 meses usei apenas o aparelho na parte superior e depois coloquei na parte inferior. Foi uma ano de alinhamento, então comecei a usar o elástico do canino superior até o primeiro molar inferior. Ela falou que iria precisar de espaço para puxar meus dentes superiores para trás para poder encaixar o lado direito superior no direito inferior. Extrai meus 4 sisos. Passaram-se uns 4 meses meu canino superior tinha separado um pouco do incisivo lateral. Uma certa vez fui fazer a manutenção e ela me deu um elástico menor do que eu usava, então em um mes meu canino separou bastante do incisivo ficando um super buraco entre os dois. Na minha ultima consulta ela falou que faltava pouco para que o canino estivesse no lugar certo. Porém veio a desconfiança e a preocupação pois ela falou que não sabia o que iria fazer agora para colocar meus dentes no lugar, pois minha linha media estava errada e que talvez eu teria que extrair os 4 pré molares. Estou preocupada pois ela não me passou confiança no que estava fazendo. Meus dentes nunca foram tortos e resolvi ir atras pois eu tinha alguns estralos na mandíbula. Tem bastante espaço na minha boca, ja arranquei 4, não gostaria de arrancar mais 4. Meus elásticos tinham acabado e ela pediu pra mim passar no consultório pegar mais, porém ela me deu um elástico muito maior do que eu estava usando, eu reclamei e ela disse que era pra usar o que ela estava me dando. Estou querendo parar o tratamento, porém estou com esse buraco enorme nos dentes e como extrai 4 sisos tenho medo que eles entortem ou abra mais buracos no meus dentes.Na verdade ja estou irritado com isso e arrependido de ter começado o tratamento. Eu fui em outro orto antes de começar o tratamento e ele me disse que eu teria que usar antes um expansor no céu da boca. Não sei mais oq fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, existem muitas formas de conduzir um tratamento. Se você procurar vários profissionais, provavelmente as opiniões serão um pouco diferentes, mas o fim será o mesmo. Portanto, não se aborreça diante dos vários planos de tratamentos apresentados. Não tem como dar um plano de tratamento para você, pois para tanto precisaria de exame clínico e documentação ortodôntica. A melhor conduta seria conversar com seu dentista e expor suas dúvidas e medos. Não fique tirando opiniões com amigos, pois são todos leigos e não têm como informar você corretamente. Se, na pior das hipóteses, não sentir seguro com o tratamento atual, o jeito é mudar de dentista. Mas converse... Converse muito antes disso! Abs e boa sorte.

      Excluir
  73. Doutora,
    Quero saber se posso optar por colocar contenção fixa superior?? é qual é a conteção que vc me indicaria a simples ou higiênica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ingrid.
      Geralmente se coloca contenção removível na arcada superior, mas se for o caso, também pode-se colocar a fixa. Eu indicaria a higiênica pois nesse caso é mais fácil para usar o fio dental.
      Abs.

      Excluir
  74. Meu dentista sempre falta... Essa semana por exemplo marquei segunda feira a manutenção e ela faltou. Remarquei pra Sexta (Hoje) ela faltou de novo.
    Não aguento mais, gostaria de mudar de dentista, mas tem contrato. Posso buscar meus direitos de que maneira já que assinei um contrato acreditando ma profissionalidade dela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Willian... Realmente é um caso sério.
      Creio que mesmo tendo contrato você pode questionar isso, pois é muito desagradável um profissional que está ausente do serviço, seja dentista, médico, psicólogo, etc. Converse com o profissional e diga que irá desistir pois as faltas estão prejudicando seu tratamento... Peça para a secretária ligar com antecedência avisando que o dentista não vai atender e e marcar nova consulta. É necessário uma conversa amigável para haver entendimento. Feito isso, se não entrarem em acordo, o melhor é desistir. Abs.

      Excluir
  75. Olá Sônia td bem? Estou em tratamento ortodôntico iniciado em novembro/2013, desde que comecei perguntei por contrato e o orto e sua secretária disseram que não era necessário, perguntei também por tempo estimado de tratamento e tive resposta evasiva, o orto disse que ainda era cedo para falar sobre isso, e o tempo foi passando, nunca faltei às consultas, e suas marcações eram sempre de 15 em 15 dias mais ou menos, na última visita, ele colocou um "tchen" (não sei se é assim que se escreve), e marcou pra voltar com 1 mês alegando que precisava desse tempo para ação e efeito. Acontece que duas semanas depois disso sua secretária me ligou dizendo que o ortodontista não vai mais poder me atender que está reduzindo o número de pacientes porque não terá mais tempo para todos os pacientes que tem, devido a uma especialização que vai fazer em outro estado por um ano (estamos no RJ, região metropolitana) (ele vai fazer curso em SP), e que os pacientes mais novos ele vai retirar o aparelho e devolver o dinheiro pago por ele, quando perguntei da recomendação para outro profissional disse que não tinha ninguém para recomendar. Estou indignada com essa situação,pois meu tempo também está curto, trabalho e estudo e assim de repente vou ter que procurar outro profissional, pior que conheço poucas pessoas aqui, sou recém moradora da cidade, fui nele sem recomendação também. Minha dúvida é, apesar de não ter contrato seria meu direito ele me devolver parte do que paguei de tratamento até agora, já que vou ter que recomeçar com outro profissional? Outra dúvida, não é prejudicial ao esmalte dos dentes ficar descolando e recolando aparelho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosana!
      Olha, eu não entendi o que seria "tchen"...
      De acordo com nosso código de ética, ao abandonar um tratamento o dentista tem que indicar outro profissional para continuar o tratamento que foi começado por ele. Portanto, a clínica onde vc começou sua ortodontia teria que indicar outro profissional.
      Eu acho que colar e descolar bráquete não faz muito bem para o esmalte dos dentes. Eu digo isso porque também usei aparelho.
      Você teria que pedir sua documentação, e o que eu acho mais sensato, uma carta de recomendação de seu dentista para o novo colega que irá continuar o tratamento. Devolver o dinheiro não procede, visto que o tratamento foi feito, até o presente momento... Penso que nesse caso, em particular, você vai continuar o tratamento em outro profissional e portanto deveria ir de aparelho.
      Mas isso é o que EU PENSO, tá?
      Terá que conversar com o profissional...
      Abs e boa sorte.

