sexta-feira, 27 de julho de 2012

Aparelho fixo em apenas uma das arcadas

Pode?
Usar aparelho fixo em somente uma das arcadas?

Muitas vezes o paciente chega ao consultório e diz: 
"Drª, eu quero usar aparelho "só em cima", porque meus dentes "de baixo" estão certos."

Pode-se colocar apenas um aparelho?

NÃO!

Quando o dentista diz que não se pode colocar apenas uma aparelho fixo, seja ele superior ou inferior, na maioria das vezes isso é interpretado como má vontade por parte do profissional. 
Uns acham  que o dentista não coloca apenas porque não quer. Outros acham que ele não faz isso pensando em ganhar mais...  Sim, pois há pessoas que pensam que colocando "apenas um aparelho" o valor da manutenção cairá pela metade...


O que acontece é o seguinte:
Veja a sua boca como - por exemplo - uma caixa com tampa. A tampa precisa de encaixar na caixa para cumprir a sua função.
Colocando aparelho fixo em apenas uma arcada, você moverá muitos dentes do lugar, de maneira que o "encaixe" ficará comprometido, podendo causar futuramente problemas de ATM (como dores de cabeça, estalos, etc).
Temos que - através do aparelho fixo - restaurar tanto a estética quanto a parte funcional de duas arcadas dentárias, permitindo boa mastigação e boa dicção. Por isso a necessidade de aparelhos fixos tanto superior quanto inferior.

Muitos dentistas acabam cedendo ao apelo do paciente e colocam apenas um. Geralmente os resultados são desastrosos. Alguns casos acabam até em processos no Conselho regional de Odontologia.

Cuide com carinho dos seus dentes. Mantenha-se informado e procure um bom ortodontista.


Importante lembrar que há casos que NO INÍCIO DO TRATAMENTO não é possível colocar os dois aparelhos. Casos de mordida profunda e cruzada, por exemplo. Mas tão logo sejam corrigidos esses problemas, deve ser montado o respectivo aparelho.
Também não é obrigatório colocar os dois aparelhos NO MESMO DIA E NA MESMA HORA! Isso depende do dentista, e do planejamento do caso. A última palavra seve ser do SEU dentista.


Acrescentei esses  parágrafos porque muitos estavam me xingando, achando que eu quis dizer que "OBRIGATORIAMENTE OS DOIS APARELHOS TINHAM QUE SER MONTADOS NO MESMO DIA E MESMA HORA".  Não é nada disso, tá pessoal? Cada caso é um caso, que deve ser estudado com cuidado. Poder começar com apenas um aparelho, pode... O que não é aconselhável é ficar o tratamento com apenas um aparelho ortodôntico e terminar assim.

120 comentários:

  1. dr: meu nome e Janaina foi ao ortodontia e queria muito colocar aparelho pq sou dentuça ñ por boniteza mas p meu Sorriso fica bonito, eu queria só em cima na superior, mas foi e ele falou que meu dentes tem mobilidade ,meus dentes ia fica mole ,mas eu quero pq a onde o aparelho vai fica meus dentes não são mole me explique por que não posso colocar?meu imail janainakarollyne@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Janaina!
    Se o dentista disse que seus dentes estão "moles" ou com mobilidade, é porque provavelmente você está com problemas periodontais. Ou seja, problemas no osso de suporte dos dentes, o que está provocando essa mobilidade.
    Há necessidade de radiografias e tratamento. Muito difícil um diagnóstico online, mas provavelmente é isso o que está acontecendo.E nesses casos em primeiro lugar é preciso fazer um tratamento nas gengivas e tecido ósseo antes de colocar aparelho ortodôntico.
    Procure um Periodontista para primeiro fazer um tratamento nas gengivas. Depois ele dirá se poderá colocar aparelho ou não.

    Abs.



    ResponderExcluir
  3. Eu posso usar aparelho mesmo se meus dentes forem perfeitos ?

    ResponderExcluir
  4. Olá meu amigo Anônimo.
    Usar aparelho envolve certas responsabilidades, tais como:
    1. estar ciente que precisa ser muito bem higienizado (escova, fio dental e colutório);
    2. estar ciente dos riscos que podem acontecer caso não esteja bem higienizado: cáries, manchas brancas, problemas gengivais;
    3. estar ciente dos custos para a manutenção;
    4. estar ciente que deve alimentar-se com alimentos que não exijam esforços de mastigação;
    5. estar ciente que precisa comparecer periodicamente no dentista para deixar o aparelho em dia;
    6. estar ciente que tratamento ortodôntico tem que ter começo e fim. Não se pode ficar de aparelho a vida toda, só porque acha bonito;
    7. estar ciente que aparelho só pode colocar com exame clínico e RADIOGRÁFICO.

    Se você estiver ciente disso tudo e tiver responsabilidade, você pode colocar o aparelho mesmo "seus dentes serem perfeitos". Mas procure um dentista de confiança. Não caia em armadilhas.



    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sonia!
      Meus dentes não são tortos,mas minha mordida é torta,gostaria de saber se mesmo assim precisarei usar o aparelho na parte superior e inferior e quanto tempo mais ou menos eu ficaria com o aparelho?

      Excluir
    2. Olá Ana Carolina! Se sua "mordida" é torta, já é um motivo e tanto para usar aparelho ortodôntico nas duas arcadas, certo? Como "encaixar" arcada superior na arcada inferior se não usar os 2 aparelhos? Para dizer o tempo de uso é necessário o planejamento na documentação ortodôntica e o exame clínico, e isso somente seu dentista poderá lhe dizer. Certo?
      Converse com seu dentista e tire todas suas dúvidas. Abs.

