quarta-feira, 25 de julho de 2012

Cefaleia (Dor de cabeça)


A dor de cabeça (cefaléia)

Existem quase 300 tipos de cefaléia e vários estudos mostrando que em até 93% dos casos diagnosticados por um não especialista tendem a estar errados, o que acaba criando entre a população as crenças de que a "dor de cabeça não tem cura". Ou, até mesmo entre os médicos o pensamento de que o paciente "deve se acostumar com a dor de cabeça". Se não é possível curar, pelo menos é possível diminuir em muito a intensidade e a freqüência das crises.

A articulação temporomandibular ( ou ATM) é a articulação responsável pelos movimentos realizados pela mandíbula. Situa-se logo à frente do ouvido.

Os distúrbios relacionados a esta articulação, conhecidos como DTM (distúrbios temporomandibulares) são caracterizados por estalidos ao abrir e fechar a boca, dor de cabeça, dor orofacial, cervicalgia (dor no pescoço), dificuldade para abrir e fechar a boca, zumbidos e dores de ouvido, fadiga muscular (cansaço para mastigação), rigidez articular (dificuldade em abrir a boca), distúrbios posturais, dentre outros.

Acredita-se que o fator principal seja o mau posicionamento dos dentes mas sabe-se que os problemas emocionais, o stress do dia a dia,  o ranger de dentes, ou a  falta de alguns dentes, principalmente posteriores  contribuem de maneira significativa para o aparecimento ou agravamento de uma disfunção temporomandibular. Problemas anatômicos, locais, sistêmicos e hormonais também podem estar relacionados.


Cerca de 50% dos casos da dor de cabeça  crônica está relacionado ao problemas de ATM.

O tratamento é complexo. Para se ter certeza que o problema é realmente de ATM,  há a necessidade que o paciente  faça uma consulta com o otorrinolaringologista  e  em alguns casos também com neurologista.
Há a necessidade também da participação do fisioterapeuta que irá atuar na postura do paciente e nos músculos da face, às vezes um psicólogo e uma fonoaudióloga.
Há a necessidade de  exames, como radiografias panorâmicas, de ATM, e em alguns casos tomografia da ATM ou ressonância magnética.
O tratamento, além de envolver todos os profissionais citados acima e após criteriosa análise das radiografias, geralmente optamos pela colocação de uma placa na arcada superior com determinada altura para relaxamento muscular,  para bruxismo (ranger de dentes) ou para melhor posicionamento da mandíbula. Importante lembrar que na consulta com o dentista há a necessidade de se examinar todos os músculos da face do paciente para se saber qual grupo se encontra dolorido, e o preenchimento de um questionário criterioso para de chegar a conclusão do plano de tratamento.
Recomenda-se sempre a mastigação bilateral, travesseiro baixo e em caso de dores  fortes o uso de uma máscara  térmica, como ilustrado abaixo.

Existem compressas especiais para problemas ATm vendidas no mercado odontológico


Importante lembrar que o tratamento é delicado, exigindo muita disciplina do paciente para que se obtenha resultados satisfatórios.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Assim que possível responderei. Obrigada pela visita. Obs: não respondo por email, somente aqui no blog.