      Excluir
  76. Ola Sonia, gostaria que você me ajudasse com algumas duvidas que eu tenho em relação ao tratamento ortodôntico. Comecei meu tratamento em uma clinica onde pude fazer todos os procedimentos iniciais do tratamento que são as colagens da parte superior e inferior do aparelho mais quando estava para colocar o anel meu tratamento foi interrompido levando eu a ficar sete meses sem manutenção. Ai procurei outra clinica para dar continuidade no tratamento onde me foi solicitado o nova documentação, ate ai tudo bem, pois acho que realmente fosse necessário mas estou com uma certa duvida já estou fazendo a terceira consulta nesta clinica mais todas as vezes que vou la fazer manutenção sou atendida por um profissional da diferente. Gostaria de saber se esta certo eu ser acompanhada no tratamento por mais de um profissional da área de ortodontia uma vez que eu acho que deveria ser feito somente por um.
    Desde ja grata pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Olha, em clínicas isso é normal, o paciente geralmente é atendido por vários profissionais, nem sempre o mesmo quando vai às consultas. Para começar e terminar com apenas um ortodontista o ideal é procurar um consultório particular.
      Abs.

      Excluir
  77. Olá, estou muito preocupada, há 2 anos descendo a escada me desequilibrei e bati com a boca na parede, lascou um dente, na hora a dentista apenas disse para acompanhar para ver se o dente nao iria escurecer, ele nao escureceu, em agosto deste ano fiz uma periapical para colocar aparelho e constou reabsorção externa em 3 dentes incisivos superiores devido esta pancada, a dentista disse que nao comprometeu o dente essa reabsorção, fez o teste pulpar e a polpa dos dentes estão vivas, mas não quero colocar aparelho com medo pois dentes traumatizados tem maior tendencia a reabsorção, minha preocupação é: mesmo sem colocar aparelho tenho muito medo da reabsorção continuar e eu perder os 3 dentes da frente, corro esse risco???? se a reabsorção continuar o tratamento de canal costumar salvar dentes com casos de reabsorção externa????? consigo salvar esses dentes de alguma forma????muito grata pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna!
      A reabsorção radicular externa geralmente acontece depois de traumas como esse que você relatou. E todo dente tratado ortodonticamente geralmente sofre uma reabsorção radicular externa em menor ou maior grau. Alguns dentes são mais sensíveis à reabsorção, tais como os incisivos centrais superiores e laterais.
      Eu não acredito que você vá perder esses dentes por reabsorção. Você não disse o quanto reabsorveu, se foi apenas o ápice das raízes, 1/3, 2/3... Mas é importante fazer radiografias periapicais com intervalo de 6 meses mais ou menos para ver se o processo está aumentando ou não.
      Se colocar aparelho ortodôntico com certeza irá aumentar.
      Sim, o tratamento de canal costuma salvar dentes com reabsorção. Mas eu só indicaria fazer se essa reabsorção aumentasse muito, se na radiografia se observasse somente 2/3 da raiz presente.
      Meu conselho é que se informe para saber o quanto de raiz foi perdido. Eu penso que foi muito pouco. Não fique estressada, acompanhe com radiografias periodicamente. Isso aconteceu devido ao trauma e só irá aumentar se houver mais trauma sobre o dente, portanto penso que irá estacionar.
      Mas procure conversar muito com seu dentista, pois afinal de contas é ele que viu as radiografias e pode examinar você clinicamente.
      Abs e felicidades.

      Excluir
    2. Olá doutora me surgiu uma outra dúvida, se caso a reabsorção continuar e continuar e eu ter que fazer canal, aquele tal clareamento interno pode causa reabsorção? o que poderia fazer caso o dente escurece para clarea-lo sem que aja mais reabsorção?! grata pela atenção

      Excluir
    3. Há suspeita de que o clareamento endógeno - esse que se faz para clarear dentes escurecidos devido a endodontia- cause reabsorção radicular. Tudo terá que ser avaliado clínica e radiograficamente na devida ocasião, pelo dentista responsável. Abs.

      Excluir
  78. Perguntei a dentista e ela disse que a reabsorção não foi muita deu um exemplo de uma raiz de 20 e minha ficou com 18 por exemplo e teve um dente que foi um pouco mais pois com a pancada em um dente ficou em formato de concha a raiz, mas ela disse q nao foi nada que comprometesse o dente, nossa eu fico muito aflita pois um implante é muito caro e fico pensando que posso perder esse dente a longo prazo quero evitar ao maximo que isso aconteça, Doutora em casos de reabsorção externa devido a pancada nesses casos a reabsorção costuma parar?????? nossa tenho muito medo dela não parar e o canal não resolver, fico até deprimida com essa historia.. :/ se caso ela não parar e o canal não resolver tem algum outro procedimento para salvar esses dentes??? grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, no seu caso a reabsorção dentária foi resultante de um processo inflamatório produzido por um trauma. Há casos em que essa reabsorção cessa e há casos em que continua. Depende de cada organismo, de cada pessoa. Por isso falei que é bom acompanhar com radiografias periódicas para comparar a evolução do quadro. Caso a reabsorção continue é melhor fazer o canal. Há produtos específicos que se coloca dentro do canal para "conter" a reabsorção. O melhor procedimento seria mesmo o canal. Há uma espécie de cirurgia que se faz, também, na região afetada, mas os resultados não são bons, o canal é a melhor opção. Fazendo o canal, com certeza irá parar.

      Excluir
  79. Obs: a periapical foi feita em agosto deste ano mas a pancado foi em outubro de 2012, (a dentista deu este exemplo de uma raiz de 20 de comprimento e minha ficou em 18,17), mais isso foi disgnosticado apenas este ano no ano da pancada nao foi feita periapical a dentista apenas pediu para acompanhar se iria escurecer, será que ela se estabilizou, pois ja foram 2 anos e segundo a dentista não foi uma reabsorção grave?!?!agradeço a atenção e desculpa ser extensa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É melhor fazer mais uma periapical ainda, para ver se estabilizou ou não a reabsorção. Mesmo que acredite estar estabilizado, continue com o acompanhamento durante algum tempo. Aparentemente parece que não foi grave, mas só vendo a radiografia para poder afirmar , tá? Abs.

      Excluir
  80. Doutora Sonia, mais uma observação além desta pancada a 2 anos, depois q fiz o exame periapical este ano tive uma pequena batida na boca (cabeçada da cachorinha que esta brincando) sangro o labio superior mais meu dente nao doeu creio q nao tenha afetado o dente, eu fico meu cismada qualquer coisa agora, mais acho q para ter uma reabsorção deve ser um trauma forte correto? ai eu estou mto preocupada com td e cismada vou esperar completar 6meses da ultima pericpical q fiz, e se caso tenha reabsorção, o que posso fazer, apenas os acompanhamentos ou ja o canal de imediato? grata e desculpa o incomodo :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer trauma, seja de pequena ou grande intensidade poderá aumentar o processo de reabsorção, depois que ela começou.