      Excluir
  5. Olá Sonia. Sempre tive um bloqueio muito grande em colocar aparelho. Nada contra quem usa, mas já acho minha boca muito pequena e, entre outros motivos, não está em meus planos usar. Porém, meus dentes de baixo são muito tortos, aqueles 4 dentes do meio são "encavalados" e isso me incomoda muito. Na verdade, eu acho que a minha arcada como um todo é bastante fechada. Os dentes de cima não são tão tortos, só os 2 dentes do meio q são um em cima do outro, mas não de uma forma que fica muito visível como os de baixo. Enfim, queria que você me indicasse, se você conhecer, um tratamento diferente. Se nos dentes de cima, por exemplo, eu posso pedir para o dentista "lixar" para que um não fique um pouquinho em cima do outro (é só a pontinha). E também queria perguntar se, por acaso, não dá pro dentista fazer uma avaliação pra ver se colocar aparelho só embaixo não prejudica a mordida. Eu entendi seu exemplo da caixa e da tampa, mas gostaria de saber se vc não sabe de alguma exceção. Porque dessa forma seria a única maneira que eu aceitaria usar. Esse é um problema antigo meu. Peço desculpas por ser tão leiga, mas espero sua resposta. Obrigada, Carol.

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol!
    Sim, existem exceções.
    Tudo é feito planejando-se na documentação ortodôntica e de livre acordo com o paciente.
    Você terá que encontrar um ortodontista de confiança, providenciar a documentação para que se possa fazer uma avaliação clínica e radiográfica e em seguida estabelecer um plano de tratamento.
    Pode-se lixar pontinhas, se for o caso. Até 1 mm mais ou menos, para que o dente não fique sensível.
    Enfim, como eu disse, o ideal é conversar aberta e francamente com o profissional, assim como você fez aqui.
    Não tem como dar maiores detalhes, só vendo o caso mesmo...

    Felicidades e um grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Olá Sonia... outra pergunta. E esses aparelhos transparentes. Tava olhando na internet um que se chama Slu Crystal 3D. Já tem essa tecnologia no Brasil todo? Vc tem ideia de preço? Ouço falar que eles ficam amarelados e no final das contas fica pior que o tradicional. É verdade? Desculpa, são muitas perguntas. Obrigada, Carol.

    ResponderExcluir
  8. Sim essa tecnologia já tem no Brasil há um tempo. O "Slu Crystal 3D" é um bráquete estético autoligável. Ou seja, não precisa colocar aquelas borrachinhas coloridas para prender o arco ao bráquete.
    O autoligável é um sistema que diminui o atrito entre fio e bráquete, promovendo a movimentação dentária mais rapidamente.
    É bem caro, não sei o preço dessa marca.
    Há o de safira e o de cerâmica.
    O de cerâmica pode amarelar, o de safira não.
    Abs.

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigada, Sonia, pelas suas orientações! Estou até mais animada! =)Carol

    ResponderExcluir
  10. De nada, Carol. Fique à vontade para expor suas dúvidas. Pode deixar as perguntas nos comentários ou mandar e-mail. Abs.

    ResponderExcluir
  11. Oi tenho diastema e agenesia na parte superio na inferior esta td.certo a minha dentista disse q n preciso por embaixo mas achei estranho alem do q acho feio so na parte de cima e agora?

    ResponderExcluir
  12. oi quanto custa mais ou menos por aparelho em cima é que eu tenho um dente na parte de cima para tras e so preciso de por e cima e nao sei mais ou menos quanto custa

    ResponderExcluir
  13. Olá, meu nome é Marina e tenho 25 anos. Coloquei o aparelho apenas na acarda inferior, por indicação do próprio dentista, mas confesso que não gostei. Estou com medo de quando a ponta de um dente encostar na outra. Ele disse que é só para alinhar minha linha média. Fato é que nasci sem um pré-molar, e tem um espaço vago, e os dentes separaram um pouco e depois do tratamento eu teria que fazer um implante. Mas estou muito desconfiada! Estou pagando R$ 150,00 de manutenção mensal, comecei agora, por um aparelho totalmente de metal, que me deixou horrível, e não sei se vai dar certo, não estou confiante.

    Além de tudo, o aparelho nem precisou ser colocado em toda arcada inferior,a penas em 2/3 dela, pois preciso puxar para um lado e fazer uma ponte onde ficar vago. Ponte ou implanta, isso eu terei que ver com outro dentista.

    Minha irmã usou aparelho e fez diversos exames; eu fiz apenas um raio-x. Ela fez até mesmo aqueles moldes para saber como está o encaixe da arcada.

    O que você me diz? Tem algum conselho? Tinha que ter feito exames além do Raio-x? Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, pelo visto o dentista quer apenas abrir espaço na arcada inferior para colocar um implante, por exemplo... O desvio de linha média é porque você não tem um dente de um lado, portanto num caso assim geralmente acontece esse problema.
      Eu preferia fazer o tratamento com documentação ortodôntica completa, ou seja com aquela pasta onde se inclui fotos, modelos, rx, etc.
      Mas o problema está sendo a sua falta de confiança... Já conversou com o dentista sobre o tratamento? Tirou dúvidas? È necessário um bom entrosamento entre vocês, pois tratamento ortodôntico dura um tempo...
      Tente conversar e explicar o problema. Se a falta de confiança continuar, o jeito é parar o tratamento. A pior coisa que tem na vida é ter que fazer algo que nos angustia.
      Pense bem, converse e então tome uma decisão.

      Abs.

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Olá doutora ,sou a Mi ,gostaria de sua informação ,pois o dentista q fui para colocar o aparelho colocou apenas na parte de baixo ,todo mundo fala q sente dor e tal ,não sinto nada ,perguntei a ele se vou usar na parte de cima ele disse q por enquanto não q tem q esperar minha arcada de baixo ficar certa q aí agente ve se vai precisar ,li em alguns locais q o aparelho deve ser colado em cima e em baixo ,para ter resulatdos satisfatórios ,isso confere? Agradeço sua explicação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miquelle!
      Eu sou da opinião que aparelho ortodôntico - com RARÍSSIMAS EXCEÇÕES - deve ser colocado em ambas as arcadas superior e inferior. Já vi paciente processando dentista por ter colocado apenas um aparelho, o que causou sérios problemas de oclusão.
      Mas se o dentista deu a entender que "ainda pode colocar" o superior, talvez ele ainda o faça. Converse com ele, Mi. Explique seus medos e receios. É o melhor caminho para o entendimento.
      Abs.