      Excluir
  81. Qual seria o produto mais utilizado e com melhores resultados no canal para "conter" a reabsorção?muitissima grata doutora (desculpa minha aflição estou mto deprimida com a possibilidade de perder os dentes) :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna...
      Olha, eu não sou endodontista, mas tenho conhecimento de que o melhor produto para casos de reabsorção radicular é o MTA (Agregado Trióxido Mineral). Esse produto é colocado dentro do canal, deve-se fazer radiografias para acompanhar o desenvolver do processo, etc. Mas é muito eficiente. Tire melhores informações com seu dentista, ok? Um grande abraço.

      Excluir
  82. obs: O aconselhavel seria acompanhar (de 6 em 6 meses) durante quanto tempo, para ter certeza que realmente a reabsorção cessou?grata(desculpe ser tao extensa isso está m gerando mto preocupação)gratissima pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, você pode fazer mais uma radiografia daqui a 6 meses. Se não verificar nada, faça outra depois de 1 ano. E acompanhe por mais uns 2 anos. Eu sou do tipo perfeccionista e gosto de ter certeza de que as coisas estão certas.

      Excluir
  83. As chance do canal salvar um dente nessas condições (reabsorção externa) pela a experiencia da senhora são mais para positivas ou negativas?grata

    ResponderExcluir
  84. Tudo depende do que causou a reabsorção externa. No seu caso que foi um trauma aparentemente não muito grave, eu creio que as chances de salvar um dente que sofreu reabsorção externa são muitíssimo positivas.
    Abs.

    ResponderExcluir
  85. Ola Dra,Bom dia eu moro em Curitiba e estou me sentindo enganada enrolado pelo meu dentista pois ele na hora de fazer a manutenção so troca as borrachas do dente e mais nada eu pago uma fortuna opor esse tratamento cerca de R$70,00 a cada visita e ele so troca as borrachinhas nem aperta o aparelho so as vezes ele da uma apertadinha de leve e as vezes caem algum dos braquete ele leva ai uns dois meses pra recolocar eu quero saber o seguinte é normal essa técnica dele ou estou sendo enganado mesmo e a quem devo recorrer para rever os meus direitos se eu estiver realmente sendo enganado,toda a vez que vou la e saiu dela so com as borrachas trocadas me senti um idiota me sinto como se estivesse sendo enganado mesmo mas como não entendo nada desses negocio ai de dentista eu nem questiono ele né. obrigado Doutora sua consultoria é muito importante para muitas pessoas meu nome é Rafael.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael.
      Não gosto muito de opinar nesses tipos de questões, onde o paciente pensa estar sendo "enrolado" pelo dentista. Como não vi a documentação ortodôntica e nem nunca vi o caso pessoalmente, fica difícil dar uma opinião sobre a condução do tratamento. O que posso dizer é que tenha uma conversa franca e sincera com o profissional, exponha suas dúvidas, seus aborrecimentos, suas incertezas. Somente através do diálogo seria possível resolver essa questão, onde você não se sente à vontade. Caso não haja condições de um diálogo entre as partes, e não consiga dessa forma entender melhor seu tratamento, daí a melhor solução seria procurar outro profissional.
      Um grande abraço e felicidades.

      Excluir
  86. Bom é o seguinte, eu já estou usando o aparelho móvel ,só que tem um dente que precisa de um canal,mais eu não quero fazer o canal,eu quero é arrancar ele, gostaria de saber o que pode acontecer se eu fizer isso ,arrancar o dente??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Djulia! Um dente perdido na arcada dentária acarreta muitos danos. Causa movimentos indesejáveis dos demais, movimentações dentárias indesejáveis... Enfim, irá causar uma bagunça na sua arcada dentária e comprometer os resultados obtidos no tratamento ortodôntico.
      Aconselho que faça o canal para preservar esse dente e se a extração for obrigatória, coloque um implante imediatamente. Abs.

      Excluir
  87. Bom dia Dra. tenho problemas periodontais procurei um especialista e ele colocou o aparelho na parte superior antes disso perguntei a ele se eu iria ter problemas com dois dentes centrais inferiores ele disse que não e depois de já está colocando o aparelho ele disse que esse dois dentes está condenados que eu vou perdê-los isso é correto? Ele deveria ter me dito isso antes, e agora estou querendo desistir do tratamento com medo que me prejudique ainda mais,paguei 800,00 à vista posso pegar meu dinheiro de volta? Eu não assinei nenhum contrato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia! Imagino o quanto você deve ter ficado apreensiva. Mas você terá que conversar com seu dentista de maneira sincera e objetiva e explicar a ele seus receios. Só ele terá condições de responder a sua pergunta.
      Mas veja bem, ele JÁ colocou o aparelho... Você pode até desistir do tratamento, mas ele já colocou o aparelho e isso tem custos...
      Abs.

      Excluir
  88. Bom dia

    então uso aparelho a uns 4 anos, retirei em Julho do ano passado, coloquei contenção nos dentes superiores, não retirei embaixo e usei o móvel, no começo deste ano tive que colocar novamente pois minha dentista disse que a retenção estava colocada errada e meus dentes já haviam se movimentado,
    Agora, em Agosto conforme o tratamento ela retirou o aparelho inferior e colou a contenção, a que é apenas um fio reto, na manutenção seguinte me informou que eu havia quebrado ela, sendo que a mesma não havia machucado,nem descolado,não sei se há como saber quando ela quebra e descola?E esse tipo de contenção é mais fácil pra isso acontecer? Pois ainda uso aparelho e contenção em cima e isto nunca ocorreu, além de que por causa da movimentação ela informou que não irá moldar a parte de cima se não estiver correta a de baixo, posso trocar de contenção pra facilitar até no uso do fio dental?Pois meu tratamento é só por questão estética e pra alinhar os dentes, ela já havia me informado que a questão de mordida só com cirurgia ortognática no meu caso.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michelle! Esse tipo de contenção ( a fixa) vez ou outra acontece de descolar. Você diz que seu caso é de cirurgia ortognática, concluo portanto, que sua mordida (oclusão) está errada, o que facilita problemas em contenções fixas, facilitando descolamento...
      estou falando sem ver o caso, sem ver documentação e exame clínico. Posso, é claro, estar errada.
      Você pode trocar por contenção higiênica sim, pois facilita a passagem do fio dental sem auxílio do passa fio.
      Abs.

      Excluir
  89. Olá Sônia!
    Então, usei aparelho fixo durante 2 anos, depois de muita enrolaçao finalmente a 3 dias tirei, pois ja estava me prejudicando! So que quando fui tirar perguntei sobre a contensão, porque no meu saber é obrigatório usar pra que os dentes nao voltem, so que me falaram que não pq foi cancelamento , so colocaria se ja estivesse no final do tratamento, sendo que não vejo mais necessidade nenhuma continuar usando! So queria saber se isso está certo, e se todo esse tempo que gastei foi em vão, pra no final voltar tudo denovo?!...
    Se poder ajudar por favor, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aryanne!
      Com certeza você pediu para cancelar o tratamento e nesses casos não é comum se colocar contenção. Pois se a pessoa quer parar o tratamento, então se entende que não quer mais usar aparelhos, certo? Mas recomendo que tenha uma conversa amigável com o dentista. Tudo pode ser resolvido numa boa conversa. Abs.

      Excluir
  90. Ja entrei em contato anteriormente, tive uma reabsorcao externava uns 2 anos devido trauma, a dentista disse n ser grave mas medmedooo e dela evoluir doutora esses casod costumam estabilizar ou evoluir na maoria dos casos grta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna. Tudo depende da intensidade do trauma. Como eu disse anteriormente. o melhor é acompanhar com radiografias para ver se a reabsorção está evoluindo ou se estabilizou. Somente o exame radiográfico poderá responder sua pergunta. Abs.

      Excluir
  91. Ola sonia
    algumas perguntas a vc ..fiz un contrato con uma clinica en sao jose dos pinhas no contrato tem un 1 ano de aparelho .. so que cuando eu fui colocar o aparelho era minha primeira vez nao me passarao si quer un papel en escrito sobre cuais e meus cuidados nao me esplicarao en nd ...ai passo uma semana o aparelho deu problema descolou o ferrinho do meio e começo a muchucar meus labios ai liguei no consultorio atendente me atendeu ,, e disse nao tenho horario pra hoje intao so daqui uma semana ai eu falei o meu problema nao quero esclareser daqui uma semana pq ta machucando meus labios ai somente me falou sou atendente daqui nao posso solucionar seu problema ai no otro dia me ligo ela e me pergunto tem como ta aqui en 10 min ela pode te entender sim nao so daqui uma semana coisa que ele sabe que eu moro longe a 20kilometros do consultorio nei que pegue avion chegaria ... ai deixei e desliguei ai problema fico ainda maior os dois lados onde termina o aparelho solto ai ta machucando o outro lado da boca ai liguei novamente falarao que irian encaminhar so pra semana que bem ai esperei 5 dias liguei novamente ai me falarao venha ao consultorio tube que abandonar trabalho e ir ai cheguei la e me falarao bom ja que todo dia 11 vc paga a manutençao vou cobrar agora e vc vai pra casa con ja solucionado mais pq iria pagar adiantado sim ja paguei pela primeira que nao usei praticamente ... queria saber ... cuaias sao meus direitos ,,, pq eu nao vou pagar adiantado ainda sendo que nao completou o mes e sendo ja ta encaminhado sim eu quisesi por adatar a cancelamento ou pagar multa por cancelamento .... me ajuda espero vc me entender ... escrevo meio enrolado pq sou estrangeiro .... muito obrigado espero sua resposta .... abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabrik.
      Pelo que tenho visto, mesmo que o dentista use o sistema de só cobrar manutenções, o primeiro pagamento deverá ser no dia que se coloca o aparelho. Não entendi muito bem o que você tentou explicar, mas parece que você se queixa de pagar adiantado...
      O ideal é um dentista mais perto de você, não sei se é possível. Porque 20 km é uma distância bem grande, caso aconteçam problemas, não é mesmo?
      Por fim aconselho a ter uma boa conversa com o dentista, explicando que você mora longe e que eventualmente problemas podem acontecer e que precisam ser solucionados. Não tem como dizer muita coisa, visto que precisaria analisar radiografias e clinicamente.
      Desejo boa sorte para você. Abs.

      Excluir
  92. Oi Dra. Uso aparelho +- 3 anos , tive uns problemas ....e parei com a manutencão faz 1 anos e 4 meses ..tenho ate vergonha ...meus dentes estao tudo tortos ...pensei em tirar em casa e ir em outro dentista ...a documentacao esta no nome da minha mae pq na epoca eu era demenor ...e eles nem vem atras ...oque eu faço ?! Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renatah!
      Bem, nunca se deve "fugir" do dentista e deixar o aparelho sem as consultas de manutenção. Isso causa problemas iguais aos que você falou, os dentes mudam de posição, há o risco de aparecer cáries e problemas gengivais. Você diz "eles nem vem atrás"... Concordo, o consultório poderia ligar para você para ver o que está acontecendo. Mas o dever maior é seu, de resolver o problema de sua saúde bucal. Tome coragem e volte para o dentista. Não há nada que uma boa conversa não possa resolver. E nem pense em tirar em casa o aparelho, pois a resina que cola os bráquetes fica nos dentes e esteticamente é muito feio. Abs.

      Excluir
  93. Olá Dra. Sonia, gostaria de retirar uma dúvida. Eu coloquei o aparelho estético e paguei por ele. Tenho recibo e tudo. Estou insatisfeita com o serviço prestado e quero mudar de dentista, só que a minha dentista não colocou meu aparelho todo, só uns 14 braquetes e isso já tem uns 9 meses. Eu posso exigir o restante do meu aparelho?
    Eu paguei por ele e pago a manutenção separada.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Livia!
      Difícil de opinar! A colagem dos bráquetes depende em muito do planejamento feito, da posição dos dentes, do problema... Terá que conversar de maneira franca com o dentista e explicar sua insatisfação e vontade de mudar de profissional. Esse tipo de problema só tem como ser solucionado entre vocês dois. Uma boa conversa com certeza resolverá seu problema. Um grande abraço.

      Excluir
  94. Olá Dr Sônia. Paguei o valor do expansor por 3 meses, más ele começava a soltar todo dia, Até que minha dentista diz que eu ñ preciso mais usa-lo. Não cheguei a ficar nem um mês com esse expansor. Fiquei na dúvida, será que eu realmente precisava. O que quero saber é.. como pagar por uma coisa que ñ me adiantou em nada? Isso é certo, qual atitude tomar nesse caso?