      Excluir
  16. Sonia Boa tarde me chamo Francini e preciso colocar aparelho. Mas tenho dois dentes cariados na parte inferior,um de cada lado, e preciso fazer Canal. Nesse caso eu poderia colocar primeiro o aparelho na parte de cima e após o tratamento do canal coloca-lo na parte de baixo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francini... Sim, nesse caso pode sim... Você estaria adiando a colocação do aparelho inferior apenas por causa do tratamento...
      Abs e boa sorte!

      Excluir
  17. Dra gostaria de saber quais são os problemas de oclusão q possa vim a acontecer com o uso de aparelho apenas em uma das arcadas? , no meu caso tenho o dente de baixo torto ,apenas um ,os de cima são certinhos , usar apenas embaixo pode vim a dar algo errado durante o tratamento nos meus dentes? Outra coisa se eu pedir ao dentista para usar na arcada de cima ,ele pode vim a concordar mesmo não sendo tão necessário ,como ele diz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, cada dente superior tem o local certo para se encaixar nos dentes inferiores. Se esse encaixe não ocorrer adequadamente teremos então um problema. Pode -devido a isso - os dentes ficarem doloridos, desconforto ao fechar a boca e nos casos mais graves problemas de Articulação Têmporo Mandibular (ATM).
      Quando se faz um tratamento ortodôntico o dentista tem que planejar o caso, e explicar os procedimentos ao paciente... Penso que não é o paciente que "tem que pedir" para colocar o aparelho. Isso depende dos problemas e análise da documentação. Mas penso que só um aparelho fixo torna difícil estabelecer um encaixe perfeito entre as duas arcadas, o que geralmente se faz também com o uso de elásticos.

      Excluir
  18. Dra tenho duas grandes perguntas ,a primeira :é normal quando usar aparelho fixo o dente ficar mole? Corre risco de cair?
    A segunda : estou usando a dois dias e meus dentes estão moles,sensiveis e o parelho ta cortando minhas bochechas e labios inferiores ,só uso em baixo ,é normal?
    O q usar pra aliviar os cortes e aftas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Anônimo!

      Quando se usa aparelho fixo, os dentes ficam com mobilidade. Isso significa que estão mudando de uma posição para outra. É normal e não há possibilidade de "cair".

      Geralmente o aparelho incomoda muito nos primeiros dias de uso. Para tanto solicite a cera de proteção com o seu dentista. Isso irá aliviar a dor dos machucados.
      Para que as aftas sarem logo vc pode usar Oncilom base oral. Seque a mucosa e aplique a pomada. Faça isso após as refeições e após ter escovado os dentes.

      Abs.

      Excluir
  19. Dra olá?! Coloquei o aparelho a 3 dias e observei q desde q coloquei os meus dentes estão em um tom "azulado transparente " isso é normal ? Eles estão fracos ou o q é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo!
      O fato de seus dentes estarem de aparelho pode estar causando a você essa impressão. Não estão fracos e nem mudaram de cor. Pode ficar tranquilo.
      Abs.

      Excluir
  20. Dra ,quando coloquei o aparelho meu dentista não deu nenhuma palavra do que faria ou não ,simplesmente foi mechendo em meus dentes , só colocou o aparelho na parte inferior ,nos 4 primeiros dentes da frente,(o primeiro da esquerda) é torto e observei nesses poucos dias de uso do aparelho q esse meu dente esta indo mais pra traz e os outros 3 pra frente sendo q ta tipo indo pra direção esquerda do q ja esta no fundo (tipo tomando o lugar).Isso é normal? Ou ele vai querer tirar esse meu dente?Pq pelo fato de estar indo pra traz é normal ? Não entendo mais acho qdeveria puxa-lo pra frente^^ O q a dra acha nesse caso? Devo marcar oura consulta novamente para esclarecimento antes desses 30 dias para retorno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!
      O melhor conselho que eu posso dar para você, é que vc deve marcar uma consulta o mais rápido possível e tirar todas as dúvidas com seu dentista. O tratamento ortodôntico é longo e exige um entrosamento grande entre profissional e paciente.

      Portanto, marque logo sua consulta e tire todas as suas dúvidas!
      Abs.

      Excluir
  21. Olá doutora, no caso de faltarem dois dentes na minha arcada superior, posso colocar aparelho mesmo assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, Anônimo! Pode fazer o tratamento ortodôntico normalmente. Abs.

      Excluir
  22. Doutora Sonia, em relação a periodontite, só a minha arcada inferior tem problema. Pretendo iniciar o tratamento em breve. Minha pergunta é: é possível colocar aparelho na arcada superior enquanto o tratamento na arcada inferior estiver em andamento? Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!
      Depende da gravidade dessa periodontite. Se exigir muita raspagem e cirurgia gengival, provavelmente terá que esperar um bom tempo para colocar o aparelho fixo. O meu conselho seria esperar até que sejam resolvidos esses problemas periodontais para iniciar o tratamento tanto na arcada superior quanto inferior. Um aparelho somente na arcada superior pode provocar contatos prematuros ou outros problemas oclusais que poderia prejudicar ou agravar a periodontite inferior.

      Abs.

      Excluir
    2. Agradeço pela clareza da sua resposta. Geralmente o profissional que consultamos não tem a paciência para explicar os pormenores dos procedimentos. Eles nos respondem só com sim ou não, alimentando mais ainda as nossas dúvidas. A senhora só nos resta agradecer pela sua simpatia e gentileza.

      Excluir
    3. *"A senhora só nos resta..." (A craseado) rs... O celular faz nosso português ficar mais pobre.

      Excluir
  23. ola meu filho tem 12 anos e tem o dentes tortos ele poderia colocar aparelhos qual seria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fátima! Tudo depende de planejamento clínico e da documentação ortodôntica. Procure um dentista especialista em ortodontia em sua cidade e faça todos os exames necessários.
      Provavelmente será o aparelho ortodôntico fixo...
      Abs.