    ResponderExcluir
  95. Olá, Dra Sonia!

    Poderia me ajudar, por favor?

    Então, estou usando meu aparelho há 3 anos e 7 meses e estou afim de retirar antes do tratamento. Por que?

    Porque por motivos financeiros e falta de tempo eu acabei "abandonando" o tratamento há 8 meses. Então, há mais de um ano e meio os meus dentes estão certinhos e alinhados e nesse meio o tempo eu só ia no consultório para trocar a borracha e mais nada. Fiquei um pouco confuso se o ortodonto não estaria me "enrolando", mas depois desse tempo todo não fez diferença mesmo.

    Tomei a decisão de retirar e queria saber o como é feito e quais são as consequências quando se retira "antes do tempo"?

    Farei a retirada em outro profissional e queria saber também do que ele vai precisar que eu faça, se precisarei tirar outro raio x para usar a contenção ou se por acaso eu não desejar usar a contenção, qual a probabilidade de meus dentes entortarem?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  96. Olá, vai fazer 3 anos que estou com o aparelho daqui 3 meses, resolvi colocar pois um dente meu da frente estava entortando, na primeira consulta o dentista logo disse que nao ficaria muito tempo que era apenas por estética! mais ja estou quase 3 anos meus dentes estao super certos e ele vive me enrolando dizendo pra mim aguarda mais um pouco etc.... Não aguento mais usar aparelho me atrapalha na fala e me causa dores de cabeça tambem, gostaria de saber que se caso eu resolver abandonar o tratamento e tirar ele sem por o movel quais as chances desse meu dente entortar novamente? e se entortar demora muito esse processo? final do ano tenho formatura e nao gostaria de estar com meu dente torto no dia! Resolvi mesmo tirar porque acho que estou gastando mt com a manutençao sendo que ja conversei com ele e ele nao diz prazo de tiralo. obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila! A possibilidade do seu dente "entortar " novamente é grande, se não colocar a contenção. Provavelmente não ficará como antes, mas pode mover-se um pouco. Converse com o dentista sobre a possibilidade de tirar e colocar a contenção...
      Às vezes e à primeira vista o caso pode parecer simples, mas depois aparecem detalhes que precisam ser resolvidos e isso pode atrasar um pouco o tratamento.
      Abs.

      Excluir
  97. Ola :)
    Meu dentista fez um otimo trabalho no que se refere a implantaçao dos3 pinos na arcada dentaria superior:)
    porem nao foi muito bom na hora de colocaçao dos dentes ,ficaram desproporcionais e um acabamento muito rustico,e aparencia muito braanca em relaçao aos demais, ja paguei a metade do tratamento, porem queria saber a opiniao de um segundo profissional, sobre como proceder, vito que estou aberto a conversar :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! Estar aberto ao diálogo é o primeiro passo para começar... Diga ao dentista o que disse aqui, que achou excelente o serviço dos implantes, mas não gostou dos dentes, que achou a cor muito clara, etc, etc... Tenho certeza de que o dentista irá ouvir o que tem a dizer. E diga que ficaria satisfeito se trocasse o trabalho por um mais estético! Abs.

      Excluir
  98. Oi queria saber o seguinte eu comecei um tratamento numa clinica dai o dentista saiu de la e eu fui com ele pra outra clinica sendo q eu nao tinha nem um contrato com mas sim com a outra clinica e agora quero sair e ele quer me cobrar pela pasta e pelo aparelho isso e cergo...a pasta eles me deram quando eu comecei nao paguei por ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Olha meu amigo, não existe documentação (pasta) grátis. Isso acontece quando se faz um convênio com as clínicas de radiologia. Se você quer mudar de dentista, há muitos fatos a considerar, inclusive esse. Com certeza os custos do tratamento até o presente momento deverão ser pagos. Mas isso não sei dizer, somente você conversando com a antiga clínica que iniciou seu tratamento para saber. Abs.

      Excluir
  99. Ds sonia eu coloquei meu aparelho de dente mais n e movel n e o outro que e colado no dente eu presico de umas dicas de que eu posso fazer eu coloquei meu aparelho ja tenho 2 meses de uso e mim machuca demais e eu to querendo tirar já por que eu nao consigo comer direito e doi muito ai eu queria saber se eu tirar meus dentes voltão ao mesmo lugar de antes tortos e se eu tirar pode dar alguma problema no meu dente ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Dulce Cleide!
      Olha, eu sugiro que tenha força de vontade e aguente o tratamento... rsrs! Como recompensa terá dentes alinhados e sorriso bonito. Doi um pouco mesmo, mas é assim mesmo. Tenha paciência. Se tirar eles irão mudar de posição e 2 meses de tratamento é muito pouco!
      Abs.

      Excluir
  100. Ola Sonia, estou querendo interromper meu tratamento e colocar um aparelho de contenção removível. No meu caso estava apenas usando para "arrumar tres dentes tortos da arcada inferior e o tratamento ja esta no oitavo mês, eles ja estao alinhados mas se eu retirar e colocar o removivel depois de duas semanas tem risco deles entortarem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda!
      Se você remover seu aparelho fixo, deverá colocar a contenção dentro de 48 horas, no máximo. A possibilidade dos dentes mudarem de posição é muito grande. Se voc~e esperar 2 semanas com certeza um ou outro estará fora do lugar. Abs.