      Excluir
  24. ola,coloquei aparelho a quase um mes mas a dentista falou que nao posso colocar aparelho na parte de baixo porque os dentes de cima vão arrancar os brequets mas meus dentes de baixo tbm precisam de correçao,apesar dela dizer que eles estao certos,e depois q coloquei aparelho minha mordida esta pior e sem encaixe nenhum o q devo fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karolina!
      Não é bom que se coloque aparelho somente em uma das arcadas por esse motivo que você falou: a mordida geralmente fica sem "encaixe" e pior. Provavelmente a dentista ainda irá colocar o aparelho inferior, talvez não tenha colocado agora pelo motivo de você ter mordida profunda, ou seja, é isso que geralmente impede a colocação de aparelho inferior.
      Converse com sua dentista para um melhor entendimento e para que você fique menos ansiosa. Com certeza ela ainda irá colocar futuramente o aparelho inferior, assim que resolver o problema da mordida...
      Abs.

      Excluir
  25. dra vou colocar aparelho mais to com uma dúvida to sem dois dente em baixo um do esquendo e outro do dirento eu quero saber se tem como colocar aparelho em baixo mesmo assim ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo! Não tem problema a falta dos dentes. Pode colocar aparelho assim mesmo... Abs.

      Excluir
  26. dr meu nome é karlla e queria saber se tem como colocar aparelho fixo só na ' parte de baixo " dos dentes??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karlla! O ideal é colocar aparelho fixo tanto na arcada superior quanto na inferior. Cada dente superior tem o exato local para se encaixar nos inferiores... Se colocar um só aparelho, como fica isso?

      Pense bem...

      Abs.

      Excluir
  27. Olá, estou usando o aparelho somente nos dentes de cima porque a Orto disse que precisa acerta-los primeiro e depois ira coloca-lo embaixo, Co o texto fiquei em dúvida se está certo... Está certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valéria!
      Sim, está certo. Muitas vezes há necessidade de se começar o tratamento apenas na arcada superior, até que haja possibilidade de colar o aparelho inferior. Isso não significa que o dentista irá fazer o tratamento apenas em uma das arcadas e sim que está apenas aguardando a hora certa.
      Abs.

      Excluir

  28. Oii coloquei aparelho no dente essa semana sera ke vou colocar em baixo o meu dente e pra frente obrigsds

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Olha amigo, o certo é colocar aparelho superior e inferior. Mas se você vai colocar ou não, só o seu dentista poderá responder!
      Abs e felicidades.

      Excluir
  29. Dra., uso aparelho nas arcadas inferior e superior há quase 2 anos, a arcada superior já está ''pronta'', e a inferior ainda tem um dentinho torto, mas estou usando os elásticos para oclusão há uns 5 meses e na próxima manutenção creio que já nem precisarei usar mais, observando no espelho e comparando com as minhas pesquisas de oclusão correta, me parece que a minha mordida está certinha, tirei raio-x semana passada a pedido do meu dentista, ele disse que é pra me dar uma previsão de quando irei retirar o aparelho, enfim, a minha dúvida é: nesse caso, com a oclusão boa e a parte superior alinhada, é possível retirar primeiro a parte superior e deixar a inferior com o aparelho? (obs: o dente tortinho é o incisivo central inferior)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabrilella!
      O ideal é que todos os dentes de ambas as arcadas estejam corrigidos (alinhados e nivelados) para que o aparelho fixo possa ser removido. Se é pouca coisa que o dente está desalinhado, vale a pena esperar um pouquinho mais e fazer o serviço completo... Pois pode haver a necessidade de se usar elásticos um pouquinho mais.
      Tenha mais só um pouquinho de paciência! Logo tudo estará resolvido.

      Abs.

      Excluir
  30. Dra. Sônia, uso aparelho nas arcadas superior e inferior há quase 1 ano e o meu caso é do tipo "Classe III esquelética", mas optei por não fazer a cirurgia, apenas passar pelo tratamento ortodôntico de forma que possa melhorar ao máximo minha estética, ou seja, somente tentar corrigir ao máximo a mordedura, pois ñ tenho dentes tortos e muito afastados. Minha dúvida é com relação ao tempo em média, no meu caso, que irei passar com o aparelho fixo, isso considerando que faço as manutenções regularmente, ou seja, de mês em mês. Att.; Maryanne.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maryanne, todo tratamento envolve fases. Há necessidade de nivelamento, alinhamento e melhorar ao máximo a oclusão da pessoa. Isso tudo geralmente leva em média 24 meses. depois começa a fase de contenção Mas cada caso é um caso, lembre-se disso... Só quem poderá dar uma média correta do tempo de tratamento é o dentista que fez o exame clínico e radiográfico, ou seja, seu dentista!

      Abs.

      Excluir
  31. - Olá Dra Sônia. Meu nome é Nicolle nenhum Dentista, Nunca me disse se eu necessitava ou não do uso de aparelho, mais eu sinto umas dificuldades na mastigação, e tem palavras que eu tenho dificuldades em falar por conta dos meus dentes, Mesmo o dente não sendo torto, tem tratamento para isso? Eu posso colocar aparelho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nicolle!
      Se você sente dificuldades na mastigação é importante que consulte um ortodontista (por exemplo) para que seja feita uma avaliação de sua arcada dentária. Talvez você tenha algum problema e o que aconteceu é que ninguém até hoje te avisou. Pode ser um problema também com o freio labial ou lingual.

      Se não for constatado nenhum problema de má posição dentária, há necessidade de uma avaliação com um fonoaudiólogo para ver a causa da sua dificuldade em pronunciar as palavras.

      Mas comece procurando um bom ortodontista.

      Abs.

      Excluir
  32. Dr estou com duvida porque tive que extrair dois dentes de cada lado da parte de baixo ,eu posso colocar aparelho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Iascara! Sim, você pode colocar aparelhos fixos sem problema. Procure um ortodontista de sua confiança. Abs.

      Excluir
  33. Olá Dra, tenho 33 anos, coloquei aparelho qdo tinha uns 20 anos mais ou menos, para corrigir a arcada superior q era bem pra frente, usei na arcada inferior também, pq tive q usar aquele freio e elasticos. Qdo tirei não fiquei satisfeita, o tempo passou e consultando com um ortodontista novamente pra uma nova correção, os resultados dos meus exames, constaram q no raio x, as raízes da arcada inferior ficaram curtas, daí ele me orientou a não colocar novamente, por perda dos dentes futuramente. Minha dúvida é, posso colocar somente na arcada superior pra possível correção, já q as raízes estão normais? Existe essa possibilidade? Sofro muito com meu sorriso e as vezes parece q minha fala também é estranha, devido pq minha língua não toca nos seis dentes da frente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que você disse, houve uma reabsorção radicular nos incisivos inferiores. Dependendo do tamanho que está essa raiz, realmente não é indicado novo tratamento ortodôntico.
      Você pode colocar na arcada superior para um melhor alinhamento dos dentes., e uma melhora do sorriso. Aconselho também a procurar uma fonoaudióloga para melhorar o problema da fala. Abs.

      Excluir
    2. Obrigada Dra Sonia!

      Excluir
  34. Olá Dra, fiz o tratamento ortodôntico por cerca de 3 anos e o dentista colocou apenas na arcada dentária superior mas agora estou precisando usar na arcada inferior. Como já usei em cima, tem como ele colocar apenas na região inferior ?
    Desde já obrigada ! Viviane

    ResponderExcluir
  35. Oi Viviane! Que pena! Se tivesse feito tratamento nas duas arcadas já no começo, estaria sem problemas agora.
    Olha, tudo depende da articulação... Se dente superior está encaixando direitinho no dente inferior. Se for apenas um pequeno apinhamento na região anterior, penso que será possível o tratamento só na mandíbula. É necessário um exame clínico para dar um parecer.
    Abs.

    ResponderExcluir
  36. ola coloquei aparelho em cima porem sem a banda e a dentista me disse que so colocora a banda mes que vem e o de baixo so daqui dois meses gostaria de saber se isso nao vai fazer demorar ainda mais o tratamento? E outra coisa sinto que minha mordida depois que coloquei o aparelho ficou estranha isso e normal

    ResponderExcluir
  37. Oi Kamilla!
    Geralmente depois que se coloca um aparelho a mordida fica meio estranha, mas temporariamente. Isso porque alguns dentes estão mudando de posição.
    Quanto às bandas, cada caso é um caso, e tudo depende do planejamento do seu caso... Se realmente as bandas forem colocadas nos prazos que a dentista deu (1 a 2 meses) não irá atrasar seu tratamento, pode ficara tranquila.
    Abs.

    ResponderExcluir
  38. Coloquei o meu,no dia 17 só na parte de cima em quanto tempo será que leva pra colocar a parte de baixo,o dentista não me explicou direito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flavia! Olha, difícil responder essa pergunta com certeza, somente seu dentista. Mas eu diria que provavelmente ele colocará o inferior na próxima consulta.
      Converse e pergunte sempre. Você e seu dentista terão um longo tempo de convivência pela frente.
      Abs

      Excluir
  39. olá ,uso ponte dentária Na parte de baixo ,são 2 dentes dar parte dar frente ,meus dentes de cima são pra frente ,posso usar aparelho ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo! Pode usar aparelho sim, com certeza. Procure um bom ortodontista. Ele pedirá para você fazer a documentação ortodôntica e então será possível fazer um bom planejamento. Abs.

      Excluir
  40. Olá, eu tenho mordida cruzada. Eu fui no dentista e ele colocou o aparelho apenas na parte superior e não colocou os tubos. Eu fui no dentista hoje, depois de 02 meses, e só agora ele colocou os tubos na parte superior e disse que irá colocar o aparelho na parte inferior daqui há 02 meses. Esse tipo de procedimento é normal? Ele tinha me dito que iria colocar nesta última consulta, mas de repente desistiu e disse que só colocará daqui há 02 meses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!
      Olha, cada caso é um caso e só olhando documentação ortodôntica para poder dar um diagnóstico. O fato de colocar primeiro o aparelho superior e depois o inferior não está errado. Errado estaria se o profissional jamais colocasse o aparelho inferior. Fique tranquilo, você está apenas no início de tratamento e por enquanto está (aparentemente) tudo indo bem. Converse mais com seu dentista, pois vocês ficarão durante um tempo longo em tratamento e é necessário amizade e confiança. Tire todas suas dúvidas. Abs.

      Excluir
  41. Eu Coloquei Aparelho Num Faz Nem um Mês ! , Mais Encontrei uma Odontologia com o Preço Mais Barato , Se Eu Pedir ao Meu Dentista Atual A Minha Documentação Para Nao Precisar fazer outra documentação ele me daria ? e essa outra odontologia aceitaria essa Documentação? Pfv Me Responda Urgente Pra Mim Poder Tomar Providências ! Obg !

    ResponderExcluir
  42. Olá Preciso de Uma Informação Urgente Pra Mim Pode Toma Providências ! , Coloquei aparelho num faz nem um Mês e Achei uma Outra Odontologia que o Preço é Mais Barato e Quero passar a Fazer Tratamento Nela , e Como Pra Começar a Usar o Aparelho tem que fazer a Documentação E Eu Fiz Tudo Certinho Agora Pra Mim Mudar de Odontologia Eu Posso Pedir a Minha Documentação Pro meu Atual Dentista Pra Mim Levar Até a Outra odontologia e essa outra odontologia aceitaria minha documentação ? Pfv Me Responda Urgente ! OBG !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luis Felipe!
      Se não faz nem um mês que você está de aparelho, você não pode desistir do tratamento... Com certeza há contrato assinado. E dentista nenhum aceita desistência de tratamento antes de um mês, sem que se pague uma taxa. O aparelho fixo é caro, exige trabalho, muito material...
      Além do mais, desistir só porque achou dentista mais barato não é uma boa referência! Você tem que procurar um profissional qualificado, onde terá certeza de que sairá de lá com seus problemas corrigidos.