      Excluir
  101. Olá!
    Coloquei aparelho ortodôntico em 2006, devido a uma leve mordida cruzada. Ocorre que era para usar por no máximo 2 anos, e retirei o aparelho em 2006, porque toda vez que ia ao dentista, ele me dizia que no próximo mês eu ia retirar, mas nunca tirava. Notava que cada vez minha mordida estava mais cruzada, então fui em 3 dentistas diferentes, os quais me falaram que não havia mais o que fazer, a não ser uma cirurgia bucomaxilofacial. Fiquei desesperada, e quando fui no dentista no mês seguinte fazer a manutenção, perguntei quando que iria retirar o aparelho e para minha surpresa, o dentista falou que ia mais três meses. Aí, não aguentei, abri o jogo, falei que procurei outros profissionais e mencionei sobre a cirurgia. Ele ficou todo incomodado, e para resumir, em 2011 retirei o aparelho e como acredito que o erro foi deles, por ter colocado o aparelho errado, sem resultado por 6 anos, a ainda por cima, piorando a situação, solicitei que eles ao menos pagassem a minha cirurgia, o que me foi negado. Ele alega que não compareci regularmente, que a piora da minha mordida foi devido ao meu crescimento, pois na época era adolescente. O que a senhora, como profissional da área sugere que eu faça?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!
      Difícil opinar sem ver documentação e o caso clínico.
      Os casos ditos "cirúrgicos", que só podem ser resolvidos com cirurgia e mais nada, raramente são solucionados somente com aparelhos fixos ou mesmo com aparelhos ortopédicos mesmo sendo tratados enquanto o paciente tem potencial de crescimento. Você não diz com que idade começou o tratamento, mas para resolver o problema de uma maxila atrésica - que parece ser o seu caso - você deveria ter colocado um expansor por volta dos 10 anos de idade, aproximadamente.
      As meninas param de crescer antes dos meninos, por volta da primeira menstruação e depois fica mais difícil um tratamento ortopédico.
      Veja bem, estou falando sem ver documentação e outros dados, posso estar opinando de maneira errada sobre seu caso.
      Mas se hoje você está apresentando problemas que só podem ser resolvidos cirurgicamente, a culpa não é do dentista e sim da genética de seu crescimento, pois a maioria dos problemas ortodônticos possuem uma tendência genética, hereditária. Por isso ele não tem obrigação de pagar para você uma cirurgia ortognática.
      O que aconteceu é que o planejamento do caso não foi bem realizado, e digamos que você perdeu um pouco de tempo...
      O meu conselho é que procure um especialista em ortodontia na sua cidade, prepare uma nova documentação ortodôntica e comece novo tratamento ortodôntico já se preparando para a ortognática. O ortodontista montará seu aparelho e encaminhará você para um bucomaxilo para que seja feito o planejamento de sua cirurgia (se for o caso realmente).
      Esqueça o que passou e comece novamente. É a melhor maneira de terminar logo seu tratamento e ter resultados satisfatórios.
      Um grande abraço e felicidades.

      Excluir
  102. Bom dia Drª.

    Estou com uma dúvida.
    Faço tratamento ortodôntico desde Fevereiro de 2012.
    Dentista me deu a previsão de alta em Março de 2014. passou esse prazo e o mesmo me informou que em Dezembro de 2014 era certeza de alta.
    Por alguns problemas, faltei em 3 meses consecutivos. Retornei ao tratamento e o mesmo me informou que meu tratamento foi prorrogado pra Junho de 2015, pois eu deveria pagar 'o preço por não ter comprometimento', ele deixou claro que era na questão da dor e não do bolso. Em Junho desse ano, ele tbm me disse que os dentes inferiores estavam finalizados, porém continuo com o aparelho.
    Nunca quebrei um braquete, nem soltou o arame, nada!
    Todas as vezes que tento conversar ou tirar dúvidas, ele é grosseiro e irônico. Uma certa vez ele até falou um 'bem feito', devido a uma ferida enorme que saiu no minha boca.
    Gostaria de saber se está certo, cada mês que eu faltar, aumentar mais 2 meses. Sendo que em relação a pagamento e contrato, nunca assinei nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline. Faltas durante o tratamento ortodôntico sempre geram atraso na retirada do aparelho. Quanto mais complicado o caso, mais será a demora para finalizar. Portanto não tem como opinar o quanto seu caso ficou comprometido, sem ver como era antes, em radiografias, modelos, etc.
      O que não pode é haver ironias por parte do profissional. O jeito é conversar de maneira séria e positiva e perguntar com certeza o quando o tratamento será finalizado. Pelo tempo que você usa, provavelmente está próximo do fim. Mas terá que conversar sobre isso.
      Abs.

      Excluir
  103. Ola D Sonia, minha irmã usa aparelho fixo a 1 ano e 8 meses, quero continuar o tratamento dela em outro dentista, porém a dentista esta exigindo que " devolva" o aparelho , ai no caso ela vai ter q tirar toda a documentação e usar cola de novo.. Sou obrigada a tirar o aparelho sendo q ela vai continuar o tratamento com o aparelho fixo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela!
      Quando um paciente pede a documentação e diz que irá parar com o tratamento, entende-se que ele está desistindo do tratamento. Então é normal que o dentista retire o aparelho que ele (esse dentista) colocou.
      Se já está em tratamento há um ano e oito meses também é necessário uma nova documentação pois já faz tempo, muita coisa está diferente... É preciso planejar a situação atual dos dentes dessa pessoa e não a situação de um ano atrás.
      Para não retirar o aparelho e continuar com o mesmo em outro profissional será necessário um termo por escrito, que a paciente desiste do tratamento com Dr Fulano e segue para tratamento com Dr Beltrano com o mesmo aparelho ortodôntico. Isso assinado pelo dentista Dr Fulano e pelo paciente ou responsável. Essas seriam as medidas legais.
      Importante saber também se o outro dentista usa a mesma técnica, mesmo tipo de bráquetes, etc.
      Enfim, tudo teria que ser conversado pacificamente para que se chegue a um bom acordo entre as partes. Querer mudar de dentista sem explicar motivos e sem querer falar o nome do próximo profissional não é correto.
      Um grande abraço.

      Excluir
  104. Olá doutora, bom meu caso é assim: tive um trauma a 2 anos e tive uma pequena reabsorçao externa da raiz nos 3 dentes superiores incisivos.......no meio dos dentes inferiores incisivos eu tive uma pequena reabsorça ossea devido ao freio da gengiva e ao toque prematuro (o que já foi feito a cirurgia do freio e um pequeno desgaste do dente p evitar contato indesejado) só que eu tenho os dentes um pouco pra frente devido ao uso da mamadeira e chupeta, logo para corrigir os dente pra frente seria necessário o aparelho mas n quero por aparelho pq tenho medo da reabsorçao aumentar e ocorrer em outros dentes.....minha pergunta o fato de eu nao colocar aparelho vai me prejudicar e algo esses dentes pra frente?! já ouvi fala que os de baixo podem subir ja que nao encostam..... isso é veridico o que fazer ?!agradeço

    ResponderExcluir
  105. Olá dr Sonia !

    Estou usando aparelho a 3 anos e 4 meses e estou bem feliz pelo resultado pois meu dentes estão certos , porém não muito feliz com o atendimento pois sempre sou atendida por um tecnico.
    Fui conversar com a dr hoje e pedir para finalizar com o tratamento pois já passou do prazo que eles me deram , e se não poderia me dar alta e fazer o móvel . Ela disse que não , pois minha mordida ainda não está correta .
    O que devo fazer , continuo ou não o tratamento ? Estou pensando em ir em outro dentista pra ver se ele pode resolver minha situação , finalizando meu tratamento com o móvel .