      Sinto muito, meu amigo... Mas acho difícil parar o tratamento e ter a documentação de volta antes de 1 mês de tratamento...

      Abs.

      Excluir
  43. Boa tarde Sonia.
    Estou com aparelho fixo ha 2 anos e 4 meses.
    Só que ha uns 6 meses ela tirou o fixo somente da parte inferior e estou usando o movel e na parte superior o fixo isso é correto?
    Quero trocar e pedi para um terceiro retirar minha documentação que foi paga, mais a dentista informou que devo ir até o consultório para tirar o aparelho fixo que estou é correto?
    Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila!
      Não tem problema ficar com apenas um aparelho no final do tratamento. Ás vezes há necessidade de se corrigir uma coisa ou outra e é preciso ficar com um dos aparelhos.
      Quando você mandou uma terceira pessoa retirar a documentação, o profissional entendeu que você está desistindo do tratamento... Afinal, quem pede documentação está desistindo, não é?
      A documentação precisa ser entregue para o próprio paciente, que deve assinar um recibo que a está levando. E como desistiu, deve retirar o aparelho. Ok?

      Abs.

      Excluir
  44. Olá, estou fazendo um tratamento para corrigir a mordida, e coloquei o aparelho fixo na arcada superior na primeira semana de abril, o dentista me pediu para voltar dia 29/04/2014, ele já irá colocar o aparelho na parte inferior, ou nao? quanto tempo leva entre colocar o superior, e o inferior?
    Pode me informar? Obrigado...

    ResponderExcluir
  45. Oi Dr. Sônia, gostaria de saber qual o valor total(gastos) quando colocamos aparelho pela primeira vez7

    ResponderExcluir
  46. OI,estou com um dente incluso na arcada de baixo.Por isso ainda tenho um dente de leite.
    Já comecei o tratamento ortodôntico para puxar esse dente,porém tenho a mordida perfeita e dentes bem encaixados.Como meu problema é só embaixo minha dentista perguntou se eu quero colocar o aparelho só embaixo.Estou em dúvida pois só embaixo ficaria estranho,mas tbm aparelho é trabalhoso para cuidar,com só em uma arcada seria mais fácil.
    A minha pergunta é:
    Seria melhor colocar logo nas duas arcadas?

    ResponderExcluir
  47. Oi,estou com um dente incluso na arcada de baixo.Já comecei o tratamento ortodôntico,porém tenho a mordida perfeita e dentes bem encaixados.
    No meu caso eu poderia colocar o aparelho só embaixo ou seria mais vantajoso colocar nas duas arcadas?
    Desde já te agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabrielle, o ideal é o tratamento nas duas arcadas, para que dentes superiores se encaixem perfeitamente nos dentes inferiores. Com raríssimas exceções eu recomendaria aparelhos fixo somente em uma arcada. Mas você pode fazer o seguinte: começar com o aparelho fixo inferior para tracionar o dente em questão. Qualquer alteração nas posições dentárias que impossibilite o encaixe perfeito com a arcada superior- o que muitas vezes pode acontecer - implicaria também na colocação de um aparelho superior. Abs.

      Excluir
  48. Meu nome e junio fui ao dentista coloquei meu aparelho fiz meus exame tudo direito mais só coloquei a parte de cima agora fui coloca a parte de baixo mais ele ta mim cobrado de novo cada parte e um preço ou ele ta querendo mim rouba

    ResponderExcluir
  49. Dra. Sonia, fui ao dentista e ele me disse para colocar aparelho só na parte inferior. Pois na parte superior tenho 2 dentes implantados, bem na frente. Só que anteriormente fui em outro dentista e ele disse que era pra colocar na parte inferior e superior. O que pensa a esse respeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Olha, meu amigo, implantes não se movimentam com aparelhos ortodônticos. Você pode até colocar aparelho fixo na arcada superior, para fazer pequenos alinhamentos, mas tenha em mente que os dentes implantados ficarão onde estão e na posição que estão, devido serem implantes.
      Precisaria ver documentação e exame clínico para dar uma melhor orientação. Ambos os dentistas estão certos em suas opiniões, apenas esqueceram de informar melhor você. Se vc possui alguns dentes desalinhados na arcada superior, compensa colocar o aparelho para resolver. Mas grandes movimentos não serão possíveis.
      O ideal seria que você primeiro tivesse feito o tratamento com aparelhos para depois fazer os implantes.
      Abs.

      Excluir
    2. Ola Dra. coloquei o aparelho cristal 3d essa semana, tenho um espaco entres os dois dentes da frente, quanto tempo levara para fechar os espaco com esse aparelho?

      Excluir
    3. Cris, depende do tamanho desse diastema (espaço). Diastemas de 1mm geralmente se fecham em uma semana, mas é preciso ficar muito tempo "amarradinhos" para evitar que se abram novamente. para fechar diastemas geralmente se usa elásticos. Abs.

      Excluir
  50. Olá Dra. Sônia, sou eu novamente, do comentário anterior. Eu não possuo dentes desalinhados na parte superior. Porém como li no seu post que não se pode colocar um só aparelho, sendo que pode comprometer o encaixe e obter resultado desastroso. Me explique melhor por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve-se sempre pensar na oclusão e articulação do paciente. Cada dente superior tem seu respectivo lugar na arcada dentária inferior. O objetivo de todo tratamento ortodôntico não é só estético, mas também funcional. A pessoa tem que poder mastigar e fechar a boca de maneira confortável. E estando todos os dentes bem articulados, a ATM (Articulação Têmporo Mandibular) não sofrerá.
      Umportante lembrar que nem sempre é possível colocar os dois aparelhos (sup e inferior) logo no início do tratamento. Eles ão precisam ser colocados na mesma hora, no mesmo dia e na mesma semana. Já me crucificaram aqui por não entenderem o que eu quis dizer. O que não pode é começar e terminar o tratamento com apenas UM APARELHO! Obviamente que toda regra tem sua exceção, há casos e CASOS! Tudo precisa ser estudado ATENTAMENTE NA DOCUMENTAÇÃO ORTODÔNTICA, afinal é para isso que pedimos tantas fotos, modelos e traçados.
      No seu caso, que possui implante, é preciso estudar e planejar. Não tem como explicar em detalhes sem ver a documentação. Peço que confie em seu dentista. Se não confiar, mude... Tire informações com amigos e parentes, não procure apenas por preço. Abs.

      Excluir
  51. Drª posso usar aparelho tendo falhas nas duas arcadas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raio! Sim, pode colocar. Mas antes de qualquer coisa e necessário um bom planejamento. Procure um Ortodontista e faça a sua documentação ortodôntica. Baseado nos dados da documentação o profissional irá fazer o plano de tratamento. Abs.

      Excluir
  52. Boa tarde doutora. Eu tenho mordida cruzada anterior e comecei a usar o aparelho na parte superior tem 2 dias, porém minha dentista colocou os brackts muito embaixo e eu não consigo mais fechar minha boca, pois a arcada inferior fica batendo nos brackets, e isso esta me atrapalhando a comer, já que meus dentes de tras não estão encontrando. Isso é normal ou eu posso pedir pra que ela suba um pouco os brackets para que minha mordida se feche?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caah... Sem ver documentação ortodôntica fica difícil opinar, mas tenho certeza de que a dentista deve ter colado os bráquetes no local adequado para descruzar a sua mordida. Geralmente em casos de mordida cruzada ocorre mesmo um pouco de interferência na mordida. Converse com sua dentista e tire suas dúvidas, é a melhor maneira de um tratamento ortodôntico dar certo! Abs.

      Excluir
  53. dra,coloquei aparelho somente na parte superior,pois tinha diastema e fui informada pelo dentista que nao precisaria colocar na inferior pois nao se coloca aparelho em dente posicionado,ja vou retira lo prox mes,ocorre que de uns tempos pra ca,venho sentindo uns estalos ao abrir e fechar a boca,e ao mastigar tambem (nao sinto dor) apenas os estalos,que sao constantes,ao informar ao dentista ele falou que isso era normal,que minha boca passou por uma mudança muito DRASTICA e que voltaria ao normal com o tempo,porem ao consultar outro dentista que me disse que oque ocasionou isso foi o fato de nao ter colocado na parte inferior e que isso seria IRREVERSIVEL,gostaria de saber da senhora se ainda tem como colocar em baixo para reverter a situaçao,e se isso eh irreversivel,sinto que ao fechar a boca a parte de baixo vem p frente para depois voltar p encaixar,estou muito assustada...

    ResponderExcluir
  54. Olha Mary, pelo que você relata parece que há contatos prematuros ao fechar a boca, provocando uma situação em que é necessário uma movimentação da mandíbula para haver acomodação.
    Difícil opinar sem ver o caso, mas parece que há necessidade de se colocar aparelho ortodôntico também na arcada inferior para corrigir posições dentárias. Ou seja, tratamento ortodôntico em conjunto com a arcada superior e depois um ajuste oclusal.Procure um especialista em ortodontia para avaliar a situação. Abs.

    ResponderExcluir
  55. Olá! Uso 5 dentes falso ou melhor prótese dentária na parte de Cima, Mas em Baixo tenho todos os dentes só que estão meio tortos posso usar aparelho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá 2012! Pode usar aparelho sim. Cada caso é um caso e tem que ser estudado e trabalhado com muito carinho. Abs.

      Excluir
  56. Olá, Dra Sonia. Meu nome é Thais e o meu caso é o seguinte: já usei aparelho fixo e quando retirei coloquei a contenção, porém a de baixo logo caiu, e eu acabei deixando pra.lá. Acontece que um dente meu da parte inferior foi para trás e agora precisei colocar o aparelho de novo, contrariada pedi para a dentista por só em baixo, pois a parte superior está PERFEITA... Coloquei o aparelo só em baixo hj e estou com medo de ter problemas futuramente. O que a senhora aconselharia no meu caso, trantando-se de apenas um dente na parte inferior? Aguardo resposta, obrigada!

    ResponderExcluir
  57. Olá Dra Sonia, gostaria da sua opinião sobre o.meu caso que é o seguinte: já usei aparelho antes e quando retirei coloquei a contenção, porém a de baixo logo caiu e eu não me preocupei em.colocar novamente, fiquei utilizando somente na.parte de cima. Aconteçe que um dente meu da parte inferior foi para trás e precisei colocar aparelho novamente. Como a parte superior está PERFEITA, pedi para a dentista colocar só am baixo... ela concordou em fazer isso, disse que meu dente voltaria em aproximadamente um ano, então coloquei só em baixo hj... porém vendo essa postagem fico com medo de ter problemas futuramente... o que a senhora acha do meu caso, sendo que só preciso arrumar a posição apenas deste
    dente? O dente que foi pra trás e subiu um pouco é o incisivo central do meu lado esquerdo. Aguardo resposta.. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thais, o tratamento precisa terminar com os dentes se encaixando... Imagino que se é só para colocar um ou dois dentes em posição, que se moveram por falta de uso de contenção, não há problemas... Mas só quem pode afirmar isso é a dentista, fazendo o exame clínico e examinando a documentação. No mais, fique tranquila. Confie no dentista. Abs.

      Excluir
  58. Ola dra Sonia. Estou com uma duvida: fiz avaliaçao com o dentista e ele disse que preciso usar aparelho pois tenho mordida cruzada. Ja fiz todos os procedimentos iniciais (limpeza, restauraçao, extraçao), ja fiz a radiografia panoramica, porem ele disse que nao vou precisar fazer a documentaçao dentaria. Isso esta certo? Ele pode colocar o aparelho apenas com a radiografia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tayne, a radiografia panorâmica é ótima para se ter uma visão "panorâmica" de todos os dentes das arcadas superior e inferior, verificar se há alguma lesão nos ápices dentários, posição de raízes, etc, etc. Mas para um bom planejamento é necessária a documentação completa com fotos de frente, perfil, radiografia de perfil, para se fazer um melhor diagnóstico, modelos de gesso... Sempre se planeja um caso pensando na harmonia do sorriso, do perfil do paciente...
      Isso seria o ideal, Ok?
      Um grande abraço.