    ResponderExcluir
  106. Boa noite Dra Sonia,

    Minha duvida não está muito relacionada ao post, mas não consegui encontrar nenhum outro lugar em que alguem possa respondê-la. Pretendo colocar aparelho e queria saber se, é possivel retirar o aparelho para alguma ocasião (no meu caso, minha formatura) e colocá-lo novamente? Por exemplo, retiro ele na sexta, passo o final de semana sem, e coloco novamente na segunda-feira. Fui em 4 dentistas, 3 disseram que é possivel, porém o ultimo disse que não, disse que de maneira alguma eu posso retirar pois posso perder massa óssea, entre outros problemas. Achei estranho pois foi o unico que me disse isso. Enfim, gostaria de saber se é possivel ou não, e se existem e quais são as consequencias. OBS: Todos me disseram que teria que usar pelo menos por 2 anos, e meu baile de formatura é em jan/16, logo se eu colocasse agora, estaria mais ou menos na metade do tratamento.

    Desde já, agradeço pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Há uma postagem aqui no blog onde falo sobre retirar o aparelho para o casamento. Enfim, formatura, casamento, todas ocasiões especiais: CASAR OU NÃO DE APARELHO NOS DENTES?

      Não há possibilidade de perder massa óssea, talvez tenha havido um mal entendido... Eu penso que não é muito bom ficar colando e descolando bráquetes, isso pode acarretar microfraturas no esmalte dentário, por exemplo. Mas nem sempre.
      O aparelho pode ser retirado sim, e o paciente se compromete a colocar novamente dentro de uma semana, aproximadamente, para o resultado do tratamento não ser comprometido, ou seja, atrasar.
      Tem que conversar com o dentista antecipadamente e lembrá-lo quando chegar a época da formatura. Entendo que as pessoas não gostam de ser fotografadas com sorriso metálico...
      Um grande abraço e felicidades.

      Excluir
  107. Bom dia, Dr. Sônia.
    Me chamo Cinara.

    Observando os comentários de alguns milhares pacientes acima,gostaria de tirar uma dúvida:
    Três meses atrás desse anos 2014, comecei a me planejar a fazer um tratamento odontologia, pelo fato que havia perdido um dente (canino) de leite e nesse caso ele havia se cabrado na minha boca, sem nada ter feito para provoca- lo a quebrar, entendi?
    Acontece, que me encaminhei ao uma clinica de odontologia, por indicação de uma amiga que também fez uns tratamentos donto e obteve resultado satisfatório apos termino do aparelho.
    Bom, ao chegar a clinica o médico fez sua avaliação e solicitou a mim que fizesse uns exames ( documentação completa), na intenção de colocar o aparelho, e depois de feito e entregue o exame, observou que eu deveria fazer alguns procedimentos cirúrgicos, que implicaria em trazer um profissional especializado para fazer a cirurgia necessária. Lembrar que havia assinado o contrato, para efeito de colocar aparelho que vale 2 ano.
    A recepção marcou a data para que eu voltasse a clinica, para me consultar com o cirurgião e o resultado disso foi, que o mesmo havia sofrido um acidente e foi preciso chamar um outro apos 1 mês.
    Já com o outro médico cirurgião, ele havia me pedido que fizesse uma tomografia, para saber por onde começaria fazer a cirurgia, na ideia de extrair 2 dentes intrusos e isso foi feito e mostrado para o mesmo. O resultado foi que ele iria ESTUDAR para fazer a cirurgia.
    A recepção havia feito um orçamento para que eu soubesse quanto custaria todo o tratamento. O resultado cabe ao valor que um Engenheiro Civil, piso salarial minimo recebi.
    Com relação a isso, estou achando muito caro e não tenho condições de pagar. Fiz somente os exames, mas estou querendo desistir de fazer o tratamento nessa clinica, que fiz o orçamento. Mesmo assim, eu posso pegar todos os exames que fiz, e me caminhar para uma outra clinica, que pelo orçamento feito, sai mais barato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cinara! Pelo que entendi o que foi feito até agora foram exames para o planejamento de seu tratamento, certo?
      Acredito que você poderá desistir sim... Nem o aparelho foi colocado ainda! Converse com o responsável pela clínica e manifeste seu desejo de desistir e pague as consultas que por acaso esteja devendo... Penso que é o que pode ser feito. É melhor ser sincera agora no início do que tentar prosseguir um tratamento que os valores não agradam.
      Abs.

      Excluir
  108. Ola uso aparelho a qse 4 anos, apenas tirar o aparelho os dentes podem entortar novamente? Não tenho nem condições, e sinceramente nem tenho mais paciencia de continuar com tratamento. Por outro lado não quero lerder os avanços obtidos. O problema é que estou com a boca tda machucada devido a falta de manutenção :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda! Se você apenas tirar os aparelhos e não colocar os ap. de contenção, há possibilidade de um ou outro dente mudar de posição. Obviamente que isso depende de como eram antes do tratamento ortodôntico. Para não perder o que foi conseguido até agora se faz necessário o uso das contenções.
      O jeito é retornar no dentista, tirar os aparelhos e colocar as contenções. Converse com o profissional tenho certeza de que entenderá seu problema. Abs.

      Excluir
  109. Ola, fiz um contrato com um ortodontista e estou insatisfeito, gostaria de saber qual o tempo minimo? Tenho que pagar a multa referente a todo o tratamento?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Levi!
      Difícil responder sobre o tempo mínimo estipulado em contrato, porque isso está diretamente relacionado ao dentista, à técnica utilizada, ao tipo de bráquete (fabricação), etc. Deve estar estipulado em seu contrato o tempo mínimo. Sempre é possível desistir de um tratamento, mas sempre é necessário muita conversa com o profissional, explicando os motivos e insatisfações.
      Converse com seu dentista de forma franca. Tudo pode ser resolvido.
      Abs e Feliz Natal.

      Excluir
  110. Olá, sou Henrique e faço tratamento tem 2 anos e tenho um acordo verbal com o dentista aonde eu só pago ate fev/2015 acabando o tramento ou não. Ultimo mês ele ocasionou um mesmo problema pela segunda no qual abriu espaço na mordida e entre dois dentes. Problema que passamos meses para resolver depois dele ocasionar pela primeira vez. Eu simplesmente estava muito perto de tirar o aparelho fixo e o que aumentou a minha raiva. Quero saber quanto pode ser minha dor de cabeça em trocar o profissional? E se posso continuar usando o aparelho(auto ligado) que já paguei sendo eles os brackets?