      Excluir
  59. Olá..!
    Uma informação, não tenho dois dentes de traz de cada lado.. Gostaria de saber se posso colocar aparelho mesmo com a falta desses dentes..? Ou precisa ter esses dentes para poder o aparelho se firmar..?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Você poderá colocar aparelho ortodôntico mesmo com a falta desses dentes posteriores. O planejamento será feito na sua documentação ortodôntica. Seu dentista dará maiores detalhes. Um abraço.

      Excluir
  60. É normal não pedir documentação? E se usar aparelho sem ter feito esta documentacao pode prejudicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Taty!
      Para todo tratamento ortodôntico é necessário uma documentação, pois é assim que se planeja trabalhar... Não vejo como iniciar um tratamento sem ter modelos, radiografias e fotos em mãos. Fazer um tratamento sem radiografias é como trabalhar no escuro. Abs.

      Excluir
  61. É normal não pedir documentação? E se não fizer e mesmo assim colocar aparelho pode prejudicar?

    ResponderExcluir
  62. oi .instalei o aparelho dentario a 4 dias a atras mais so que o dentista nao instalou em todos os dentes da arcada superior sendo que na lateral eu tenho um espaço em aberto como se fosse um dente faltando e nessa regiao ele nao instalou, regiao essa que tanto me incomoda esteticamente e normal esse procedimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tuca.
      Bem, você está apenas no início do tratamento, e com certeza com o passar do tempo o seu dentista irá completar o aparelho. Por enquanto pode ser considerado normal...
      Sugiro que converse com o dentista e comente que você está preocupado com o 'espaço' que existe na sua arcada. O tratamento ortodôntico é longo e há necessidade de confiança, conversa e amizade entre profissional e paciente. Abs.

      Excluir
  63. Ola gostaria de saber se tem algum problema de eu colocar aparelho na parte de baixo pois eu tive q arrancar três dentes d um lado e dois de outro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaise!
      Não tem problema. Hoje existem muitos recursos para a falta de dentes posteriores durante o tratamento ortodôntico que são fundamentais para a ancoragem do aparelho. Podem ser usados mini-implantes (= mini-parafusos ou DAT -Dispositivo de Ancoragem temporário) caso seja necessário.
      Procure um bom ortodontista e faça a documentação ortodôntica para se informar melhor. Um grande abraço.

      Excluir
  64. Oi dr tenho 24 anos e tenho os dentes de cima separado e para frente sera q vou usar o aparelho fixo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Allan! Na idade adulta o indicado é na maioria dos casos a ortodontia fixa. Mas procure um ortodontista de sua confiança, faça uma documentação ortodôntica e uma avaliação para tirar suas dúvidas. Abs.

      Excluir
  65. Ola sonia ..
    Tenho apenas dois dentes tortos na parte de baixo..
    Gostaria de saber se devo usar aparelho só em baixo ou em todos os dentes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lih! O ideal é que se use aparelhos fixos superior e inferior, para que seja feita a oclusão e articulação dos dentes das arcadas sup. e inferior. Mas cada caso é um caso, e somente seu dentista em posse da documentação e exame clínico é que poderá fazer uma boa avaliação. Tire suas dúvidas com o profissional. Abs.

      Excluir
  66. Ola Sonia, fui ao dentista e alem de usar o aparelo na parte superior e inferior ele disse que eu teria que lixar meus dentes inferiores para que meus dentes da frentes nao voltassem a abrir novamente, estou um pouco reciosa com esse procedimento. tire minha duvida sobre lixar dentes inferiores, se faz mal, esteticamente fica feio, pode prejudicar alguma coisa? porque eu nunca ouvi falar nisso. beijo karol

    ResponderExcluir
  67. Olá, doutora coloquei o aparelho auto ligavel em cima e em baixo, e normal os dentes de baixo ficar a frente dos de cima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os dentes inferiores devem ficar atrás dos superiores. Talvez seja apenas uma fase passageira. Converse com o profissional. Abs.

      Excluir
  68. Oi Sonia Poderia me ajudar? Tenho 12 anos, e tenho os meus 2 dentes da frente superiores são para frente pois Chupei dedo até os 11 anos....Ano passado mais ou menos no meio do ano ou antes consegui parar ♣, E meus pais ja me levaram no dentista so q ainda não podia fazer nada pela minha idade quando tinha 10/11 anos fiz 12, 31 de Janeiro, Bom Minha mãe vai me levar no dentista hoje. So que estou meio nervosa...Pois meu irmão quando era menor acho que uns 9 sla hoje com 16 anos ele usava aparelho oo ''freio de burro'' pois os dentes dele era grandes e pra frente ai depois acho que foi um outro, o de tijolinho e agora ta em um removivel que so poe a noite, não quero usar o freio de burro acho feio para uma menina como eu , Vaidoza e tals , Mas meu dente não éh muito igual era o dele , Bom mas eu queria saber se no meu caso éh realmente necessário o uso desse aparelho ''Freio de burro''? Tenho outras opções? Quais vou te que usar? Lembrando que tenho por causa de chupar dedo o céu da boca mais fundo. Me ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julia!
      Difícil responder sem ver documentação ortodôntica e sem o exame clínico. Hoje em dia há muitas opções para se usar no lugar do Aparelho Extra Bucal (freio de burro). O jeito, minha querida, é fazer a documentação ortodôntica e conversar com o seu dentista... Só ele terá condições de dar um diagnóstico certo para seu caso. Converse muito, diga que não quer usar extra bucal, se for o caso... Um grande abraço e boa sorte.

      Excluir
  69. Coloquei a 2 dias aparelho ortodontico só na parte de baixo.ai o dentista falou que não ia colocar na de cima pq os dentes são perfeitos mas não entendi o pq de colocar só em baixo.e se isso vai me prejudicar depois

    ResponderExcluir

Olá! Assim que possível responderei. Obrigada pela visita. Obs: não respondo por email, somente aqui no blog.