    ResponderExcluir
  111. OI Henrique!
    Contratempos acontecem muito durante tratamento ortodôntico, semelhantes aos que você relatou. Trocar de dentista agora significa que o novo dentista irá pedir nova documentação para poder continuar seu tratamento e pode também pedir para você retirar o aparelho que está usando para poder colocar outro. OU seja, terá algumas despesas...
    Se continuar com o mesmo dentista, ele terá que corrigir o que aconteceu de errado, claro... Mas terminará o tratamento em um tempo bem menor que se você procurar outro. Pode ser que ele se lembre do acordo que fez com você, de não pagar mais a partir de fevereiro de 2015. Mas acordos verbais não têm valor, não se esqueça disso...
    Um grande abraço e felicidades.

    ResponderExcluir
  112. Olá doutora,estou com aparelho á oito meses e á dois troquei de dentista...mais desde então estou sentindo muitas dore...e até dor de cabeça,e está me encomodando muito.e estou até pensando em desistir do tratamento.ele disse que vou tirar daqui cinco meses mais ou menos.mais não sei se vou conseguir.Oque voçê acha?...obrigado,Vanessa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa! Olha, é difícil opinar sem ver o caso clínico. As ativações do aparelho geralmente deixam os dentes bem doloridos e incomodam bastante, principalmente se os dentes estiverem muito fora de posição. O conceito de dor varia de pessoa para pessoa, umas sofrem muito e outras não.
      No seu caso pode ser que no início do tratamento pouca movimentação tenha acontecido e isso significou menos dor. Agora as movimentações podem estar sendo maiores, o que ocasiona mais dor.
      Converse com o profissional e explique o que está sentindo, troque ideias com ele. Mas não desista do tratamento. Abs.

      Excluir
  113. Olá, você pode me esclarecer umas dúvidas?
    Estou achando o tratamento do meu aparelho pouco eficiente, pelo motivos: nesse mês faz um ano e ainda não coloquei na parte inferior, já fui atendido por dentistas diferentes, fiz só um raio x, preciso fazer um tracionamento e sei que nessa clínica não tem um especialista pois eles queriam que eu fizesse na "outra clínica deles", com endereço e nome diferente, O contrato é indeterminado e tem que pagar uma quantia alta á vista para retirar o aparelho.
    O que eu devo fazer? Buscar um acordo para parcelar ou diminuir a multa? E se eles se recusarem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wirlan!
      Realmente um caso complicado... Mas se você está insatisfeito com o tratamento, o jeito é desistir e procurar outro profissional. O melhor é conversar e ver que tipo de acordo pode ser feito para que ninguém saia prejudicado. Abs.

      Excluir
    2. Olha, o ideal é buscar um acordo entre as partes, caso não esteja satisfeito com o tratamento. Converse bastante com o profissional e tire todas as suas dúvidas. Em grande clínicas geralmente vários dentistas atendem um mesmo paciente.
      Abs.

      Excluir
  114. Oi Sonia, meu nome é Carol, estou precisando de um conselho. Fui no dentista a 3 meses fazer um orçamento. E o Dr falou que eu precisava de canal no dente da frente, extrair os 2 dentes do siso superior e colocar aparelho. So que ficou caro, ai eu falei pro Dr fazer primeiro o que era PRIORIDADE. Depois eu faria o restante. Ele falou que a prioridade era extrair os sisos e colocar aparelho! e foi isso que fiz. Agora apos 3 meses ja com o aparelho, estão me pressionando para fazer o canal, alegando que eu posso perder me dente caso não faça o canal. Quando eu fui reclamar sobre isso, porque agora eu nao tenho condições de fazer o canal, o Dr bem irônico me disse: Quem quis colocar o aparelho primeiro foi você. Nossa fiquei muito chatiada por ele ter falado isso, porque não foi eu que quis, foi decisão dele. Eu gostaria de saber se pode colocar aparelho com canal pra fazer? E se eu posso pedir uma copia do meu orçamento, e se eles podem fazer isso? desde já agradeço bjao

    ResponderExcluir
  115. Olá dra Sonia!
    Estou fazendo tratamento desde 2010 para corrigir minha mordida cruzada, tenho 35 anos, no primeiro mês ela colocou os braquets superiores no mês seguinte os inferiores e no 3 mês ela colocou os elásticos. Mas ultimamente sinto que o tratamento esta sendo ineficiente, pois a 7 meses faço a manutenção e não sinto nem meus dentes doloridos, a dentista tem que colocar os elásticos para descruzar a mordida que neste caso seria o final do tratamento e até agora ela não o fez. Parei o tratamento por um ano em 2012 quando engravidei e voltei no final de 2013 em agosto desde então venho com frequência ao dentista claro que já acontecei de eu faltar um mês e voltar no mês seguinte. Apenas uma vez que fiquei 3 meses sem ir mas quando voltei achei que faria a manutenção por aproximadamente 3 ou 4 meses e já colocaria os elásticos mas me enganei já se passam 7 meses, nem sinto os dentes doloridos como é de costume ma manutenção, aliás, esse dolorido não sinto desde a o segundo mês que voltei firme. Bem a pergunta é a seguinte. Você acha que a dentista esta me enrolando? Já sugeri uma insatisfação com a demora no tratamento mas ela sempre alega que minhas faltas atrapalharam o tratamento. Mas sinto que não esta evoluindo esta muito demorado já não sinto mais nada quando é feito a manutenção. Acho estranho. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karina!
      Não tem como dar uma opinião sobre seu caso sem ver documentação e fazer o exame clínico. O que posso afirmar, com certeza, é que faltas sucessivas ou intercaladas atrapalham o andamento do tratamento. Sugiro que tenha uma conversa com a profissional e tire todas as suas dúvidas. Se mesmo assim achar que o tratamento está ineficiente, o melhor é procurar outro profissional da área, no caso, um ortodontista. Um grande abraço.

      Excluir
  116. Oi doutora Sonia
    Eu comecei o tratamento a dois meses e estou usando aparelho a 12 dias mais vou ter que mudar de e pedi a minha documentação a meu dentista e ele falou q vou ter q pagar pra retirar o meu aparelho pra me poder pegar a minha documentação e ta cobrando um preco absurdo o que devo fazer?

    ResponderExcluir

Olá! Assim que possível responderei. Obrigada pela visita. Obs: não respondo por email, somente aqui no blog.